Meu filho vive falando que não gosta de mim, o que eu faço?

Feita por >karolyna lopes · 10 mai 2022 Psicologia infantil

Meu filho tem 7 anos de idade , em 90% a criação e educação eu que passo , normalmente o pai não se mete para não ter estresse , o que de fato me deixa mais exausta, por fazer isso sozinha. Ele nunca foi uma criança docil, amoroso e nem paciente. Ele tem muitos traços meus. Que por sinal muitas vezes elevo, para evitar um conflito desnecessário. O pior é que sempre quando eu não deixo ele fazer alguma coisa, ele fala que não gosta de mim , e que queria que eu fosse embora para outro estado. Eu fico extremamente magoada. Quando o pai dele faz o mesmo =, ele tambem fala que não gosta do pai dele, mas sempre prefere á ele. Um outro fato é que ele so faz as coisas em cima de pressão. EX: Almoço ele pode ficar 40 minutos com a mesma comida e quando eu falo que vou deixar ele de castigo ele come em 2 minutos. Mas ele mesmo ja nem liga para ficar de castigo , porque fala . " Já estou de castigo mesmo" . Não sei mas o que fazer. Estou emocionalmuito abalada.

A melhor resposta 11 MAI 2022

Olá Karolyna! Obrigado por escrever. O histórico que você descreveu é bastante comum. Uma parte das crianças, nessa idade, são mais insistentes, lutadoras para querer fazer as coisas no seu tempo. Isso dá trabalho, incomoda. Certamente ele fala de não gostar de você, porque você é a pessoa que mais coloca limite nele. Isso é normal e esperado. Acontece que ele não sabe como a vida é sem você, não consegue raciocinar essa possibilidade imaginária. As expressões dele refletem o imediato, sem maiores reflexões. A firmeza, o afeto, o diálogo, com a adequada colocação de limites, são essenciais. As crianças, nessa idade, muitas vezes embora se oponham resistam, acabam cedendo ao afeto exigente. Outra frente importante é a escola. Nas aulas, com diversos colegas, diversas culturas, os professores, demais trabalhadores da educação, ele poderá acalmar. Também a prática de esporte coletivo de contato como: futebol, capoeira e basquete, será de muita utilidade.
Poderemos, em consulta, contribuir mais específica e detalhadamente.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão ativas: a maioria dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento). Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde.
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, evite aglomerações de pessoas e águas paradas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 MAI 2022

Oi Karolina Lopes
Os filhos absorvem a realidade ambiental... ele sabe que voce fica magoada, triste e explora o seu comportamento e de nada adianta voce se impor a ele... precisa se curar, precisa resolver o seu problema afetivo, precisa ver o que está te afetando emocionalmente.
Talvez Voce esteja fazendo por obrigação e não por livre iniciativa e o filho sente e explora isso. Ele não faz isso para te contrariar, mas voce está solicitando isso. Ele apenas cumpre o que voce pede.
Percebo que há pouco diálogo entre voces casal, precisam aprimorar isso. Educação é tarefa dos dois.
Faça Psicoterapia para tratar seu emocional.
Abraços

5817 respostas

11 MAI 2022

Olá Karolina.
As crianças nessa idade são realmente perspicazes e podem tentar manipular em ocasiões em que se sentem contrariadas. Importante explicar para o seu filho o por quê precisam ter rotinas de horários, de higiene, para tarefas escolares, etc. A pessoa que é a responsável por impor limites é sempre aquela que a criança opositora tentará medir forças e contrariar. É importante que todos colaborem nas atividades da casa e que seu filho perceba que você tem a função de orientá-lo mas que o pai também colabora em outras funções e na organização da casa e que ele fazendo parte da família também deve desempenhar as funções dele.
faça perguntas para verificar se ele entendeu cada vez que colocar novas regras e vá colocando as atividades para ele fazer aos poucos, sempre coloque uma nova tarefa depois que ele já estiver executando com perfeição a última tarefa solicitada. Elogie quando ele estiver iniciando uma nova tarefa pois elogios servem de incentivo para ele continuar se esforçando. Também é importante que ele ajude em pequenas tarefas como colocar o prato que comeu sobre a pia, arrumar a cama e guardar o pijama. Procure um psicólogo para auxiliá-la nessa tarefa de impor esses limites com mais facilidade ao seu filho. Estando disposta a participar do processo de mudança interior e se fortalecer para resolução de problemas fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga Clínica

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

11 MAI 2022

Oi Karolyna.

As crianças elas tendem a reproduzir tudo o que aprenderam de forma indiscriminada (sem pensar). Por exemplo, essas respostas que ele dá. De uma forma elas são automáticas para o momento que ele se sente, raiva por exemplo, ou frustração.

As crianças não sabem o peso, não entendem reflexivamente o que falam.

Então, se as crianças respondem as situações conforme elas acontecem, o que precisa ser mudado para que ele não repita mais isso?

Creio que se você pensar sobre isso será oportuno para a mudança.

Realizar terapia te ajudaria muito também, buscar entender tudo isso que acontece na relação de vocês (família).

Se desejar, estarei à disposição,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho