Minha filha começou a chorar quando deixo ela com a mãe

Feita por >Abóbora · 12 set 2023 Psicologia infantil

Ola, desde quando a mãe da minha filha descobriu a gravidez eu e elas somos separados, acompanhei a gestação, faço meu papael de papai o melhor que posso, sempre ia pelo menos 4 vezes ou mais visitar ela na casa da mãe durante o primeiro ano, e com 4 meses como começou com o NAN ela já começou a dormir na minha casa aos finais de semana, hoje pego de 15 em 15 dias aos finais de semana e ela tem 3 anos, sempre nessas voltas para a casa da mãe eu me despedia, nunca gostei de sair escondido para ela entender e tava tudo bem, ela se despedia e eu ia embora, só que tem uns 4 finais de semana que ela sempre chora querendo que eu fique ou que eu leve ela de volta e isso me machuca muito, em um desses 4 eu tive que sair escondido e isso é horrível, apesar dela chorar, a mãe dela diz que ela fica calma, só que eu não quero que ela pense que eu to abandonando ela, sei lá, só queria que ela entendesse que eu vou voltar e ta tudo bem

A melhor resposta 13 SET 2023

Olá Abóbora! Obrigado por escrever. Aproximadamente nessa idade as crianças vivenciam um olhar predominante para figura paterna. Esse é um dado: há muitos outros. Por exemplo, as crianças querem seu pai e sua mãe juntos. A separação de algo ou alguém agradável, de forma adequada ou inadequada pode desencadear choro. Pelo relatado você não mencionou nenhuma evidência de comportamentos indevidos, causadores de sofrimento por parte da mãe para a criança.
Cuidado, muito cuidado para não ser injusto com a mãe da criança. Ser injusto com o pai ou com a mãe, no final das contas, implica ser injusto com a criança.
O diálogo, o afeto, a empatia, acolhimento, conversa explicativa a partir das possibilidades de compreensão da criança, ameniza possíveis sofrimentos.
Pode ser que a percepção de que a próxima acontecerá após muito tempo (para você, quinze dias), para a criança represente algo diferente. É possível conversar, explicar, acolher, diminuindo o desconforto.
Outras hipóteses para o choro, dependem de esclarecimento inquestionável, antes de serem postas como verdades. Também não é adequado ficar procurando falhas ou erros na mãe. Isso não contribui.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.