Eu tenho muita dificuldade para me enturmar

Feita por >NohSM · 18 out 2019 Habilidades sociais

Eu não tenho amigos e as pessoas do meu trabalho são meus colegas. Eu tenho me enturmar, manter um diálogo e até consigo ficar próxima mas acabo me afastando depois devido aos meus pensamentos negativos sobre mim mesma.. vivo pensando que estou incomodando, que sou chata, que não sou engraçada, tenho medo de falar algo e sair besteira, penso diversas coisas desse tipo inclusive na maneira em que devo agir, sentar, falar, me expressar...
Acabo não sendo eu mesma no final...

A melhor resposta 19 OUT 2019

Olá NohSM!. Grato por participar. A intimidade de cada um de nós, não é percebida na sua essência pelos outros. Por isso todos, de certa forma, somos chatos, incomodativos, sem graça, com medo, faladores de besteiras. Assim a primeira providência a fazer é exercitar a interação. Alguns desconfortos, alguns erros são inevitáveis, seja persistente, muito persistente. Amigos são raros e demoram anos para serem construídos, com muitas frustrações e algumas trocas. Uma coisa essencial: diminua interações que não sejam plenamente reais ao máximo (evite televisão, internet, celular, cinema, videogame, e outras formas) . Vá a ambientes públicos, interaja, fala da sua insegurança com as pessoas, preste atenção nas inseguranças das outras pessoas, todos temos. Há desconforto, mas a médio prazo, os benefícios serão muito grandes. Atenção: sendo possível procure um psicólogo que você possa visitar pessoalmente, com regularidade. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

19 OUT 2019

A Terapia Cognitivo-Comportamental trabalha todas essas questões, visando o questionamento de crenças e pensamentos disfuncionais, assim como alterações de emoções e comportamentos. O seu pensamento determina suas ações. Assim é preciso desenvolver crenças e pensamentos mais adaptativos e funcionais além de habilidades sociais. Por isso procure um psicólogo nessa abordagem.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

19 OUT 2019

Oi NohSM! Você sabia que pode ser diferente? O processo de psicoterapia pode lhe ajudar a lidar com esses sentimentos, te proporcionando mais autoconfiança para agir. Se precisar, me coloco a disposição, realizo atendimento psicológico online.
Att.
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus