É normal não suporta o filho ?

Feita por >Claudia · 16 set 2021 Psicologia infantil

Meu filho tem 5 anos , e ele é um menino desobediente, atrevido , rebelde , não me escuta e debochado . Não estou mais suportando ele , todo dia eu choro por não gostar dele , eu não consigo amar meu próprio filho , existem momentos que não aguento nem escutar a voz dele .

A melhor resposta 19 OUT 2021

Olá Cláudia!
É normal não sentirmos tudo que a sociedade idealiza no amor maternal mas por seu pequeno relato os sentimentos estão um pouco mais intensos do que esperado.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional para explorar e aprofundar as questões que estão atrapalhando o vínculo, contribuindo com as frustrações e entender a trajetória e expectativas da maternidade em sua história de vida.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 SET 2021

Claudia, é normal estar irritada, vc é um ser humano, ter sentimentos e não poder desabafar pq acha q ele não a compreenderá ...
Talvez se vc demonstrar mais seus sentimentos p ele, mostrar p ele o q te aborrece, ser sincera c suas emoções e mostrar para ele que ele deve respeitar e obedecer.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 SET 2021

Olá Claudia.
Talvez você não goste dos comportamentos dele, o que não quer dizer que não o ama.
Talvez ele percebendo seu desconforto também se sinta muito desconfortável por isso tem estes comportamentos.
Talvez você está passando por um momento difícil e por isso não está conseguindo suportar esta situação.
Procure entender os motivos dos comportamentos dele, isto poderá te trazer clareza de como precisa conversar com ele para que os dois se entendam.
Busque ajuda psicológica para você e para seu filho.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2021

Oi Claudia,
É essencial você buscar ajuda com um psicólogo o quanto antes.
É preciso dividir com um profissional a história da vida de vocês. Para te ajudar, é preciso entender sua relação com o pai dele, se ele foi planejado, como foi o parto, Isso é importante para organizar os sentimentos e conflitos.
Caso queira aprofundar, fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

19 SET 2021

Olá Claudia, espero que esteja tudo bem com você.

Seu filho é uma criança de 5 anos que precisa de atenção na educação e ainda está no início de seu processo de desenvolvimento. Até os 7 anos é uma fase muito importante para que ele possa se desenvolver de maneira mais satisfatória no futuro, e por isso essa fase deve ter atenção redobrada. Nessa fase as crianças precisam de orientação, e paciência, pois elas vão aprender o que elas estão vendo e vivenciando, e sempre que você tem esse sentimentos para com seu filho, ele irá sentir e apresentará esse comportamento. Neste ponto, é você quem precisa mudar, pois seu filho é bem novo a ponto de ter uma consciência desenvolvida como a de um adulto. Ser pai ou mãe é uma responsabilidade integral que também nos ajuda a melhorar enquanto pessoa. Não tem como culpar uma criança de 5 anos pelo comportamento que ela está apresentando. É muito indicado você buscar suporte de um psicólogo para ele te auxiliar no processo de educação de seu filho. E lembre-se, essa fase até os 7 anos deve ser tratada com muito cuidado e dedicação, pois as chances de se colher bons frutos no futuro aumentarão bastante. Esperto ter te ajudado e desejo que fiquem bem.

Um abraço!
Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 SET 2021

Olá Cláudia! Não. Não é normal, mas também não é normal menino de cinco anos estar debochado, não escutar a mãe. Qual será a contribuição do ambiente de história de vida dele, para que ele esteja desrespeitoso e sem limites. Vocês dois precisam de ajuda. É uma idade na qual é muito importante ele aprender a conviver em ambientes coletivos agindo com respeito ao grupo, com maneira educada de trabalhar em equipe e cooperar com os outros.
Converse na escola dele, assim como veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e busque por orientação. Cabe a nós adiantar que será preciso muita disciplina e persistência.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.