Não tenho amigos, nunca namorei e sou muito timido

Feita por >Ray Silva · 31 out 2022 Timidez

Eu tenho 19 anos e não tenho nenhum amigo e nunca namorei. Isso me deixa muito mal e eu sinto muita necessidade de algum amigo para conversar. Já tive alguns na infância, mas agora não tenho mais. Já fui muito zuado por causa da minha aparência e ainda sou, ninguém nunca quiz ficar comigo e isso me deixa muito triste. Abandonei a escola porque eu era muito zoado e tinha vergonha de mim. Sinto muita inveja quando vejo alguém bonito e isso é muito frustrante. Sou viciado em pornografia e masturbação e, já tentei parar várias vezes mas não consigo porque eu não namoro e nem vou por causa da minha aparência. Sinto vontade de morrer toda hora, estou desesperado e não sei até quanto tempo eu vou aguentar essa vontade. Não estou me alimentando bem e não estou dormindo muito bem. Eu sempre acordo 4 horas da manhã e não consigo dormir mais. Se eu tivesse pelo menos um amigo para sair eu me sentiria bem melhor mas eu não tenho. Tenho fobia social e sou muito dependente da minha mãe por causa disso e, Fico o dia todo no quarto. Não gosto de ser dependente dela, mas eu tenho muita vergonha do meu rosto e por isso tenho vergonha de sair sozinho. Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

A melhor resposta 1 NOV 2022

Olá Ray.
Nos tempos atuais as pessoas pensam que se isolando vão evitar aborrecimentos, medos entre outras coisas, porém é só quando se enfrenta cada dificuldade que se consegue superá-la. É claro que se a pessoa não sabe enfrentar um problema, ela precisa ir aos poucos entendendo como fazer isso. Então uma pessoa com Fobia social, cada vez mais vai se isolando e deixando de conviver com outras pessoas, desta forma sua insegurança só aumenta. Para mudar esta realidade é necessário que você faça o enfrentamento do medo, mas isto não é feito de uma vez, é necessário que aos poucos, você consiga superar cada etapa, para conseguir conversar com outras pessoa e se relacionar com elas, inclusive para encontrar uma namorada.
Busque ajuda psicológica, pois seus pensamentos precisam de cuidados.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 FEV 2023

Oi tudo bem , eu sei exatamente o que você esta passando pois apesar de já estar consciênte e estar superando algumas coisas ainda não superei, tem como você passar seu whatsap pra gente conversar ? No meu caso até foi até pior, na escola eu não era só zoado pela aparência mas dei a má sorte de encontrar "colegas" que acabaram literalmente com a minha adolescência eles não tinham dó nenhuma , tudo virou uma bola de neve , quando acabou escola parecia que um tornado tinha passado e tinha deixado só os destroços no silêncio.

luiz augusto cardoso Psicólogo em Piracicaba

1 resposta

28 NOV 2022

OI,Ray. São muitas questões e dores aí, dificuldade de autoaceitação, e com isso, falta de amor-próprio. Não é o outro quem tem que nos validar ou dizer que somos bom nisso ou naquilo, que somos feio ou bonito. O amarelo não agrada a todos e assim existe uma gama de possibilidades, mas primeiro você precisa se trabalhar internamente, sair dessa dependencia da sua mãe também, existir e viver para si. No mais, estou aqui à disposição para uma terapia que faça você se entender melhor e saber que a pessoa mais importante no mundo , em primeiro lugar , deve ser você. Faça atividade física que você goste, esteja com pessoas que gostem da sua companhia. Não tem a ver com sua aparência física mas com o que você passa com sua presença e personalidade. Ame-se! cuide-se em todos os sentidos. Quem quiser estar com você, vai querer estar de fato e não fingindo para ganhar alguma coisa em troca!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 NOV 2022

Olá Ray,

Obrigada por nos escrever. Sem perceber, você foi eliminando as possibilidades de contato com pares ao deixar a escola, ficar trancado no quarto e se privar de sair. Cuidado com a pornografia, pois ela pode criar expectativas irreais sobre como as relações são. Corpos perfeitos, expressões de prazer ensaiadas podem ser encantadores, mas não são uma conexão real.
Todas essas situações se tornam cada vez mais geradoras de ansiedade e medo, uma vez que você se coloca nessa zona de conforto. Conforto agora, mas a longo prazo você já percebeu que não é saudável. Ter uma rotina consistente de estudos, trabalho e esportes em grupo vai te beneficiar enormemente. Se precisar de suporte, conte com o apoio de psicólogos para te ajudarem nesse período de transição. Você pode encontrar um psicólogo: pelo SUS; em universidades que ofertam esse serviço para a comunidade; nas clínicas especializadas da sua cidade; pela internet, inclusive nesta plataforma. Estamos a disposição para te ajudar.
Ademais, a escola é apenas uma amostra da sociedade, que por vezes se mostra exclusiva, intolerante e difícil de suportar. Mas um dia ela acaba e os indivíduos que a frequentaram vão para o mundo e testam o que aprenderam. As pessoas que fizeram bullying vão descobrir em breve que calúnia, injúria e difamação não compensam no mundo dos adultos. Seus colegas de escola entregaram para você o que tinham dentro do coração deles: maldade, muita insegurança, necessidade de colocar alguém para baixo para se sentirem superiores. Eu tenho certeza que você tem coisas bonitas para entregar para o mundo e, se não souber quais são, vai ser incrível descobrir.

Cuide-se. Um abraço!

Pâmela Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

1 NOV 2022

Oi Ray! Que bom que você escreveu! A timidez, a autoconfiança são componentes dinâmicos na vida de cada um de nós. Por exemplo, bebês não diferenciam adequação e inadequação cultural, nus, estão confortáveis. Com o passar do tempo inculcamos a necessidade das roupas, desenvolvemos os conceitos de ética e estética, incialmente erramos a dosagem. Na adolescência costumamos viver o ápice das exigências, com o amadurecimento, aprendemos que belezas, éticas, atrativos, precisam de componentes diversos como: respeito, estabilidade, fidelidade, originalidade, dentre outros aspectos.
O que você relata não é raro de ser dito por jovens. Será muito importante e promissor, você refletir com a ajuda científica de um psicólogo. Afinal todo ser humano é interessante, rico, único, cheio de possibilidades e potencialidades.
Vamos conversar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. É preciso respeitar as instituições.