Não consigo me adaptar à cidade e aos amigos do meu namorado

Feita por >Gigi · 21 abr 2022 Terapia de casal

Estou namorando há quase dois anos, meu namorado mora me outra cidade. Nos visitamos de tempos em tempos, geralmente intercalamos finais de semana. Acontece que eu não suporto nada na cidade dele, não gosto das pessoas, dos lugares que tem lá, acho tudo muito pacato, não tem nada pra fazer, me sinto muito sufocada e presa toda vez que vou pra lá, e isso que geralmente fico um final de semana. Eu detesto principalmente o fato de sentir que todos são muito tradicionais, existe um tradicionalismo enraizado em cada pessoa que me incomoda muito. Eles possuem costumes diferentes, pra mim é tudo muito estranho, e eu me sinto uma estranha no ninho. Em todo esse tempo não consegui fazer amizade com nenhum amigo (a) do meu namorado, porque sinto uma extrema dificuldade de me enturmar, pois eles se mostram muito fechados para qualquer pessoa fora do convívio deles. Eles me excluem nitidamente, é muito ruim, muito estranho. Eu nunca tive dificuldades sociais em outras situações, tenho vários amigos na minha cidade, sempre fiz amizades facilmente nos empregos que tive, já viajei sozinha para outros países e fiz muitas amizades com muita facilidade, mas lá na cidade do meu namorado, com os amigos dele eu me sinto extremamente excluída e sem saber o que fazer pra me enturmar. Eu tentei de todas as formas, insisti, mas não deu. Eu sou uma pessoa que gosto de sair da rotina, de aventuras, trocar ideias, de aprender coisas novas, não gosto de mesmice, eu amo as mudanças da vida. E lá percebo que são todos do mesmo jeito sempre, parece que estão estagnados em um padrão que só vi lá. E o pior de tudo, o que me tira o sono e me entristece é que os planos do meu namorado é que a gente more juntos lá na cidade dele, porque ele trabalha lá em um negócio da família. Essa ideia de ir morar lá me sufoca, me entristece, me deprime. Não me vejo morando naquele lugar, sinto que não vou conseguir me adaptar ao estilo de vida, porque eu não quero ser daquele jeito. Eu já expressei esse sentimento mais de uma vez com meu namorado, já expliquei que não me vejo morando lá, e que não consigo me enturmar com os amigos dele, e mesmo assim, parece que é a mesma coisa que não ter falado nada. É horrível, eu me sinto em um beco sem saída. Não sei o que fazer, não quero terminar o namoro porque amo muito ele. Me AJUDEM!

A melhor resposta 22 ABR 2022

Olá! Bom, pode ser que você se acostume com a cidade quando se mudar, mas se você percebe que é muito diferente da cultura da cidade, talvez nunca se adapte. Você precisa ver se esse relacionamento vale essa grande mudança. Só amor não é suficiente. É preciso que você esteja feliz onde estiver.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

22 ABR 2022

Oi Gigi,
Tua maior dificuldade pode se tranaformar na tua maior força.
Tens uma ótima oportunidade de crescimento, de criar influência positiva para si mesma.
Hoje você se vê em formas de vida diferentes... se sente estranha no ninho - emocionalmente fechada porque não consegue fazer amizades - julgamento, se julga e julga os outros - se coloca de forma inflexivel diante de um ambiente diferente - mas é uma ótima oportunidade de crescimento e de socialização tanto pra você como para seu futuro marido... tens um ambiente inteiro para transformar, para mudar, para dar um ilpulso de crescimento.
Por enquanto, voce está assustada com o que está vendo, mas não está percebendo o enorme campo de trabalho teu, lá.
Para isso, precisa trabalhar em voce o problema das crenças, juízo de valor, julgamento e flexibilidade.
A vida é como é e não como queremos que ela seja.
Tens valores arraigados tem dificuldade de aceitar coisas diferentes daquilo que voce pensa. Acha que você está certa e outros errados.
Vamos fazer Psicoterapia? Precisa adquirir e desenvolver estas habilidades.
Tem uma ótima oportunidade de crescimento.