Meu noivo mora com a irmã há bastate tempo, eu e ele vamos nos casar, e agora?

Feita por >Ytine · 19 jan 2021 Terapia de casal

Eu e meu noivo somos do Maranhão ele foi pra cidade grande trabalhar e levou a irmã, lá os dois se estabilizaram financeiramente os dois juntos, tudo que a na casa os dois conseguiram com o trabalho deles... porém eu e ele vamos nos casar e eu vou morar com eles e ela ja decretou que vai mora com agente. Me sinto de mãos atadas. Não vou abaixar a cabeça pra ela mais por ter comprado com o irmão ela se sente a dona da casa e eu me sinto uma hóspede pois sinto que não poderei opinar muito pq ela sempre cuidou da casa (ele é o irmão mais velho, temos a mesma idade 26 e ela casula 23 anos).

Qual a opinião de vcs bre isso...
Não sei o que fazer.... Desconfortável.
Opiniões contrutivas agradeço!

A melhor resposta 23 JAN 2021

Ytine,
Melhor, antes de casar conversar com os dois juntos e esclarecer este detalhe importante... como será a convivência entre os tres. Vai sentir o posicionamento deles, não deixe para ver isso depois de casada. Conversa antes, exponha a tua preocupação e os possíveis estresses gerados.
Eles permitirão voce participar e compartilhar das coisas da casa que é considerado deles?
Ouça expectativa deles e exponha a tua.

5929 respostas

23 JAN 2021

Olá Ytine
Você pode se perguntar se é isso que quer para sua vida, entrar em um local onde não se sente confortável.
Se decidir por não estar em um local desconfortável o que pode fazer de diferente?
Até que ponto seu noivo está decidido a morar apenas com você, sem a irmã? Por que a irmã dele não pode morar sozinha? O que faz com que ele pense que precisa morar com ela?
Será que se ela arrumar um marido, este irá morar com vocês 3 na mesma casa? Será que se fosse ela que iria se casar o irmão continuaria neste lar? Quem sairia da casa a irmã ou seu noivo?
O que faz com que tenha que morar nesta casa e não em outra? Será que a razão financeira está falando mais alto que os sentimentos de vocês dois?
Espero que estas perguntas te ajudem a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 JAN 2021

Olá Ytine! Por enquanto você tem um preconceito. Isso é: a forma como será a convivência não sabemos. Os três estando dispostos a dialogarem, respeitarem os espaços do outro, poderá te gerar uma convivência boa. Pelo escrito e pelas observações, como acontece com a maioria das pessoas, você ao casar-se gostaria de organizar tua casa teu espaço, do teu jeito, somente para vocês dois. Isso, no momento não será possível, mas no futuro, poderá ocorrer. Pensando de outro ponto de vista, nem todos que se casam e organizam uma casa somente para eles, conseguem conviver com alegria, realização e harmonia. Tua grande casa, na profundidade, na verdade, será teu ser em interação com teu marido. Quem sabe a irmã não se transforma, com o tempo em algo positivo na casa, para ampliar experiências e trocas sociais?
Você, estando com mente aberta, doçura, sabedoria e harmonia, poderá viver uma casamento muito agradável, mesmo morando em casa dividida com cunhada.
Sucessos!
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

20 JAN 2021

ytine, penso q quando seu noivo resolveu c a irmã dele eles devem ter feito combinados.
Ele, seu noivo, deve saber dos direitos e deveres dele.
Então, converse c ele.
Questões familiares podem ser tratadas em terapia famíliar também.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro