Aceito conhecer a namorada da minha filha, lésbica?

Feita por >Le Nole · 27 abr 2022 Orientação sexual

Numa tentativa de reaproximar da minha filha de 19 anos q está lésbica acabei falando que por amor eu aceitaria conhecer a namorada dela. Mas, agora estou desesperada por dentro, pq estou me sentindo que estou incentivando ela. Mas, quando mais eu finjo q isso não acontece mais ela se distancia de mim. Estou muito doente por conta disso, fibromialgia, obesidade, melasma, quedas de cabelo e etc,,, e sei q é por causa dessa situação que não sei lidar desde 2017- Faço terapia a mais de 2 anos, mas ao menos até hj não consigo receber uma orientação. As minhas sessões são muito imparciais não há orientação e desabafando não consigo chegar a lugar algum. Estou morrendo aos poucos com 37 anos. E cada vez q fico mais doente , mas sinto q estou perto de parar de sofrer e sentir tantas dúvidas.

A melhor resposta 28 ABR 2022

Olá Le Nole! Obrigado por escrever. Um ser humano é muito maior do que sua posição sexual atual. Certamente que você deve conhecer as pessoas com as quais a tua filha convive. Será bom se encontrarem, inicialmente, em ambiente neutro, com shopping, bar, etc. Aos trinta e sete anos, precisamos amadurecer muitas coisas, imagina aos dezenove. Para simplificar, em todas a idades, temos muitas coisas a amadurecer. Não será você aceitar ou não que irá definir as direções sexuais que tua filha construirá. Aceitar não precisa ser o mesmo que concordar, mas significa amor, acolhimento, companhia. Não explique tuas anormalidades de saúde, por fatores externos isolados. O centro da explicação está em você mesma.
Estou a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está viva, há muitos falsos políticos, mais ainda, há falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8602 respostas

29 ABR 2022

Oi.....
Qual é o problema de sua filha gostar de mulher?
Voce sofre porque está sendo orientada pela cultura, pelos valores, pelas crenças... tudo isso existe para facilitar nossa convivência, o sistema todo é organizado assim, para que possamos conviver com todos.
Voce está num sistema, mas não é do sistema; tem que aprender a lidar com ele sem se deixar dominar por ele.
Essencialmente voce é vida e a vida te deu a liberdade para se realizar e ser feliz; te deu o livre arbítrio para escolher e decidir sobre o que te serve e o que precisa deixar ir;
A cultura, a escola, a religião, as crenças, a sociedade pertence ao sistema e não desenvolve para ser si mesma; apenas condiciona, adestra, para ser um instrumento do sistema.
Existe muitas formas de se relacionar e de amar, cada um tem o seu modo; só que aprendemos que o "certo" é o relacionamento homem com mulher, mulher com homem; aprendemos do sistema que é errado todas as outras formas de se relacionar.
Como coloquei, a Vida te deu a liberdade e para a vida, nada é certo e nada é errado... tudo é aprendizagem.
Sua filha quer ser autônoma, quer ser dona da sua vida, cada um deve ser dono da sua vida; sempre que um outro comanda a nossa vida, somos dependentes dele, não somos mais nós mesmos, somos o que os outros querem de nós.
Entendo que a escolha da sua filha esteja bagunçando seus conceitos e te deixando atordoada, mas aproveita de derrube as muralhas internas que tem, e ame a sua filha; aceite-a como ela é e deixe que ela se manifeste e expresse a sua lama como ela se sentir melhor.
Nada é definitivo, daqui a pouco ela pode escolher outra forma de se expressar.
Abraços e pode pensar em fazer Psicoterapia de verdade porque pelo que disse, a que está fazendo não está resolvendo.

5817 respostas

28 ABR 2022

Oi Le.
Não quero supor nada com relação ao que seria o ideal a se fazer, mas quero que saiba que mudar não é vergonhoso. Se está a tanto tempo com um profissional e que não consegue enxergar melhora sobre si mesma, não se acanhe em conhecer novos terapeutas, pois somos pessoas normais como você, quero dizer que assim como há amigos que não sabem ouvir e incentivar à nossa melhoria, há também profissionais que não proporcionam crescimento.

Sobre essa decisão que você precisa fazer, é só você quem sabe o que você passa, o que você sente.
Eu senti lendo o que você escreveu que você está buscando alguma confirmação no outro, para então agir.
Olhe para si, perceba o que você deseja e seja sincera com você mesma.

Se estiver disposta a tentar algo diferente estarei a disposição.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho