Dificuldades de se enturmar

Feita por >bia marques · 4 set 2017 Habilidades sociais

Bem.. Meu namorado tem muitos amigos e sempre acontece algum evento no qual todos vão com suas namoradas, não vejo elas frequentemente só quando saímos, mas as vezes tenho vontade de não ir, penso que não vou ter assunto que o evento vai demorar e eu vou ficar sem vontade.. As vezes elas ficam falando de vários assuntos e eu não sei o que falar fico doida pra ir pra casa ou para meu namorado dizer q vamos embora, eu e as meninas ate conversamos mas não consigo me enturmar nos assuntos delas (nao que seja nada de outro mundo) ou ter sempre um assunto, e com isso acabo brigando com ele por causa do meu problema, sempre fui assim se eu não conhece ou tiver muita intimidade prefiro não ir ou me sinto dessa forma ... Quero uma ajuda !!!!

A melhor resposta 5 SET 2017

Olá, Bia

Nossa sociedade valoriza muito aquelas pessoas que são extrovertidas, e aquelas que são mais introvertidas geralmente ficam ouvindo que precisam ser diferentes, se enturmar mais, serem expansivas. Você ser mais na sua não necessariamente é um problema. Você disse que não compartilha dos assuntos com as meninas que frequentam os mesmos eventos. Se essa for a questão, você pode tentar cultivar amizades com interesses mais próximos e ir com seu namorado em ambientes que te deixem mais à vontade. Mas se você se sente bem sendo mais quieta e introvertida, não precisa se sentir obrigada a mudar.

Um profissional da psicologia poderia lhe ajudar tanto em aceitar como você é, a compreender as razões de ser assim ou a lidar com a pressão externa de quem te cobra ser diferente.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

5 SET 2017

Boa noite Bia.
Perceba as pessoas que se enturmam, não necessariamente as melhores, mas aquelas que conseguem manter uma conversa, o que elas fazem? Tente imitá-las. Talvez você não tenha tido a oportunidade de ter desenvolvido essas habilidades que no consultório chamamos de Habilidades Sociais. Perceba o que sente quando precisa tomar um iniciativa, talvez se cobre muito, ou talvez só precise treinar realmente e chegar em um ponto onde já poderá se sentir a vontade sendo quem você é, interagindo com outros. Se não conseguir sozinha, procure ajuda de um profissional, nós psicólogos podemos ajudar nesse sentido de forma confidencial e protegida dentro do consultório, sem precisar se expor logo de cara.
Um abraço,

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

5 SET 2017

Boa noite Bia.
Com algumas pessoas é natural que não exista afinidade. Procure conversar com seu namorado sobre como você se sente, o diálogo é importante. Caso tenha dificuldade em conversar ou em lidar com algumas questões a psicoterapia é uma ferramenta que pode auxiliar.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville