Minha filha não aceita que eu namore

Feita por >Flavia Souza · 26 nov 2020 Adolescência

Boa Noite vou detalhar um pouco sobre a situação
Me separei do pai dela quando ela tinha 1 ano e 3 meses um relacionamento conturbado, nos mudamos de cidade e quando ela completou 6 anos casei novamente, no inicio foi tudo normal com o tempo começou as diferenças terminei engravidando o que piorou a situação principalmente por ela resolvi me separar, fui viver em outra cidade e me dediquei a eles, agora ela já esta com 17 anos e meu filho com 7 fiquei 5 anos sozinha sem ter alguém, até que conheci uma pessoa de inicio eles não foram apresentados faz já 1 ano e 5 meses que estamos juntos este ano com o consentimento dela ele veio aqui em casa, sempre com muito respeito porém ela começou a ficar incomodada por ele vir aqui, chegando ao ponto de dizer que se eu não poderia ser feliz somente com eles porque precisava ter alguém, detalhe ele ainda não conheceu meu filho pois quero preservar mais um pouco ele
Não estou sabendo como lidar com esta situação

A melhor resposta 27 NOV 2020

Olá Flávia! Obrigado por escrever. Pelo seu relato, você precisa amadurecer mais as convicções. De outro lado sua filha precisa respeitar tuas iniciativas. Certamente você quer estar bem com sua filha. Isso não tem fórmula mágica: é diálogo, muita conversa com afeto.
Sua filha tem namorado? Você e sua filha conversam de forma mais profunda?
Muitas vezes, com a ampliação de contatos sociais saudáveis e éticos, as pessoas passam a contar com pontos de respiração.
Será, sem dúvida, muito mais enriquecedor você passar por conduta científica com psicólogo, quanto a esse assunto.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

3 DEZ 2020

Flávia. Vc tem um relacionamento e só agora q resolveu expor p seus filhos. é natural que estranhem no começo. Mas lembre vc é a adulta da casa.vc deve impor as regras e limites. de uma maneira confortável mas é assim.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 NOV 2020

Flávia Souza...
Está construindo um relacionamento com teus filhos e com o parceiro, meio conturbado... as coisas não podem ser assim.
Está educando seus filhos como voce foi educada, está perpetuando a educação recebida. Isto não é bom, nem para si mesma e nem para seus filhos.
Você ainda não conquistou a sua autonomia afetiva, ainda não é uma mulher para si mesma, ainda preserva dentro de si a dedicação para os outros. Precisa crescer e conquistar a si mesma, ser autônoma.
Está vivendo esta vida, não para satisfazer aos outros mas para se realizar.
Veio de uma família que, possivelmente não conseguiu ser você mesma e agora está educando seus filhos dentro do mesmo sistema.
Você é anterior aos seus filhos, não tem que pedir licença para eles para ter a vida que voce quer para ti mesma.
Até quando vai deixar que outros comandem a sua vida?
Precisa fazer Psicoterapia para compreender-se, crescer, conhecer-se e realizar a ti mesma.
Só assim, vai conseguir com que sua filha que hoje está com 17 anos se respeite e respeite outras pessoas porque está apenas demonstrando ser uma ditadora, submetendo outros à vontade dela. Porém, voce está permitindo isso, que ela determine a forma de vida sua.

5817 respostas

27 NOV 2020

Olá Flavia! Obrigada por sua participação.
Seus filhos são muito importantes na sua vida, não é mesmo? Mas por que eles, em especial sua filha mais velha, tem tanta autoridade sobre sua vida? Quem sabe sobre você, sua felicidade, além de escolher com quem é melhor estar é você. Me parece que você tenha se privado de relacionamentos amorosos por causa deles, é isso? É importante você se posicionar e dizer que o relacionamento que tem com essa pessoa é amoroso, entre homem e mulher e o que tem e sente pelos seus filhos é único, é uma relação que não pode ser comparada. Pode ser que eles estejam sentindo-se ameaçados e que poderão ser deixados de lado. Converse com eles e transmita essa segurança e confiança a eles. Penso que esse possa ser o início de uma relação mais saudável entre vocês.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 NOV 2020

Boa tarde Flavia, tudo bem?
É muito prudente e importante todo este cuidado e zelo que você relata ter com os seus filhos, filhos devem ser amados, cuidados e protegidos, mas, tem um limite para isso. Você é mãe deles e sempre vai ser, mas isso não significa que você não possa também ser mulher, namorada, esposa. A forma como você relata, faz parecer que você precisa da aprovação dos seus filhos para namorar novamente... Por que? Por que razão um filho deveria poder decidir se sua mãe pode ou não pode namorar uma pessoa, casar novamente? Por que razão qualquer outra pessoa deveria poder decidir sobre a sua vida, se não você?

Com 17 anos sua filha está numa fase bastante importante do desenvolvimento, está se tornando adulta, está num período de transição - é uma fase bastante difícil para alguns adolescentes. Se ela tem encontrado dificuldades em aceitar que você tenha um relacionamento, seria interessante você conversar com ela sobre a possibilidade de buscar um apoio profissional psicológico para ela; para que ela possa falar com alguém sobre como ela está se sentindo diante do fato de você ter um relacionamento afetivo.

Você deve sim dar atenção a como sua filha se sente com relação a ter uma pessoa diferente frequentando a sua casa, mas isso não pode ser um fator que por si só dite se você vai ou não vai continuar namorando uma pessoa. Dê espaço e tempo para a sua filha para que ela possa entender o que está sentindo... A terapia pode ser um espaço seguro para que ela possa falar sobre os reais motivos que a fazem se sentir como ela está se sentindo, com relação a tudo isso que está acontecendo.

O fato de você querer namorar uma pessoa, ter um companheiro para se relacionar, não significa que seus filhos não bastem para você; são apenas relacionamentos diferentes. Uma coisa é a Flavia mãe, outra coisa é a Flavia mulher. E é possível ser mãe e feliz, e ainda assim ter-se o direito de ser também namorada, mulher, esposa.

Espero ter ajudado.
Karoline.

Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Blumenau