Minha filha tem cúme doentio de mim e nao gosta do pai

Feita por >Sabrina Marques · 19 nov 2020 Psicologia infantil

Por favor preciso que que alguém me ajude pois não sei mais o que fazer. Minha filha sempre teve muito ciúme de mim, muito mesmo. Tem de todos que se proximam de mim, mas é mais direcionado ao pai pois ficamos os 3 junto em casa. Agora ela esta com 5 anos e fala claramente que não gosta do pai, empurra quando ele está perto de mim e é grosseira. Já conversei com ela, já chamei atenção das grosserias dela. Meu marido já não tem paciência com ela, isso esta afetado muito a nossa relação.
Ela já presenciou algumas brigas feias entre nos dois quando ela era bem pequena, não sei se isso afetou ela.
Hoje em dia ele fica nervoso também quando ela é mal educada com ele. Não sei como agir?

A melhor resposta 19 NOV 2020

Sabrina. Crianças precisam de limites. Se vc não consegue impor pode acontecer isso. Até o ciúme deve ter um limite. E ela ultrapassa esse limite.
Ela precisa e vcs precisam de um processo de psicoeducacao.
Se interessar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 NOV 2020

Olá Sabrina! Grato por escrever. Primeiro é importante vocês não se culparem ou se basearem em explicações isoladas. Será preciso uma análise minuciosa da história dela e da dinâmica de convivência e vida dela. Crianças, geralmente são mais flexíveis. Agindo com elas com firmeza, amor, ternura, explicação, diálogo, geralmente elas são conduzidas para trocas melhores. Para a análise disso será imortante você e seu marido passarem por trabalho técnico científico com psicólogo. Essa questão, pode ser objeto de algumas medidas rápidas e eficazes.
Procurem por um de nós.
Atenciosamente (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

20 NOV 2020

Olá Sabrina...
Sua filha precisa da imposição dos pais, precisa que vocês ditem as regras e quais são os comportamentos desejados e esperados para a idade dela.
É preciso que ambos, pai e mãe, fale o mesmo linguajar, não se contrariem na frente dela, não discutam ou briguem, pois o comportamento que vocês tiverem com ela, ela terá com vocês, pois vocês são espelhos para ela.
Te oriento a buscar ajuda psicológica para ela, e para os pais, para compreenderem o comportamento dela, e também para compreenderem seus comportamentos com ela, buscando assim, trabalhar os pontos que necessitam de melhora para terem uma vida mais leve e tranquila.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste