Minha enteada começou a me ignorar e maltratar. O que devo fazer?

Feita por >Ana · 22 abr 2023 Terapia familiar

Bom, sou casada há 4 anos e temos um relacionamento a 7 anos. No começo do namoro ela ainda era criança e eu sempre tratei ela bem de todas as formas possível. A gnt se dava muito bem, brincávamos, assistia, saímos e conversávamos bastante. Com o tempo, eu e minha esposa resolvemos moramos juntas, eu com meu filho adotivo e ela com a filha dela. Eles (as crianças) sempre tiveram também uma relação extremamente boa. Ela sempre foi muito atenciosa e cuidadosa com ele que é menor. Mas o tempo foi passando e ela foi se fechando mais para as conversas e tal. Sempre pensei que era por causa que estava crescendo e ficando pré - adolescente então deixei o tempo dela. Minha relação com meu filho é de pura amor, companheirismo, carinho, atenção e prioridades na minha vida. Sempre abraço, falo que amo, dou as coisas que pede e precisa mas quando é pra corrigir também corrijo. Umas duas semanas aconteceu que ela começou a me ignorar e não falar cmg. Não sabíamos o que estava acontecendo e a tia dela começou a conversar com ela. Foi aí que ela falou pra tia dela que me achava muito "coisa" com meu filho....Que a mãe dela dava tudo pra ela também mas faltava algo. Então começamos a deduzir que minha enteada começou a sentir inveja ou ciúmes da minha relação de mãe com meu filho. Um tipo de afetividade que ela não tem da mãe dela e queria muito ter. A mãe dela sempre deu de tudo pra ela mas não dava atenção quando chegava em casa, nunca foi de ta abraçando, perguntando como ta, tendo interesses sobre o que ela gosta e etc. Eu como mãe sempre alertei minha esposa sobre isso mas ela nunca deu atenção. Atualmente, chegamos a um nível que a menina não quer mais nem morar aqui em casa, ta na casa da avó. Eu não posso chegar perto que ela se afasta. Não olha mais meus status, nem story, tem o prazer de ta distante de mim. Isso me afetar muito psicologicamente pois eu sempre tentei fazer o melhor pra ela, sempre dei a atenção que a mãe não dava, sempre tentei gostar das coisas que gostava para vivermos em harmonia, sempre fazia o que ela me pedia, sempre buscava formas de ajudar, até nas tarefas de casa e da escola me interessava em saber o que tava estudando, corrigia as tarefas, ensinava o que achava que tava com dificuldades e simplesmente agora ela diz que me odeia. Eu tô em desespero porque não sei o que fazer. Eu fico mal todos os dias quando vejo ela porque não temos mais a mesma relação. Eu não consigo dormir, não consigo comer e nem ficar bem com toda essa situação. Ela agora tem 14 anos e diz que nunca mais vai gostar de mim. Me ajudem! Por favor!

A melhor resposta 24 ABR 2023

Ana
Perceba a forma como voce lidava com o teu filho e como lidava com ela.
Voce trata teu filho de forma diferente como trata ela.
Ela está sendo desconsiderada, ignorada, rejeitada principalmente pela mãe dela e voce dá preferência ao teu filho.
Ela quer igualdade de tratamento, precisa ser ouvida, escutada.
Converse com ela e resgate este amor por ela.
Solicite ajuda pela Terapia

Abraços

5817 respostas

23 ABR 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Há alguns pontos centrais: o primeiro deles é você manter tua retidão, ética, esforço, abertura mental, harmonia, de forma a oferecer terreno fértil e saudável para interação. Assim você poderá, com serenidade, sem culpa, direcionar-se pela tua sublime verdade. O outro lado é que pessoas adolescentes, entre aproximadamente onze e vinte anos de idade, costumam viver posturas temporárias assemelhadas. O que sua enteada precisa é de apoio, conselhos, boas companhias, direcionamento, que talvez nesse momento precise ser ofertado por outras pessoas.
É prudente que adolescentes não fiquem sozinhos ou não baseiem suas interações por trocas virtuais. Precisam de esportes coletivos de contato, de grupos, de sentimento de pertença.
Quanto a você, poderá ser esclarecedor contar com assessoria científica de um de nós, psicólogos, para ponderar entendimentos mais detalhados do desenvolvimento humano e das riquezas internas tuas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.