Meu sobrinho de dois anos se auto flagela. Isso é normal?

Feita por >Catarina Araújo · 2 mai 2016 Psicologia clínica

Meu sobrinho tem dois anos e, quando é repreendido com um “não”, costuma puxar os cabelos, se morder, bater a cabeça na parede, nos móveis. Isso é normal por se tratar da idade?

Obrigada

A melhor resposta 3 MAI 2016

Olá Catarina, tudo bem? "Normal" não é, mas acredito que essa seja a maneira que ele encontrou de tentar "convencer" vocês a fazer a vontade dele; Não sei qual a reação de vocês perante essa atitude, mas a maioria das pessoas se assustaria e acabaria cedendo por medo de a criança se machucar, "ensinando" que essa é a maneira correta de conseguir o que quer. Não conheço seu sobrinho, nem os pais da criança, então estou falando o que acontece no geral ok?
Um abraço!

Júlia B. Benedini Psicólogo em São José dos Pinhais

14 respostas

26 JUN 2017

Li o seu relato e as respostas dos meus colegas e recomento que o leve a um especialista para que investigue (e descarte, se for o caso) a hipótese dele ter autismo. Os autistas têm essa reação exacerbada quando contrariados e pode ser por qualquer motivo: móveis fora do lugar, mudanças na rotina, entre outras coisas. Li a respeito de tratamento com alimentação e do efeito das vacinas (nenhum deles comprovado ainda) mas qualquer tratamento deve começar no início para que tenha resultados melhores. Recomendo um diagnóstico o quanto antes, pois a probabilidade de controle é maior. Espero ter ajudado. Verena

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

4 MAI 2016

ola catarina!!!! saudaçoes!!!! recomendo vc orientar os pais de seu sobrinho á leva-lo á uma psicologa para que ele aprenda á lidar com os naos e com frustraçoes!!111 sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

3 MAI 2016

Boa tarde, Catarina.
Sempre que algum comportamento nos chama a atenção, merece ser investigado. Às vezes através de uma orientação ou até mesmo de um trabalho com a criança e os pais, pois ele ainda é pequeno. Procurem um psicoterapeuta e peçam uma orientação. Ele lhes dirá, de acordo com a história da criança e família qual o melhor caminho a seguir. Abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

3 MAI 2016

A palavra normal é meio complicado quando se trata de seres humanos, mas este comportamento não seria esperado nem na idade dele nem em qualquer outra idade. O fato de ele se colocar como objeto da própria raiva é preocupante e penso que encaminhar a um psicólogo seria muito adequado.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

3 MAI 2016

Não eh normal. Leve informações necessárias aos pais que precisam trata lo a tempo. Bj

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

3 MAI 2016

Boa noite! Considerando o seu relato é preciso investigar as possíveis causas do comportamento desta criança, independente da idade.
Oriento que busque um profissional especialista em atendimento infantil que irá orientar os pais e investigar juntamente com a criança.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina