Está insuportável conviver com meus enteados. Devo me separar?

Feita por >Mateus · 11 abr 2022 Terapia familiar

Boa tarde. Eu conheci no serviço minha companheira e no início não planejava levar a relação adiante. Ainda mais quando ela me falou que tinha 3 filhos e eu não tenho filho nenhum. Mesmo assim o tempo foi se passando e fomos ficando cada vez mais próximos. Até que passei a frequentar a casa dela e conheci os filhos dela. No início era tudo bem, pois só ia nos finais de semana para lá. Faz dois anos que passei a morar com ela e os filhos dela. Foi quando comecei a ver a quantidade de coisas erradas que essas crianças faziam. Como minha companheira queria que eu ajudasse-a assim fiz. Comecei a cobrar, e por tarefas dentro de casa para eles fazerem, já que só sabiam brigar e fazer bagunça dentro de casa, inclusive colocá-los de castigo quando havia necessidade. Então passaram a fechar a cara para mim e após conversar com minha companheira, passei a fazer vista grossa em algumas coisas pois toda vez que eu colocava o pé dentro de casa, estava uma zona tudo bagunçado e só quando eu falava para fazer as coisas, iam fazer. E isso foi desgastante para mim. Hoje em dia só converso o necessário com as crianças (na verdade adolescente de 14 e 10 anos). Mas quando eu chego em casa e vejo sempre o mesmo problema, isso me desmotiva até entrar dentro de casa. E isso está afetando minha relação conjugal. Mas minha companheira não tem autoridade sobre eles e sempre que ela pede algo, eles enrolam ela. Já quando eu falo eles obedecem na hora (mas reclamando e com cara feia).
Me preocupo muito essa relação no futuro piorar.
Já pensei várias vezes separar ou em morarmos em casa diferente até esses filhos dela ficarem de maior.
Precisaria muito de um conselho de um especialista pois está muito difícil conviver com eles. Resumindo: São preguiçosos, esbanja tudo que tem dentro de casa, e vivem brigando.

A melhor resposta 20 ABR 2022

Olá Mateus,
Busque ajuda psicológica para todos.Educar criança e adolescente não é fácil. Eles estão em processo de desenvolvimento e precisam da ajuda de alguém para guia- los.
Um abraço

Lilian Guedes Psicólogo em Salvador