Minha mãe não suporta minha felicidade.

Feita por >Maria · 14 set 2020 Terapia familiar

Minha família é pequena, somos apenas minha avó, minha mãe, pai e irmão. Eu e minha vó somos super amigas, mas minha mãe não se dá bem com nenhuma de nós. Tenho um noivo que minha mãe não suporta e nunca me diz o motivo, ele me trata bem e somos felizes, mas ela sequer quer está na presença dele, não vem em minha casa e se vem, sai logo... Me crítica na maioria das coisas e tenta sempre mostrar que está feliz, mas na verdade não está. Ela tenta dar tudo a meu irmão visando o amor dele, mas ele também não tem uma boa relação com ela, meu pai é um verdadeiro escravo dela, mal pode abrir a boca e com minha avó elas mal se falam. Minha mãe não tem amigos e a família pequena que possuímos ela afasta, e isso me afeta profundamente, já tentei conversar, mas começa ofensas e eu não consigo manter uma frase sem chorar ( inclusive é a única coisa que me faz chorar), dói ver a diferença de tratamento entre mim e meu irmão ( que eu amo muito por sinal) e também por ela não aceitar meu noivo e não se importar comigo...o que fazer!?

A melhor resposta 15 SET 2020

Olá Maria, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Maria, cada um de nós, veio através dos pais, mas não somos deles.
Viemos para realizar o nosso objetivo de vida e ser felizes. Todos devem ser felizes. Só que cada um conquista a sua felicidade a sua realização. Não é o outro que faz feliz. Sou eu que conquisto a minha felicidade. É uma conquista pessoal.
Quando eu renuncio a mim mesmo, esqueço de mim mesmo e faço o que o outro diz e quer, eu começo a ser infeliz comigo mesmo, dentro de mim se instala a carência. Mas não busco realizar e fazer o que eu gosto e quero. Só busco companhias e instala-se a desarmonia nas relações porque transmito a minha carência e por mais que os outros façam por mim, eu não me preencho, estou sempre vazio... e quero cada vez mais.
Tua mãe precisa fazer psicoterapia para ela se encontrar, para ela viver a vida dela. Enquanto ela permanecer assim, não vai conseguir ser feliz e inferniza a vida dos outros. O que se tira de um balde? O que ele tiver dentro. Se tem carência, tira-se carência. Não tem como mudar isso. Tudo é consequência das escolhas e decisões.
Você deve viver a sua vida, ser feliz, e esquecer a sua mãe... ela deve fazer a parte dela para conquistar a felicidade dela.
Quando ela for egoísta, fazer o que gosta, vai ser uma companhia agradável.
Só que outros problemas vão começar a surgir entre ela e o teu pai e com outras pessoas, mas não se pode falar neste momento.

5817 respostas

16 SET 2020

Olá Maria.
As relações de pais e filhos muitas vezes por envolver muito amor, dói, há conflitos em abandonar e ficar, acolher ou desistir, mas o que prevalece na maioria das vezes é o sentimento de amor, de laços familiares, isto pode ser saudável ou não, no entanto, difícil de viver, por isso estamos aqui, como psicólogos para acolher estas dificuldades da vida e muitas vezes ajudar a enfrentar, entender, ou tantas outras possibilidades que acontecem nos atendimentos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 SET 2020

Cara Maria, nossos pais desde que ficam sabendo de nossa existência, idealizam como vai ser a nossa vida e nosso futuro, baseado nas próprias vontades, desejos e sonhos, principalmente as mães, que sonham com uma vida de princesa para as filhas, como num conto de fadas, tudo perfeito. Aí quando crescemos e nos tornamos adultos, fazemos nossas próprias escolhas, erramos e acertamos e fugimos completamente do roteiro idealizado por nossos pais, por não seguimos esse roteiro, geramos frustrações, que é a situação da sua mãe. Pelo seu relato, sua mãe tende a querer estar no controle de tudo e de todos e quando não obtêm sucesso se frustra, se afasta, critica e fica infeliz. É necessário estabelecer um diálogo franco e afetuoso com sua mãe, para restabelecerem o vínculo e o afeto entre vocês e para que ela veja que suas escolhas te faz feliz e que suas decisões tornou a pessoa que você é hoje, independente do desejo e vontade de sua mãe. Caso tenha dificuldade de estabelecer esse diálogo, sugiro que procure um psicólogo para lhe ajudar a criar um diálogo afetuoso e verdadeiro. Fortalecendo os laços com sua mãe, futuramente, poderá indicar que ela também faça acompanhamento psicológico para lidar com suas frustrações e outros sofrimentos que possa ter. Espero ter ajudado.
Att
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos