Minha filha tem dificuldades de se enturmar

Feita por >Karla · 11 mai 2015 Ludoterapia

Ela não consegue se enturmar, é deixada de lado não só na escola, mas também no ballet, sempre sobra nos trabalhos em dupla, fica esperando que alguém a convide para fazer par... O que posso fazer para incentivar que ela tenha iniciativa? Se é que esse pode ser o problema.

A melhor resposta 13 MAI 2015

Karla nem toda criança apresenta facilidade em fazer parte das brincadeiras, trabalhinhos em grupo, fazer amizade com rapidez, é necessário que o adulto a insira nesse contesto, ou seja, o professor na escola, a professora de dança, vc nas brincadeiras, ou seja, ela precisa senrir-se parte desse meio. Pouco a pouco se sentirá necessária e iortante ao outro e então participará mais das atividades em grupo.

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

1 JUN 2015

Penso que sua filha deve procurar a ajuda de um psicólogo clínico especializado na idade da sua filha. Ela demonstra dificuldade de relação interpessoal e urge a necessidade de detectar a base e o núcleo dessa dificuldade, que pode estar nas fases iniciais da matrização de identidade dela. Converse muito com ela de forma que não a pressione e apenas descubra e estimule aos poucos sem maiores confrontos ou embates, muito possivelmente ela superará com terapia e orientação familiar.

29 MAI 2015

Você já conversou com sua filha? Você não mencionou a idade dela, presumo que esteja na infância. Pela sua breve descrição o comportamento presente parece ser introvertida. Logo, você pode conversar com sua filha para tentar entender porque essa interação com os colegas é tão difícil e dependendo do que seja, encorajá-la a também tomar a iniciativa. Dependendo do que você perceber a partir do diálogo com sua filha uma outra alternativa é buscar ajuda profissional de um psicólogo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

13 MAI 2015

Olá, Karla! É importante que você leve a criança a um psicólogo especializado no desenvolvimento infantil, para o mesmo possa fazer avaliação do caso de sua filha e orientá-la. Criança em desenvolvimento passa por várias fase, é importante que os pais saibam como lidar de modo natural com o comportamento da criança.

13 MAI 2015

Oi Karla, compreendo sua preocupação quanto a dificuldade de sua filha de se relacionar com os colegas, na escola e no ballet. Quando a criança chega na idade escolar ela passa por um processo de adaptação para interagir com o outro. Peça ajuda a uma equipe pedagógica da escola de sua filha, eles podem te orientar se há necessidade de levar sua filha a um psicólogo.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

12 MAI 2015

Olá, Karla !
Você diz que sua filha não tem a atenção em vários cenários. Na turma da escola, no ballet, nos trabalhos escolares, ou seja com diferentes colegas e em lugares até que provavelmente não sejam os mesmos colegas. Ex: escola e ballet.
Essa situação não é fácil nem para ela e tão pouco para você, mãe.
Buscar uma compreensão do que se passa com sua filha em uma parceria terapeuta e sua filha talvez seja o caminho inicial. Questões como auto imagem, auto aceitação, auto estima podem estar envolvidos nesse processo. A medida que ela for avançando no processo psicoterapêutico nestas questões que mencionei e ganhando confiança será possível ela mobilizar energia para uma mudança no seu processo relacional.
Saudações
Dielson

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

12 MAI 2015

Acho interessante o acompanhamento de um psicoterapeuta. Mas também é bacana você pesquisar a cerca do assunto (criança retraída, inibida ou tímida). Existem muitos artigos que mostram práticas simples e que com muito carinho podem ser feitas pelos pais, que auxiliam a criança. É bem provavel que ela apresente essas características de retraimento social, mas também é importante que você se mostre bastante disponível a ouvi-la e auxiliar no que foi preciso ! Abraços !!

Jamile da Costa Gonçalves Psicólogo em Santos

13 respostas

12 MAI 2015

Em terapia ela pode trabalhar habilidades sociais próprios para a idade, às vezes são características de timidez e pode ser feito treinamentos para desenvolver os vínculos. Em outros casos, pode ser medo de críticas, comparações entre colegas, medos de fator cognitivo. Melhorar os pensamentos, treinar conversas e postura corporal pode ter um ótimo resultado.

12 MAI 2015

Boa noite! Existem várias formas de ajudar, procure ajuda de um profissional para que o mesmo entre no mundo dela e entenda o que está acontecendo.

12 MAI 2015

Bom dia!
Se você esta vendo que sua filha tem dificuldade em se enturmar, o melhor a fazer é procurar um psicólogo para uma avaliação mais completa, teria que ouvir dela os motivos desse comportamentos e assim aplicar as intervenções adequadas para a sua filha.

Psicóloga Luciana Rodrigues Leite de Souza Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

12 MAI 2015

A melhor coisa que você pode fazer pela sua filha é levá-la a um psicólogo, pois ele fará um avaliação e o tratamento mais adequado a ela.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

12 MAI 2015

Oi Karla. Minha dúvida é a mesma de todas as psicólogas que te responderam até agora: qual a idade da sua filha? Estou imaginando que seja mais para pre'adolescente ou adolescente, pois você falou de trabalhos em dupla e ballet. Mas independente da idade, me faz pensar que ela deve ser tímida, retraída, (pois você não relatou características dela, só falou a dificuldade em se enturmar). Eu tenho atendido muitas adolescentes com esta queixa. Em todos os casos, há em comum a timidez, baixa auto estima, falta de confiança em si, temor que não vão gostar do que vai falar, e assim, vão se fechando. Em alguns casos que atendo, houve bulling no passado, e então, isto costuma "agravar" mais o caso, mas sempre há melhora, quando a adolescente começa se aceitar melhor, olhar as coisas de outra forma, reconhecer quem gosta dela, e então, começar a agir diferente. Como muitas psicólogas já falaram aqui, a terapia é de grande auxílio para este caso.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

12 MAI 2015

Olá Karla, qual a idade da sua filha? Se for pré-adolescente, o corpo começa a mudar, esticar, crescer – umas partes mais que as outras, o infantil vai sumindo e aparecendo outro, diferente, que nem sempre é satisfatório. Tal processo pode gerar medo, ansiedade, insegurança e certa retração social para se proteger de aparecer.
Converse com ela, sentir seu apoio será importante! E pense também o por quê isto te preocupa. Se julgar necessário, busque um psicólogo!

Simone Abramoff Santos Psicólogo em Osasco

9 respostas

12 MAI 2015

Provavelmente sua filha deve se sentir retraída. Mas, tudo isso pode passar com o tempo sendo apenas uma fase. Seria importante ela fazer psicoterapia para trabalhar melhor tudo isso que ela está sentindo.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

12 MAI 2015

Boa noite. Quantos anos tem sua filha? Crianças e adolescentes tem uma dificuldade maior de iniciativa, estão aprendendo a se posicionarem no seu meio, e por isso leva algum tempo. Alguns são mais extrovertidos, outros menos, e outros ainda, por infindas possibilidades tem essa habilidade quase nula. é necessário analisar o porque de tanta dificuldade para se posicionar, para ter uma iniciativa, se é por ansiedade do momento, ou por uma baixa autoestima.

Angelita A. Prado Psicólogo em Londrina

1 resposta

12 MAI 2015

Sua filha deve ser muito tímida e isso costuma dificultar as relações. Terapia fará muito bem a ela. Boa sorte.

Vânia Peres Psicólogo em Niterói

11 respostas

12 MAI 2015

Oi, Karla, você só faltou informar qual a idade da sua filha. Dificuldades de adaptação em crianças muitas vezes são comuns, e não necessariamente um problema. Claro que as mães só querem o bem para seus filhos, e às vezes a ansiedade por algo que pode não está sendo como planejado possa acabar gerando uma preocupação maior do que a que deveria ter. Acredito que o primeiro passo seja conversar com a sua filha e saber o que ela acha dos colegas, o que acontece para que ela ainda não tenha feito amizade e acabe sobrando nos trabalhos em dupla. Ela é nova na escola? Isso também pode influenciar nesse quadro. Às vezes, os pequenos são mais tímidos, e acabam realmente se fechando quando existem negativas, mas creio que incentivar sua filha a ir até os colegas, respeitando o limite dela, será a melhor solução, sem forçar, pois caso ela se sinta "obrigada" a ser mais desinibida, isso pode ter o resultado oposto e fazê-la se retrair ainda mais. Outra sugestão é que você procure a escola, e peça para conversar com a professora, e procure saber como está o desenvolvimento da sua filha na escola e no contato com os demais colegas. Às vezes, quem está mais próximo dela, no dia a dia de sala de aula pode te dar uma pista do melhor caminho a seguir. Mas acima de tudo, saber que timidez e "não se enturmar" de imediato não é um problema, é uma adaptação que ainda não foi feita. Com calma, diálogo e observação tudo, com certeza vai se encaminhar para o ideal. Espero ter ajudado. Um abraço.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador