Meu filho não gosta de mim

Feita por >Soraia · 26 abr 2022 Terapia familiar

Meu filho de 18 anos não gosta de estar perto de mim e está a dias sem falar comigo por conta de uma discussão que tivemos. Não sei mais o que eu faço. Ele é frio e orgulhoso. Não liga nem para os castigos que eu dou. Me ignora em tudo.

A melhor resposta 27 ABR 2022

Oi Soraia.
Na fase da adolescência e do jovem adulto (que é o caso do seu filho), é comum dessas situações acontecerem. Como o psicólogo anterior disse, geralmente eles querem e se acham autônomos da própria existência, deixando de lado certas relações e interações sociais.
E o deixar de lado, não no sentido de esquecer, de não querer mais. É apenas a forma que eles encontram para lidar com as coisas.

Sua chateação é compreensível e comum.
Se você tiver possibilidade de fazer terapia ajudaria muito você nesse momento.

Qualquer coisa estou a disposição.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

2 JUN 2022

Olá, Soraia.

Li o que escreveste com muita atenção.
Fiquei pensando como você está se sentindo emocionalmente, tendo o seu filho, reagido desta maneira após tal discussão...
Você sente que ele é frio e orgulhoso, que não liga para os castigos e tende a te ignorar...
Ele já tem 18 anos...
Não deve ter sido fácil passar por isso e nem deve estar sendo, no entanto, uma alternativa seja sentar para conversar...
Talvez no seu tempo e no dele, mas, uma conversa pode ser útil...

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

28 ABR 2022

Soraia,
Como voce se posiciona diante dele? Teu filho veio através de voce mas não é seu.
Ele precisa construir a sua realidade, do jeito que ele quer.
O comportamento que ele tem é o resultado de como foi educado.
Precisa recuperar a si mesma, precisa resgatar a sua condição de mulher e de mãe
Faça Psicoterapia para se conhecer e ser o que é a sua essência, se quiseer ecuperar o filho.
Abraços

5826 respostas

27 ABR 2022

Soraia. Será q o problema não são os castigos ?
Pq os castigos?
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 ABR 2022

Olá Soraia! Obrigado por citar. Precisaremos de muito mais dados para construir uma resposta específica. Em termos gerais, a maior parte das pessoas, com idade entre treze e trinta anos aproximadamente, gostam mais de colegas, conhecidos, ídolos do que dos pais: precisam construir a autonomia, sentem-se tolhidos pelos pais. Isso não quer dizer que não gostem, mas quer dizer que sentem a necessidade de construir a identidade e acham que não podem dialogar em condições razoáveis com os pais.
Estarei a disposição, com dados mais ricos, detalhados e específicos, a ajudar com a Ciência própria do psicólogo.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência, essa é confiável! A Ciência não é diretamente ligada aos poucos falsos cientistas. Pondere o uso de máscara, melhore a qualidade do afeto! Evite aglomerações.