Meu pai me trata mal

Feita por >Mariana · 9 out 2017 Terapia familiar

Olá, tenho 25 anos, moro sozinha e tenho um bom trabalho. Sou independente e meu pai não aceita muito isso.

Ele sempre me trata com falta de educação, sem se importar se eu vou ficar magoada ou não.

Com o passar dos anos eu tomei aversão à ele, e não consigo conviver com ele normalmente. Eu não o maltrato, simplesmente ignoro.

Mas ele sempre tenta me machucar com palavras e joga na minha cara tudo que fez por mim a vida toda.

Ele nunca me deu amor, mas sempre pagou meus estudos e bancou minha vida até a minha faculdade.

Eu sou grata por isso, mas acho injusto ser maltratada assim... Eu tenho que me sentir culpada?

Como ele pagou tudo pra mim, eu sou obrigada a aceitar tudo? Tenho que respeitá-lo acima de qualquer coisa?

Ele me disse esses dias que eu só cheguei onde estou por causa do dinheiro dele e isso me deixou muito triste.

Penso em não ir mais à casa dele, mas amo muito minha mãe e meu irmão de 8 anos e não queria me afastar deles. Não sei o que fazer

A melhor resposta 11 OUT 2017

Olá Mariana, bom dia. Você fez escolhas na sua vida, quis ser independente e conquistou isso. Seu pai te ajudou financeiramente, mas quem estudou e batalhou pela vida que tem foi você. Não abra mão desse mérito. Sinta-se orgulhosa por ter sido leal a sua essência. Você fez aquilo que desejou e ninguém tem o direito de opinar sobre isso, nem mesmo seu pai. Provavelmente, existem outras questões por trás desse comportamento do seu pai, é preciso investigar com cuidado. A psicoterapia pode te ajudar muito com isso. Inicialmente, com base no seu relato, o que posso te dizer é que você não é obrigada a aguentar tudo, é preciso impor limites. As pessoas agem com a gente da maneira que permitimos. Se isso te fere, crie barreiras, se expresse, não tenha medo do conflito, ele é fundamental na elaboração dessas questões. E o mais importante: observe, mas não absorva. Não entregue nas mãos do outro o seu direito se sentir, ser amada e respeitada. Faça isso por si mesma, tenho certeza que conseguirá ressignificar essa relação e isso refletirá nas suas relações.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

10 OUT 2017

Não sei o nível de escolaridade de seu pai, ou o quanto ele próprio conseguiu se realizar na vida. Seu pai pode ser uma pessoa rude e por isso não sabe lhe dar o carinho e tratamento que deseja. O importante é que lhe deu boa educação e possibilidade de alcançar um trabalho que a mantém. Seja grata por isso. Tente conversar com ele para saber o que ele deseja de você. Porque tanto ressentimento? Converse com sua mãe para ver se ela pode lhe esclarecer alguma coisa sobre isso. Caso não consiga respostas, aceite que ele é assim mesmo e siga sua vida da melhor forma e ajude sua mãe e irmã. Seja feliz.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

10 OUT 2017

Oi Mariana, bom dia!
Assuntos de família são complexos, com certeza vc demonstra carinho e reconhecimento pelo apoio que recebeu de sua família. Infelizmente vc tem um pai que não é de demonstrar afetos, talvez a maneira que ele tenha demonstrado a vida toda foi pagando pelos seus estudos e agora que vc cresceu e é independente não precisa mais do dinheiro dele, logo não precisa mais do amor dele.
Nessa lógica hoje vc recusa o amor dele, mas nós sabemos que não é assim. Por isso é importante separar os sentimentos que são do seu pai e os que são seus. Não sei se vc já tentou, mas oriento vc a dizer isso para o seu pai. Que vc é grata pelo dinheiro que proporcionou seus estudos, mas agora que vc tem seu próprio dinheiro vcs precisaram encontrar outras maneiras de demonstrar esse amor. Às vezes o que falta é a palavra para ser dita. Não se afaste do seu pai e nem dos outros membros da sua família, tenho certeza que eles tem muito amor e orgulho de vc.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

10 OUT 2017

Oi Mariana!
Nossa família, é a nossa família. Independente de como ela seja.
Ao ler seu relato, imaginei uma Mariana tranquila e realizada.
Acho muito bacana você nutrir bons sentimentos em relação ao seu pai, independente de como ele age. Você consegue distinguir e diferenciar o que é seu, do que é do seu pai. E isso é muito bom. Você não precisa se sentir culpada, pois é grata e consciente de toda que seu sucesso é fruto das oportunidades dadas pela sua família! Imagino que seja difícil ouvir as palavras de cobrança do seu pai. Mas é ele quem se sente da forma como ele se sente. Acho que o melhor presente que filhos dão a seus pais é serem gratos! Pela vida que receberam! E imaginei que você está nesse nível! Fica tranquila! Em seu dia a dia, Abençoe sempre seu pai, agradeça a vida que ele e sua mãe te deram e siga em frente! Um grande beijo, Erica Taylor Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

10 OUT 2017

Boa noite Mariana,

Assim como sugeriam as colegas também te indicaria começar um processo terapêutico para fortalecer-se psicologicamente. Desta forma pode refletir sobre sua relação com seu pai e colocar limites nas críticas que ele faz, de modo que não se sinta magoada consigo mesma.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

10 OUT 2017

Olá Mariana!
Mesmo sabendo que não existem respostas ou caminhos certos, vale ressaltar que sentir-se no dever de se sentir culpada não parece ser uma opção. Acredito que seja importante você iniciar o processo de psicoterapia visando autoconhecimento e fortalecimento emocional. O processo auxiliará em lidar com as questões do seu pai sem que seus comentários tragam conflitos ou prejuízos emocionais, preservando seu bem estar e vínculo com sua família.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 OUT 2017

Boa noite.
Existem muitas questões que podem estar envolvidas nessa reação do seu pai, que infelizmente não temos como saber. No entanto, sugiro que procure uma psicóloga em sua cidade para lhe dar suporte emocional, e ajudar a lidar com isso da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

10 OUT 2017

Boa noite Mariana,
Suas angústias são suas angustias, elas não estão certas, nem erradas, elas existem!
Entendo a situação por já ter presenciado situações parecidas!
Existem muitos fatores que podem estar influenciando a questão. Estes fatores podem incluir domínio de território, machismo, e necessidade de auto-afirmação, porém saber disso não resolverá o seu problema! Compreender os comportamentos, o que leva a isso e como se mantem sim!
Acho que vc deve procurar um psicólogo na sua cidade, e como uma possibilidade, considerar a orientação online. Embora eu ache que pra vc é melhor um tratamento presencial.
Mas, caso precise de uma orientação online, de forma excepcional, estou disponível! A orientação online é uma sessão de orientação online!
Att.
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém