Minha filha de 5 anos diz que quer ser menino para fazer xixi em pé.

Feita por >Val · 3 jun 2024 Psicologia infantil

Olá, minha filha com 5 anos diz que quer ser menino para poder fazer xixi em pé e cabelo curto porque não embaraça. Não sei o que fazer, se é normal ou se está descobrir a orientação sexual, possível transgênero, me ajudem?

A melhor resposta 4 JUN 2024

Val
Não se trata de transgênero, não se trata de descobrir orientação sexual, trata-se de comodidade, fazer xixi de pé, ter cabelo curto...
Por que não satisfaz ela? Menina também pode ter cabelo curto; menina também pode fazer xixi de pé. Ensine-a como fazer isso.
Crei que a dificuldade de lidar com essas coisas sejam suas por preconceito, por tabus, por vergonha...
A tua filha de 5 anos está te desafiando a voce superar seus limites.
Abraços

6395 respostas

4 JUN 2024

Bom dia!
Essa é uma idade de muitas descobertas para a criança, pelo seu relato acima não temos material suficiente para o entendimento completo das questões que sua criança está apresentando, precisamos nos apropriar da história dela, para compreender bem se são comportamentos isolados e preferências ou realmente alguma questão relacionada ao gênero, conte comigo nessa etapa estou disponível para ajudá-la com o entendimento dessa situação para possibilitar que você consiga compreender e ajudar no desenvolvimento da criança da melhor forma possível, é muito importante que o cuidador possa oferecer suporte para a criança nessa etapa, é só me chamar.

Larissa Baungartner Psicólogo em São Paulo

17 respostas

4 JUN 2024

Bom dia, Val! Obrigado por escrever. Em termos gerais, nessa idade, pode implicar a descoberta das particularidades do feminino em relação ao masculino. A mãe, as professoras, cuidadores, tias, primas e outras mulheres, são modelos para ela. Você escreveu alguns aspectos. Pode ser que tenha outros dados a relatar. Caso não os tenha, vá orientando com afeto, com acolhimento, ela deverá tender a modificar e entender as particularidades de meninas, com orgulho de ser uma delas. Caso as coisas persistam ou se agravem, meses adentro, procure por um de nós, psicólogos. Observação importante: jamais antecipe percepções sexuais de adulto para a criança, abstraia dela, mas não antecipe saberes adultos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.