Como devo agir com enteados e netos?

Feita por >lia · 18 jan 2016 Angústia

Meu companheiro saiu de um relacionamento onde ele tinha enteados que hoje estão com mais de 30 anos e neto de 6 anos. Eles conviveram mais de 20 anos.

Eles me odeia e só procura ele pra fazer algum serviço, principalmente finais de semana. E eu fico sozinha o dia todo. Eles não são mais criança e acho que é jogada, pois ele deixou a mãe deles para ficar comigo.

Meu companheiro sabe que eu nao gosto e ele faz questao de chamar ela de filhota, mas eles não o chamam de pai. O pai verdadeiro é vivo e o que ele considera neto nem tem seu sobrenome. Eu sou da mesma idade da enteada dele, 34 anos. Como agir nessa situação? Se ainda fosem filhos de verdade eu não estaria nessa angústia.

A melhor resposta 13 FEV 2018

Olá Lia, seu marido tem sentimento de pai e neto por esse relacionamento de tantos anos, por algum motivo ele terminou a relação anterior e ficou com você, porém nao existe sentimento de ex filho e ex neto, mesmo que não sejam biológicos porque a convivência fez gerar esse amor. Porém, ele se casou com você portanto deve amá-la pois essa foi a escolha dele, então não acuse ele, mas fale com seu marido como você se sente, porém não dispute sentimentos tão diferentes, o de amor de pai/avô, com o amor que ele tem por você. Abs. Vania Costa

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba

26 respostas

20 JAN 2016

oi lia!!! saudaçoes!!!!! seria muito bom se vc procurasse um psicologo para te ajudar á lidar com esta situaçao, ok? busque ajuda. vc vera que sua vida vai melhorar.....sou sandra elena carosio-psicologa e hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

20 JAN 2016

Bom dia. Uma situação como essa pode causar muito sofrimento para todos. Sugiro que você seja sincera com seu esposo e fale o que está sentindo, é importante que ele saiba o que você gosta e o que não gosta e o que precisa ser mudado, mas vocês tem que conversar e decidir juntos o que é melhor fazer. Procure se colocar no lugar dos filhos, por mais que não sejam filhos biológico, o fato de ele ter deixado a mãe para ficar com você pode ter gerado ciúme, pois, conviveram juntos por mais de 20 anos. Você pode tentar se aproximar deles também e mostrar que não quer tirar o pai deles. Converse, o diálogo é muito importante em todas as relações. Se perceber que não dá conta sozinha procure um profissional que possa ajudá-la a apender a lidar com a situação, busque um psicólogo que você confie e boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

18 JAN 2016

Olá Lia
Muitas vezes as pessoas não definem as relações por medo de perder o ente querido. Porém, ficam sofrendo, com raiva, acabam brigando e tornando o convívio difícil nos momentos em que estão juntos, o que aumenta a possibilidade de perder a pessoa amada.
Então, é muito importante deixar as coisas definidas.
Você pode ser suave mas deve dizer o que você aceita, o que não aceita e ouvir também dele o que ele quer ou não.
Desta forma, você poderá evitar muitos sofrimentos para todos, principalmente pra você.
Boa sorte.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo