Devo separar ou tentar ajudar meu esposo?

Feita por >Marcia · 25 abr 2021 Terapia de casal

Sou casada há 8 anos, meu enteado veio morar conosco quando tinha 12 anos, porem ficou apenas 1 ano e depois voltar a morar com mãe. Porém quando fez 14 anos quis voltar a morar conosco novamente porque ficava só rua e desentendia com a própria mãe. Comigo nos davamos bem mas foi crescendo e ficando rebelde e cada dia mais porco e tenho que ficar o corrigindo o dia inteiro e agora ja está com 18 anos e usando drogas e o meu esposo nunca teve voz ativa com ele sempre falou que tem problema psicológicos, mas nunca continua os tratamentos que ele precisa, sempre parou e também nao quis estudar mais. Fica agradando e comprando o que ele pede e finge que n sabe que usa drogas e esta traficando também. Eu amo muito meu esposo, mas por tempo venho aguentando esse rapaz e tem hora que tenho raiva dele não queria sentir isso, as vezes n durmo direito, tenho crise de ansiedade por nao saber o que fazer. Porém tenho medo de separar, pq meu esposo tem problemas de saúde graves, ele trabalha muito e me ajudou as criar meus filhos, que n sao deles, e sempre foi enérgico com eles e com o meu enteado nao. Por isso fico dividida, em que fazer, penso em separar mas o amor fala mais alto e vou aguentando mas sinto que estou morrendo por dentro e perdendo alegria de viver.

A melhor resposta 28 ABR 2021

Olá Marcia. Situação complicada não é? Envolve papeis que não estao sendo feitos, rebeldias que dificultam os vinculos, preocupacões com o bem estar, mas também envolve amor. A família é esse sistema, as vezes complicado. Nas relaçoes tendemos a acionar no outro respostas que nem sempre queremos. Você já sugeriu a seu esposa uma terapia de casal ou de família? Seria uma boa ferramenta para ajudar a lidarem com as questões que você comentou. Pense nisso. Fico a disposição e Abraços.

Bianca Martins M. Benevenuti Psicólogo em Caçapava

4 respostas

27 ABR 2021

Olá Marcia
Pelo seu relato, É o amor que está falando mais alto, ou está bom ficar assim neste ciclo vicioso, os problemas graves de seu esposo tem tratamento? qual é a realidade de ficar nisso? Na última frase supracitada mostra o que realmente está acontecendo, se você tem autonomia de seus gastos, e mesmo se não, reavalie o que amor, o que você tem vivido todo esse tempo;
estou a disposição
um abraço
Leni Elisa

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

26 ABR 2021

Olá Marcia,

Vamos partir do principio que você falou do amor que sente por seu marido. Tente ajudá-lo a se conhecer mais e enxergar a situação que cerca vocês atualmente. Você acredita na relação e no amor de vocês dois? Existe um sentimento de gratidão qdo você fala que ele criou seus filhos que não são dele? Mas também existe um senso de estar sendo injustiçada por ele ter sido enérgico com seus filhos e com o dele não? Percebe que há um desequilíbrio de comportamento? Consegue perceber quais sentimentos seus afloram quando vc pensa na situação?
Ele precisa de ajuda para se conscientizar e mudar de comportamento. Mas há dois pontos importantes a considerar: ele quer receber ajuda? Vc quer ajudar?
Reflita nessas perguntas e encontrará um caminho.
Estou a disposição para ajudar vocês.
Um abraço , fique em paz

Daniela Santos

Daniela Santos Psicólogo em Belo Horizonte

17 respostas

26 ABR 2021

Oi Márcia,
Se voce está enfrentando estes problemas é porque precisa aprender a resolvê-los e assim terá um avanço na sua vida.
Voce trabalha? Ou é dependente do teu esposo? Se trabalha, teu tua própria renda e não precisa depender do esposo.
Quanto à saúde do teu esposo, ele está se escondendo atrás desse problema dele e não age como deveria. Talvez solucionaria o problema dele, se fosse mais correto e verdadeiro na condução da realidade.
Precisa conversar com seu esposo a respeito do enteado e falar tudo a ele e solicitar providências, caso contrário, voce e seu esposo poderão ser enquadrados como coniventes com o consumo e tráfego de drogas.
Precisa afastar teu enteado da tua família. Como o pai fará isso, não compete a ti pensar sobre.