Estou errada?

Feita por >Lilian · 27 jul 2017 Terapia familiar

Boa tarde, tenho 40 anos e em setembro já faço 41 anos. O problema atual é com minha mãe. Meus pais se separaram a 8 anos atras. Sempre tive uma infancia dificil pois presenciava regularmente a falta de presença e carinho de meu pai. Sempre ocorriam muitas brigas em casa.Meu pai traia minha mae direto e com isso ela adquiriu doenças cardiacas e nervosas (hoje controladas com remedios).Meu pai sempre dizia que iria sair de casa e em um dado momento como nao tinha outra desculpa começou a dizer que as brigas eram por minha culpa. Como somos em 5 filhos, 3 homens e 2 mulheres.Pedi para minha irma para morar com ela (casada ha 8 anos na epoca). Fui morar para "nao atrapalhar o casamento de meus pais". Minha mae chorou muito e como nos dávamos muito bem, ela achou melhor eu morar com minha irma para meu pai não colocar a culpa da separação em mim. Fui para a casa da minha irma, que é uma pessoa dificil tudo tem que se do jeito dela, mas consegui ficar l por 3 meses sem uma briga sequer. Meu pai então disse que estava arrependido e pediu para voltar para casa. E voltei então. Dois dias depois arrumou suas coisas e saiu de casa. Foi um alívio. Já deviam ter separado a anos. Eu e minha mae sempre nos damos muito bem. Claro, ela não gosta de opinioes e sempre tenho que respeitar o que ela quer. Minha mae é super dependente de mim, naõ sai de casa sozinha d ejeito nenhum, diz ter medo de cair por ai. Hoje com 77 anos a considero muito forte. tem sua pressão arterial regulada. Mas decidi fazer terapia e pensa comecei a questionar muitas coisas. Vi nossa relação de amizade ir por agua abaixo. Eu estava cega. Há 4 anos comprei um apartamento e convidei ela para morar comigo. Eu fiz 4 cirurgias e ela sempre esteve presente. Mas morando em minha casa, ela não mudou em nada. Tudo tem que se do jeito dela. Todos os objetos, tudo. E minhas amigas sempre não prestam, e o meu namorado nem pensar não me merece. Comecei a deixar claro que quem escolhe as relações sou eu. Ai começa a me chantagear diz que depois que arrumei esse namorado eu mudei. Que não me respeito mais, pq durmo nos fins de semana na casa dele. Ela não dorme sozinha (diz que é por causa da doença) mas se ela fica o dia todo pq não a noite. Já conversei com ela e coloquei tudo. Se quisesse morar comigo seria assim, do meu jeito naõ sou mais criança. Mas passou alguns dias e tudo voltou como antes, insultos. Agora a gota dágua, ela disse que pareço uma prostituta pq não sou casada e vou dormir com meu namorado nos fins de semana. Eu ate disse a ela que era melhor eu nao me casar para ficar com ela, mas que me deixasse viver assim e olha o que ela me chama. Não aguentei mandei ela morar com minha irmã que sempre quiz que ela fosse morar com ela. Estou morando sozinha a 4 dias e confesso que estou gostando. mas tenho a consciencia um pouco pesada pq ela sempre disse que so gosta de morar comigo. Me chantageia que agora não preciso mais dela e como vendi um imovel e comprei outro para alugar disse que estou bem e nao preciso dela na hora que mais precisa na velhice. mas ela não tem somente eu de filha, será que tenho a obrigacao sozinha?Já fui ve-la. mal falou comigo e hoje liguei novamente, disse que nem quer ver o imovel que comprei. Que estou bem livre para viver a vida que sempre quis. Preciso de um auxilio, sera que estou errada? Que estou sendo ingrata? Mas estava cansada se ser o marido dela. Por favor, preciso de uma palavra de apoio.

A melhor resposta 29 JUL 2017

Olá Lilian,

Assim como colocou que vê sua mãe como uma mulher forte, também te vejo como uma mulher forte. Você lutou muito desde a infância com problemas familiares e parece que os vê de forma clara.
Muitas variáveis fizeram com que sua mãe se tornasse "seu marido", como você mesmo colocou. E dar um ponto final a isto caberia a você ou a ela. E você decidiu fazer isto por que não estava sentindo-se mais bem ou ainda, estava sentindo-se humilhada pelas palavras dela.
Continue seu processo de reflexão e tente conversar com ela. Mas não sinta-se culpada da decisão de viver a sua vida.

Estou a disposição

Elisa Lengler
Terapeuta de Familia

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

28 JUL 2017

Olá Lilian,
Antes de qualquer coisa gostaria de te dizer que você é uma mulher forte e te parabenizar por dar os primeiros passos sozinha.
É comum em sua situação se sentir em dúvida quanto as suas decisões, porém perceba a sua independência se aproximando. Morar sem sua mãe não é sinônimo de abandono, é normal ela estar reativa neste começo mas com o tempo e com a sua ajuda ela vai conseguir perceber como essa decisão foi para o bem. Muitas mães tem dificuldade em deixar as filhas irem para a sua própria vida, vocês ainda podem ser próximas sem estarem casadas uma com a outra. Sua decisão de não ser mais "marido" da sua mãe é muito corajosa, tenha calma que o tempo ajuda a organizar as coisas.
Caso a sua mãe aceite acredito que a terapia de família pode ajudar nesta nova fase entre vocês.

Espero ter ajudado, estou à disposição online.
Att.
Lana Andrade

Lana Andrade Psicólogo em Salvador

9 respostas

28 JUL 2017

lilian, saudaçoes!!!1! vc fez o melhor que vc pode para resolver a situaçao ok? procure ajuda psicologica para vc se cuidar muito bem....ninguem fara isto por vc, só vc . procure ajuda. sou sandra elena carosio-psicologa e hipnoterapeuta

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

28 JUL 2017

Olá Lilian
Como você mesma falou, você já fez de tudo. .ela tem outros filhos. ..qual o problema de ela ficar um tempo com suas irmã? Ela está fazendo chantagem emocional. ..mas sugiro que você procure um acompanhante psicólogico para ajudá la a identificar o seus problemas dos da sua mãe .
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro