Meus pais me sufocam ou estou vendo pela perpectiva errada?

Feita por >Yasmin · 16 jul 2020 Terapia familiar

Olá, eu tenho 23 anos e meus pais não me deixam dormir no mesmo quarto que meu namorado, apesar de termos um relacionamento há mais de um ano, ficamos sem saber o que fazer, porque não conseguimos nem nos beijar sem sentirmos culpa por meus pais não deixarem a gente ter certos carinhos, como deitar no colo, ficar muito tempo só nós dois no mesmo quarto, ver filme de luz apagada só nos dois mesmo que seja na sala, e9tc. Isso ta sufocando tanto eu quanto meu namorado, que tem a mesma idade que eu, e sinto que por causa de todas essas regras doidas meu namoro pode acabar. Eu sinto como se meus pais me tratassem como uma adolescente, eles sempre foram um pouco superprotetores, mas eu não tenho coragem de conversar sobre isso, porque toda vez que tento eles se irritam. O que eu poderia fazer para resolver?

A melhor resposta 17 JUL 2020

Olá, Yasmin.
Imagino o quanto esta situação deve estar sendo bem desconfortável para você, afinal você já é adulta. Pelo seu relato, seus pais de alguma forma tentam controlar seu namoro, pelo menos na casa deles, ao colocarem restrições. É bem provável que eles estejam tendo conflito por terem sido educados de outra forma, então não é somente uma questão de serem superprotetores e, também, uma possível dificuldade deles em aceitarem que você é uma mulher adulta e responsável por si mesma. Outra questão é que muitos pais fazem isso porque tem medo de que a filha fique grávida, então ao evitar que vocês fiquem juntos é uma forma de garantir que vocês não terem relações sexuais.
Você disse que eles sempre se irritam quando você tenta conversar com eles. Mesmo que eles se irritem, insista na conversa, mas de uma forma mais leve. De fato, não poder ter troca afetiva com o namorado atrapalha mesmo o relacionamento, então na hora de conversar com seus pais, deixe claro que você entende que eles se incomodam em deixar você sozinha com o namorado, que você entende que pode ser diferente de como eles foram educados, mas que você é adulta, sabe se cuidar e que eles também já namoraram e sabem como é importante poder passar tempo com o namorado/a. Deixe claro que se você quisesse esconder o relacionamento deles, você o faria, mas que você prefere namorar em casa onde você se sente segura. É basicamente mostrar para eles que podem confiar em você. Não será fácil mudar a situação, talvez deixar seu namorado dormir no seu quarto seja última coisa a ser negociada, comece pelo básico, como negociar ver um filme na sala e pedir para eles darem privacidade.
O diálogo é o melhor caminho nesta situação.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

20 JUL 2020

Yasmim,
Voce tem 23 anos... voce conversa com seus pais?
Perguntou para eles porque agem assim?
Do que eles tem medo?
Voce trabalha?
O que eles pensam dos namoros?
Voce já transou? Já fez sexo?
Pelo que voce coloca, sua atitude é de adolescente.
Uma vida diferente depende de conquistas tuas. E, conversar com eles e dialogar sobre esta coisas acima, é uma conquista sua.

5817 respostas

18 JUL 2020

Olá Yasmin!
Não vejo outra forma deles mudarem o comportamento a não ser através do diálogo.
Fale como você se sente e como você gostaria que eles agissem, tente expor que você cresceu e está em um relacionamento estável.
Apenas através da comunicação é possível alinhar questões da relação.

Fico a disposição,

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 JUL 2020

Olá, Yasmin.

Obrigada pela sua participação.
O fato de você poder descrever o seu desconforto diante desta situação fala sobre sua disponibilidade para reflexões e também coragem.
Entendo sua impressão de sufocamento, é legítima, pois a sensação de termos os nossos desejos tolidos ou castrados (termo usado na psicanálise) é bastante desconfortável e pode ser entendida (ainda que inconscientemente) como se tirassem nossa vivacidade, afinal desejar é estar vivo, inclusive do ponto de vista psíquico.
Me faz pensar em como você pode construir espaços de fala, ter momentos de cuidado, dar voz aos seus sentimentos e pensamentos.
Se entender que está muito difícil lidar com esta situação, a ponto de trazer prejuízo em alguma área da sua vida, busque auxílio profissional.
Espero ter contribuído.

Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo