Não suporto a mãe do meu filho

Feita por >Leandro Rosa · 5 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, meu filho nasceu a pouco e eu e a mãe dele somos água e óleo, nos damos bem e mal ao mesmo tempo, eu não amo ela mas sinto que não terei a proximidade que gostaria com o meu filho se eu decidir não ficar junto dela, sinto que ficarei preso aqui até ele ter algum nível de consciência de que eu quero estar perto dele e não dela. Não sei o que fazer, estou de licença paternidade, aproveitando cada momentinho com ele, mas sentindo que estou traindo a mim mesmo estando aqui perto dela. Quero ser um pai presente e não perder nada, mas se optar por não ficarmos juntos, ela vai dificultar tudo e me entristecer ainda mais. Estou certo em optar pelo menos pior para ficar com meu filho?

A melhor resposta 14 JUL 2023

Oi Leandro. Imagino como deve ser difícil pensar nessa decisão. Entretanto essa questão de se fazer presente cabe unicamente a você. Você pode ser um pai presente mesmo estando separado da mãe do seu filho. Lógico que dado as devidas proporções você não vai ter a convivência diária com ele como tem agora, então é algo para avaliar. Escolher permanecer num relacionamento onde você não se sente bem pode ser o fator para desencadear brigas e desentendimentos, então imagine seu filho crescendo com você e presenciando essas situações, que sim, podem afetá-lo de algum modo. Nem sempre as escolhas são fáceis, mas devemos tentar olhar o problema sobre diferentes ângulos, avaliar o contexto da situação buscando sempre o melhor em cada momento. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JUL 2023

Pai nunca deixará de ser, mas estar ao lado de alguém que você não gosta só por causa da criança, também não é justo com a criança, pois ela vai crescer num ambiente tóxico, cheio de brigas e sem referências de pais saudáveis. Entre em contato pra trabalhar aí tuas questões também e o que pode estar impedindo desse relacionamento ser melhor, às vezes dificuldades de ambos os lados em ceder, dinaâmicas infantis que trazem de suas familias também, são inúmeros os fatores, é preciso entender porque mesmo sendo água e óleo, não podem tentar ter posturas maduras.
Steffany E. ALves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

7 JUL 2023

Olá Leandro Rosa, espero que esteja tudo bem com você!

Essa é uma situação delicada, e que exige um nível de reflexão mais profundo e abrangente, já que existem outras pessoas envolvidas. Neste sentido, um profissional de Psicologia pode te ajudar muito nesse momento, pois dentro de um processo de psicoterapia você vai ter a oportunidade de ter um acompanhamento profissional para que você obtenha maior compreensão e clareza sobre seu contexto, o que vai te possibilitar entrar em contato com outros ângulos de sua questão, que talvez no momento você pode não estar percebendo. No entanto, é válido dizer que você está correto em desejar estar perto de seu filho, se colocando na posição de um pai presente e atuante. Mantenha essa postura ao longo de sua vida, pois seu filho vai precisar de todo seu suporte e presença ao longo do crescimento dele. Manter uma relação harmoniosa e saudável com mãe dele, será essencial também para que ele possa crescer de maneira saudável, e emocionalmente segura, e talvez essa parte exija de você um esforço maior, e maiores concessões, em prol do bom desenvolvimento de seu filho. Ter um filho também diz respeito a isso, a ceder, pensando no bem do próximo, que no caso é seu filho. É um puro gesto de altruísmo e amor. Por isso, é interessante você buscar um profissional de Psicologia para te auxiliar com essa questão, e te ajudar a compreender o seu lugar e o lugar de seu relacionamento no processo de crescimento e desenvolvimento de seu filho. Se sentir necessidade, e houver oportunidade, busque esse profissional, e inicie seu processe de psicoterapia assim que possível.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

6 JUL 2023

Olá Leandro! Obrigado por escrever. Você sabe que a criança precisa dos pais. Para cada ser humano, a figura do pai é importante, a figura da mãe é importante. Vocês transaram, engravidaram antes de amadurecer melhor conhecimento mútuo. Agora precisa ter sabedoria, discernimento, flexibilidade, empatia, calma para lidar com a situação.
Para tanto sugiro, que nesse momento, conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para que tempere as necessárias interações com os adjetivos acima.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.