Meu pai é uma pessoa ruim, ele me trata muito mal.

Feita por >Mabel · 24 dez 2020 Terapia familiar

Desde pequena meu pai nunca foi uma pessoa legal, sempre quando voltava do trabalho ou ficava bravo com alguma coisa, descontava chingando muito e até batendo em mim e na minha irmã, sempre é mal educado com a minha mãe e comigo, não gosta de ninguém além dele, ele sempre diz que faz de tudo pra ver a família dele feliz, mas quem nos faz ficar tristes é ele.
Ele sempre bateu em mim e na minha irmã, hoje com 19 anos, tenho muito medo dele.
Ele é machista, se mete em tudo, não dá pra falar nada pra ele que ele revida falando palavrões horríveis, eu odeio ele, toda vez que ele está em casa, me causa muita tristeza e dor.
Ele é ruim como pessoa, sempre foi ruim com minha mãe, eu e minha irmã.
É extremamente nervosos e abusivo, ele critica tudo que eu, minha mãe e minha irmã fazemos, sempre nos colocando pra baixo, sempre faz minha mãe chorar.
Quando vou conversar sério com ele, ele simplesmente faz piada e me chinga.
Bota toda a culpa na minha família. Eu não consigo mais ser feliz, acho que estou com depressão, por que ele me causa muita dor e sofrimento, tento manter distância mas é impossível ele sempre vem atrás de nós e nos chinga por nada.
Eu queria saber se ele tem algum problema, porque não é possível ele ser tão ruim para a minha família.

A melhor resposta 25 DEZ 2020

Mabel,
Ele começou uma relação com a tua mãe desse jeito e a tua mãe aceitou... provável que a tua mãe seja extremamente submissa a ele.
É dever da sua mãe resolver este problema entre eles dois.
Tu e tua irmã vieram, nasceram através deles, mas não são deles. Vieram através destas duas pessoas para viver está experiência, com este pai dominador e esta mãe submissa, porém voce deve realizar a si mesma...
Porque continua convivendo com eles?
Porque se submete a viver uma vida que não te satisfaz?
Porque "dá muro em ponta de faca"? Se fere, mas continua?
Como podes melhorar a sua vida?
Tem o poder realizador da sua realidade... porque vive a realidade de outros?

5826 respostas

26 DEZ 2020

Olá Mabel! Grato por escrever. Quanto a seu pai não podemos saber, mas você sim. Você está desconfortável, está sofrendo. Não se trata de ponderar se seu pai é bom ou ruim. A questão é contribuir para que você evolua e construa seus caminhos com maior harmonia, inteireza, originalidade.
Seu mundo, como o mundo de todas as pessoas, é muito rico de possibilidades, saberes, entendimentos, lembranças, aprendizados, potencialidades. Nisso a psicologia pode te ajudar. O ruim e o bom caminham de braços dados. É altamente frequente, do jeito deles, os pais agirem com intenções de fazer o melhor para seus filhos. Provavelmente, na cabeça do teu pai, o que ele faz, é pelo bem de vocês. Somente o esclarecimento dessa probabilidade já será muito gratificante. Mas, pensando mais amplamente: quantas coisas você pode desenvolver? Quantos caminhos você pode visualizar, construir? Há diferença de pensamentos sobre seu pai, entre você sua mãe e irmã? Será adequado, aos dezenove anos, você explicar teu sofrimento a partir de outra pessoa?
Vamos enriquecer a reflexão? Vamos amadurecer? Vamos construir saídas?
Procure por um de nós, psicólogos, e viver caminhada científica com abertura mental, disciplina e persistência.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

25 DEZ 2020

Mabel, como vc diz já passou por muito sofrimento. Vc deveria pensar nesse momento em cuidar de vc. Se fortalecer emocionalmente para poder ajudar sua família e resolver o que fazer com essas relações q te fazem mal.
Se desejar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro