Tenho um namorado que não gosta de um amigo meu

Feita por >Letícia Santana da Conceição · 27 jan 2023 Abordagem psicológica

Oi, espero que tenha tendo um bom dia! Tenho um namorado (Lucas) que não gosta de um amigo meu (eu já fiquei com esse amigo (só beijo) a muito tempo atrás, e ele ainda mandou eu apagar o número dele e cortar toda a minha relação com esse amigo (Calebe), e isso faz eu me sentir mal, pq eu não tenho tantos amigos, mas eu considero ele muitíssimo e acaba me doendo não poder falar mais com ele.
Eu não fui totalmente sincera com o meu namorado no início do relacionamento sobre esse amigo, não acho que fiz certo de não ter falado que já tinha beijado ele, até pq eu nunca gostei muito de falar sobre o passado, mas depois dele insistir pra eu falar, acabei contando pra ele que já tinha beijado o Calebe, desde então ele não me deixa mais eu falar com ele. Nosso namoro já vai fazer dois anos (temos 1 ano e 10 meses namorando) e mesmo mostrando pra ele que o Calebe é só meu amigo, já tentei juntar os dois em festa, sair junto, mas não adianta.
Esses dias o Lucas falou uma coisa que ficou ecoando na minha cabeça "sinto que a qualquer momento você vai me trocar pelo Calebe" e essa frase me deixou péssima, pq mesmo com todo esse tempo de relacionamento, de eu não dar nenhum sinal que trocaria ele, de desistir de uma amizade muito querida por causa dele, ele ainda acha que eu vou trocar ele.
Eu estou tão mal com toda essa situação, muitas vezes eu sinto falta do meu amigo, nós sempre conversávamos, tenho uns colegas em comum com o Calebe, então de vez enquanto nós frequentávamos os mesmos lugares, então eu tive me me afastar desses colegas também, pra não me encontrar com o Calebe. Enfim, esse é o resumo de toda essa situação, não faço a mínima ideia do que fazer, já tentei conversar com o Lucas, mas o nome "Calebe" parece ser uma bomba no nosso relacionamento, é só falar pra atmosfera mudar e a gente acabar brigando, queria conseguir dizer pra ele que isso tá me fazendo muito mal.

A melhor resposta 28 JAN 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 JAN 2023

Olá Letícia! Obrigado por escrever. Esse tema é extremamente importante. Amigos são raros, são de construções que duram muitos anos. O Lucas tem razão (desde que se aplique a profundidade com o amigo, na essência da amizade.) Amigo é muito mais caro, mais raro, mais importante do que namorado. Namorado é experimentação que na maior parte das vezes, não dá certo. Amigo é algo que acontece, que não controlamos, razoavelmente raro, que precisamos cultivar, um, dois, no máximo três a cada época da vida. É no máximo três não porque não seria bom ter mais. É que a profundidade e qualidade dessa vinculação exige tempo, dedicação, cultivo, de forma a não ser possível aumentar a quantidade sem perder a qualidade. O amigo é mais importante e raro do que namorado. Amigo é essência.
Se o namorado não confia, não é plenamente namorado.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.