Minha filha de 13 ano,s é muito tímida e não consegue se enturmar na escola

Feita por >Marina Takemoto · 14 mai 2015 Adolescência

Bom dia,

minha filha tem 13 anos e é extremamente tímida. Ela na escola é muito tímida, tem poucas amigas, e não consegue se enturmar com as outras meninas. Acontece que na sua sala tem sempre as meninas que se julgam populares, e a minha filha não gosta muito dessas meninas, acha elas fúteis demais, mas sua única amiga agora está querendo andar com essas ditas "populares" e a deixa de lado.

E ela sofre, eu sofro junto, só consigo aconselhar para ela tentar se enturmar mais, mas ela me diz que não consegue. Ela sempre me diz que prefere o mundo virtual do que o mundo real, e passa muitas horas na internet.

Nas festas das meninas da escola ela nunca é convidada, uma certa vez uma das meninas entregou convite de seu aniversário para todos na frente dela , e ela não foi convidada, isso deixou ela super magoada e nesse dia eu chorei muito porque sei que ela sofreu muito com essa exclusão.

Mas toda vez que tento aconselhá-la a se soltar mais, tentar se enturmar, ela fica muito nervosa comigo, grita, dizendo que já sabe de tudo isso, mas ela não consegue.

Bem, não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 15 MAI 2015

Olá Marina, boa noite!

A questão que você trouxe da sua filha é algo que pode ser bem trabalhado em um processo de psicoterapia, porque a timidez dela pode estar relacionada a alguma insegurança sentida e que precisa ser melhor compreendida. O fato de você dar conselhos a ela, talvez não tenha sucesso, pois, por mais que ela tenha consciência disto, possivelmente existem questões que ela não se dá conta, mas que a impede de se aproximar das outras pessoas, como também de criar novas amigas. Desta forma, o meio que ela encontra para se livrar da angústia sentida, é passando e se dedicando mais tempo na internet.

Karoline Peixoto Psicólogo em São Paulo

6 respostas

9 JAN 2018

Às vezes poucos amigos é melhor que muitos. Você deve incentivar sua filha a se destacar nos estudos ao invés de ficar na internet. Amigos virtuais são uma ilusão e não é realidade. Com certeza ela tem alguma amiga. É essa amiga que quer se aproximar das populares pode ser uma ponte, diga para ela não ficar com raiva dessa amiga e sim ver que ela pode ser amiga das outras através dessa, não ficar julgando as outras que ela pode estar tendo uma impressão errada delas tanto quanto elas podem também estar de sua filha. Fale pra ela continuar mantendo a amizade que já conquistou.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

29 MAI 2015

Socialização muitas vezes é um processo difícil e doloroso. Ter uma conversa franca com sua filha acerca do que ocorre e de como ela se sente, apoiá-la, pode ajudar. Conversar com os professores também pode fornecer informações valiosas da dinâmica que ocorre na sala de aula dela. No fim, se a situação não melhorar, o melhor a fazer é buscar um psicólogo para ajudar a sua filha a lidar com esse problema.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 MAI 2015

Olá Mariana sua filha é extremamente tímida e precisa de ajuda profissional. O sujeito tímido é visto como o diferente e essa exclusão trará consequências graves no desenvolvimento social, emocional e pessoal do individuo.Aconselho a busca de alguém capaz de ajudar sua filha e a senhora a lidar melhor a vencer os obstáculos sociais que surgirão e assim poder facilitar a resolucao nos conflitos internos e externos.

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

19 MAI 2015

Oi Marina, sua filha tem dificuldades de se relacionar, essa timidez já era observada na infância ou não? A timidez realmente atrapalha o desenvolvimento social da pessoa, e isso traz uma serie de consequências na vida do sujeito, sabemos que existe pessoas mais extrovertidas que outras, mas quando esse comportamento vem causando sofrimento, é o momento de buscar ajuda de um profissional, para que sua filha possa ter uma melhor qualidade de vida.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

19 MAI 2015

Querida, boa noite,
Gostaria de conversar com você pessoalmente e apresentar o trabalho que desenvolvo na clínica de psicologia, que é o treinamento de habilidades sociais para adolescentes.
Sou psicóloga cognitiva comportamental e trabalho com muitos adolescentes. É importante realizar uma avaliação com a sua filha para poder entender qual a real dificuldade dela.
Para qualquer posterior contato estou a sua disposição.
Atenciosamente,
Erika Ricci

Erika Ricci Psicólogo em São Caetano do Sul

13 respostas

18 MAI 2015

Bom dia, embora sua filha seja tímida, por trás das atitudes em relação a não interagir com as outras colegas, podem estar existindo crenças distorcidas que levam ela a reforçar esse comportamento de forma negativa e dolorosa. O melhor seria buscar ajuda junto ao um psicólogo que trabalhe com a abordagem terapia cognitiva comportamental, no qual irá trabalhar com as crenças que houverem e que estejam ocorrendo e/ou se formando, bem como inserir e aplicar o treinamento das habilidades sociais, que fará com que ela aprenda a lidar e a interagir com as diferenças existentes nas pessoas que compõem o ambiente em que ela se encontra inserida.

Liane Doria Psicólogo em Aracaju

8 respostas

18 MAI 2015

Boa noite,
Apesar de você apoiar sua filha, ela está sofrendo com isso, o que pode fazer com que ela se exclua cada vez mais. Por isso, aconselho que você busque ajuda profissional para ajudá-la a superar ou aprender a lidar com essa situação, pois o profissional a orientará para que ela possa conviver melhor com o grupo.
Abraço.

18 MAI 2015

Boa tarde.
De acordo com a demanda apresentada, sugiro que você e/ou família busque atendimento psicólogo e será esclarecida sobre alguns assuntos: 1) constituição do indivíduo; 2) o levantamento das suas perspetivas como mãe; 3) o ambiente familiar e social. O psicólogo, terá competência profissional para solicitar uma abordagem multidisciplinar.

18 MAI 2015

Conforme a demanda apresenta, sugiro que você e/ou família procure atendimento psicológico e será esclarecida sobre várias questões, tais como: 1) a constituição do indivíduo é algo individual a exemplo de sua filha; 2) o levantamento das suas expectativas como mãe; 3) o enquadramento familiar e social. O psicólogo, tendo em vista a necessidade de um acompanhamento mais apurado sobre o caso supracitado, têm competência profissional para solicitar uma abordagem multidisciplinar caso identifique a necessidade.

18 MAI 2015

Boa tarde Marina Takemoto,
Conforme a demanda apresentada, sugiro que você e/ou a família procure o atendimento psicológico e será esclarecida sobre : 1) constituição do indivíduo-sua filha; 2) o levantamento das suas expectativas - como mãe; 3) o enquadramento familiar e social. O psicólogo, tendo em vista, necessidade de um acompanhamento mais acusado sobre o caso, têm competência profissional para solicitar uma abordagem multidisciplinar caso identifique a necessidade.

15 MAI 2015

Sua filha apresenta um comportamento introvertido, isso está bem claro, faz parte da personalidade dela, seu jeito de funcionar no mundo. Tanto ela quanto você devem aceitar isso. Nem sempre será possível ela se enturmar em todos os grupos, ela deve buscar grupos com o qual sinta afinidade e segurança. Frustrações e decepções na escola fazem parte do crescimento como pessoa. Seja uma mãe presente e amiga e apoie sua filha, ensinando que esse tipo de situação faz parte. Caso sinta necessidade, procure um Psicólogo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAI 2015

Boa noite,
Nossa sociedade funciona de forma extrovertida e, inaltece esse funcionamento nas pessoas. O tímido que funciona de forma, em muitas vezes, introvertida. Isso causa impactos.
Por ser formas de percepções opostas de viver e ver o mundo. Isso demanda respeito a forma de cada um tipo de ser e estar na vida.
Na adolescência existe uma necessidade de formar identidade, que geralmente se faz nos grupos, porém, não exatamente com grupos apenas físicos, o imaginário também e, isso os tímidos e introvertidos que me parece ser o caso da sua filha. Penso que ela fez um movimento para se tornar extrovertida mas, não foi feliz, porque ela não funciona dessa forma e, isso tem que ser respeitado. Tudo em seu tempo acontece.
Abraço.
Suzana Oliveira dos Anjos.

15 MAI 2015

Olá Marina boa noite,
A adolescência por si só é um período de transição, novas descobertas e reconfigurações sociais. O (a) jovem nesta fase procura se identificar com algum grupo, e para isto é necessário compartilhar experiências e assim encontrar seu espaço. Mas conforme sua fala, a timidez é característica marcante e faz parte da personalidade de sua filha e talvez dificultando este processo. Na psicoterapia o profissional buscará fazê-la perceber-se como é, refletir sobre suas qualidades e dificuldades e partir dai reorientá-la na intenção de elaborar novos recursos para aumentar seu repertório em habilidades sociais facilitando a comunicação e seu relacionamento com o meio. . O apoio da família é muito importante nesta fase mesmo nos momentos que apresentem conflitos, esta situação já traz muito sofrimento a sua filha, estar ao seu lado é essecial

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

15 MAI 2015

Olá boa noite !
É claro que tudo o que vc fizer será sempre com amor e intuito de ajudá-la. Me parece que ela já tem completa noção do tamanho da dificuldade em "se enturmar", o que significa em outras palavras, ser menos inibida, retraída. Mas o fato é que ela não consegue. Neste caso, seria muito bacana uma psicoterapia, para trabalhar todos os aspectos da personalidade dela, tímida, inibida, retraída. Desta forma ela poderá tocar diretamente nessas feridas, falando sobre seus medos e expectativas sobre o mundo social, e trabalhar essas dificuldades em terapia. Com certeza, penso que, se vc tentar lembrar um pouco, talvez ela sempre tenha demonstrado essa timidez de alguma forma, desde a infancia, nas primeiras relaçoes até hoje. Seria bacana ela poder refletir sobre tudo isso e como se formou a identidade dela diante dos outros.... Pense nisso e continue ajudando-a com seu apoio e amor, sem recriminar. Já esta difícil para ela. Abraços !!

Jamile da Costa Gonçalves Psicólogo em Santos