Não sei se gosto ou não de um amigo meu?

Feita por >Sandra · 15 mai 2023 Abordagem psicológica

Nós não estamos muitas vezes juntos, mas quando estamos somos carinhosos um com o outro (beijos na cara e abraços). Quando estou com ele não sinto atração sexual mas gosto de estar abraçada com ele. Dou por mim a pensar nele muitas vezes ao dia e gostava de estar mais vezes com ele do que estou com os meus outros amigos. Já refleti se queria ter algo mais com ele mas cheguei a conclusão que quero ser só amiga dele, mas não sei se sinto algum sentimento amoroso por ele.

A melhor resposta 17 MAI 2023

Olá Sandra. Talvez você goste do carinho, da companhia e da sensação de acolhimento. Abraços e beijos nem sempre tem conotação sexual, podem ser demonstrações de afeto e cuidado autenticas. Se você já pensou sobre seu sentimento e só quer ser amiga então parece ser muito mais uma necessidade de ter aquele afeto do que um desejo de uma relação romântica.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Oi, Sandra!
Entendo que você esteja buscando compreender seus sentimentos em relação a essa pessoa com quem você tem uma relação carinhosa, mas não necessariamente uma atração sexual. É comum que as relações interpessoais sejam complexas e nem sempre se encaixem em padrões pré-estabelecidos.
É importante destacar que o afeto e o amor podem se manifestar de diferentes formas, e não necessariamente precisa existir uma atração sexual para que haja sentimentos profundos por alguém. O carinho, a proximidade emocional e a vontade de estar perto dessa pessoa indicam que existe uma conexão afetiva significativa entre vocês.
Ao refletir sobre seus sentimentos, é importante se questionar sobre o que é essencial para você em um relacionamento. Nem todos os relacionamentos precisam seguir uma fórmula predefinida, e é válido explorar diferentes formas de conexão emocional. O fato de você desejar ser apenas amiga dele indica que você já estabeleceu seus limites e definiu o tipo de relação que é mais adequada para você neste momento.
É importante lembrar que os sentimentos podem evoluir e mudar ao longo do tempo. Às vezes, é necessário dar espaço para que a relação se desenvolva de maneira natural e permitir que os sentimentos se manifestem de forma mais clara. Se você está confusa sobre seus sentimentos amorosos por ele, pode ser útil explorar essa questão em um ambiente terapêutico, onde você pode discutir suas emoções e pensamentos mais profundamente.
O autocuidado e o respeito aos seus próprios sentimentos são fundamentais. Se você está feliz com a amizade que possui com ele, pode ser benéfico valorizar essa conexão emocional e nutrir essa amizade especial. É importante lembrar que cada pessoa e cada relacionamento são únicos, e o mais importante é encontrar uma dinâmica que traga satisfação e bem-estar para ambos.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

17 MAI 2023

Olá Sandra, espero que esteja tudo bem com você!

Na dúvida, é indicado você não tomar nenhuma decisão no momento, nem tampouco se pressionar para escolher agora. Procure se conhecer um pouco mais, passar mais tempo consigo própria, e desenvolver seu lado pessoal, buscando crescer e caminhar em direção ao que você deseja para sua vida. Você também pode, sem se pressionar, ir conhecendo mais seu amigo, sem estabelecer nenhuma expectativa, apenas ir conhecendo naturalmente a personalidade dele. Com o tempo, se houver alguma resposta, ela irá surgir, e você poderá compreender melhor os sinais. No momento, acredito que a relação de vocês é exatamente da forma que você descreveu, ou seja, são amigos, que se encontram e passam algum tempo juntos, e nada mais, pois você já sabe que quer ser apenas amiga dele. O sentimento de simpatia é natural, e não necessariamente tem haver com paixão ou amor, que é bem mais mais profundo, mas diz respeito também a pessoas que tem alguma afinidade, e isso pode ser indício de amizade. Procure relaxar e não se cobrar para ter uma resposta. O momento é de naturalidade e espontaneidade. Procure usufruir o melhor de sua vida agora, e deixe que o depois surja ao seu tempo. Não se preocupe em definir nada agora, pois vocês já são amigos. Se sentir necessidade de aprofundar mais o tema, o profissional de Psicologia pode te auxiliar.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAI 2023

Olá Sandra! Que texto bom você apresentou! Um amigo é muito importante, tem suas particularidades que não se encaixam em namorado, não se encaixam em marido, não se encaixam em qualquer outra denominação. Abraço essencial e pleno é muito particular, importante. É preciso preservar. Não há necessidade de colocar as pessoas em caixinhas qualificadas como amigo, colega, conhecido, namorado, paquera, desconhecido ou outro. É preciso vivenciar a construção da qualidade das interações com respeito para com a essência pessoa, para com a essência pessoal da outra pessoa, para com a harmonia da convivência. Perder isso que você tem com ele, implicará perder algo raro, que poucas pessoas vivenciam e sentem.
Não ponha tudo isso a perder, estando em dúvida. Ame os abraços e evolução delicada e cuidadosa dessa qualidade de convivência.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.