Eu não consigo ficar feliz sem meu ex-namorado, é dependência?

Feita por >nick normie · 29 mai 2022 Dependência emocional

Contextualizando, eu me chamo Nicolas e eu acabei de fazer 19 anos, foi tipo, mês passado. Há alguns meses atrás, eu conheci um garoto pela internet, um garoto perfeito, ele sempre procurava me ajudar, sabia se expressar, não me deixava confuso e se importava muito comigo, e algum tempo depois eu me declarei pra ele, ele retribuiu o sentimento e logo nós dois começamos a namorar, chegamos até a nos encontrar pessoalmente pois moramos na mesma cidade, mas depois de mais ou menos um mês de namoro, eu percebi que ele estava sendo muito seco comigo e mal conversava, eu sempre puxava os assuntos e ele respondia brevemente e depois sumia, então eu perguntei o que estava acontecendo já que normalmente ele não era assim, e ele simplesmente me disse que tinha conversado bastante com um maldito amigo dele e chegou a conclusão de que gostava mais de uma garota, sim, mais, porque segundo ele, ele ainda gostava de mim, mas gostava mais dessa maldita garota, eu genuínamente odeio ela e me sinto um lixo obsessivo por isso. Até aí tudo bem, eu fingi aceitar tudo numa boa porque não queria perder ele, mas recentemente nós temos nos falado cada vez menos, ele tem me respondido cada vez menos e eu fico muito triste quando isso acontece, hoje mais cedo, as seis da manhã, eu simplesmente surtei e disse que não aguentava mais a minha vida e que iria me matar, ele só me respondeu as 18 horas e não pareceu realmente preocupado, nós conversamos um pouco e ele disse que está focando mais em outras coisas agora, como nos estudos, nos amigos, na namorada e em artes e leitura, mas poxa, eu achava que eu era importante para a vida dele, ele prometeu que nunca iria me abandonar e agora ele simplesmente age como se eu não fosse ninguém, e eu não consigo odiar ele. Ele conversou comigo brevemente e depois sumiu de novo, e agora eu novamente estou triste. Eu choro muito quando ele não me responde e fico perguntando no que aquela garota é melhor do que eu, fico me perguntando no que eu fiz de errado e por que eu não sou tão interessante quanto ela, porque eu valorizo ele muito e coloco ele como prioridade mesmo agora, e ele simplesmente não dá a mínima pra mim, eu tive que ameaçar me matar pra ele no mínimo conversar comigo, eu literalmente só fico feliz quando estou conversando com ele, isso pode caracterizar uma dependência emocional?

A melhor resposta 30 MAI 2022

Oi Nicolas.

Respondendo sua pergunta diretamente, muito provável que não, não seja uma dependência emocional.
Levando em conta o tempo do qual você o conhece (pelo que entendi tudo isso foi alguns meses, certo?).
Há muitos fatores que devemos levar em consideração para alegar alguma coisa, aqui eu só posso supor alguma coisa, como por exemplo: você já ter um hábito se agir assim quando gosta de alguém.
Mas como disse, isso é só suposição.

O que pra mim faz mais sentido é que você esteja passando por um luto, e como características do luto um dos mais comuns comportamentos é não acreditar nele, não aceitar o que aconteceu.

É possível você conseguir superar isso e qualquer outra questão se desdobre com terapia, se você aceitar, vem conversar comigo.
Poderemos falar sobre tudo isso e buscar uma compreensão e uma forma para lidar com tudo isso.

Estarei aqui por você.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

30 MAI 2022

Olá Nicolas! Obrigado por escrever. Certamente você precisa conversar, precisa conversar não com o namorado perdido, mas consigo mesmo. Para poder conversar consigo mesmo precisa retomar a harmonia interna, o amor próprio. Você está altamente imaturo. Não há como gostar de outra pessoa, sem antes gostar de si mesmo. Não é razoável, em processo de conhecimento - função do namoro, que ainda deve ser antecedida de pesquisa prévia, ter garantia de se está com a pessoa certa.
Falar de se matar para conseguir conversar, é algo que precisa ser amadurecido, assim como, chamar a menina de maldita, como você muito bem sabe, implica em maldizer uma pessoa, sem a devida fundamentação.
Você precisa resgatar seus vínculos de qualidade, conversar sobre o que está vivendo e sentindo. A prioridade para tua idade, embora possa te parecer estranha, deve ser estudos consistentes, pratica de esportes coletivos de contato, turma de colegas e conhecidos, aperfeiçoamento sério para o trabalho.
Estaremos, nós psicólogos, a disposição para melhores fundamentações.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais ainda, há ditos "líderes religiosos" falsos que só querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações e vigie para que não haja criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8630 respostas

30 MAI 2022

Olá
Suponho que o término desse relacionamento tira de ti aquele início da relação onde havia alguém que se preocupava contigo, alguém que te dava certo suporte emocional. Nessa perspectiva, poderíamos pensar em traçar novos caminhos para que eu pudesse encontrar esse suporte em outros lugares (como em si próprio).
Além disso, quando outra pessoa decide terminar um relacionamento, pouco importa "o que a outra pessoa tem", importa que a relação não é mais a mesma para a pessoa que termina.
Acredito que um processo de terapia pode te ajudar a reencontrar esse suporte em si, para que seja possível caminhar com as próprias pernas, sem a necessidade de uma outra pessoa.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha