Meu namorado não me dá satisfação. O que faço?

Feita por >Katia · 29 mar 2016 Terapia de casal

Olá, boa noite! Eu estou confusa, sem direção. Se puderem me ajudar de qualquer forma, obrigada! Namoro há dois anos. Estamos brigando bastante. Hoje ele apareceu somente pela noite porque estava arrumando ume carro. É claro que eu deveria ficar brava se ele fosse pra uma festa, mas, poxa ele nem avisou e eu descobri porque a mãe dele falou pra mim numa conversa pelo whats! Discutimos sobre ele não me dar satisfação. Mas hoje eu realmente dei um basta e pedi pra ele ser sincero comigo. Entramos em um acordo de ele parar com isso, mas veremos. A questão é, devo me magoar mesmo porque ele não vir me ver ou estou exagerando?

A melhor resposta 29 MAR 2016

Katia, boa tarde! A briga e os insultos podem ser expressões de desgaste de uma relação. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à tentativa de reconciliação ou a separação/término.
Acredito ser importante também trabalharmos com você individualmente sobre esta necessidade de ter que saber de tudo que o outro está fazendo, o seu jeito de ser, de sentir e de se relacionar. Estes desentendimentos, ou mesmo instabilidade, pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. O homem tem por instinto ser mais visual e agem às vezes por impulso, sem se preocuparem com os detalhes nas relações.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na relação e nas dificuldades específicas que eles estão vivenciando. O intuito é auxiliar e fortalecer a relação, sejam namorados, noivos ou casados. Neste processo é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

3 ABR 2016

Olá Katia, bom dia! Penso que você impor a sua necessidade de uma satisfação é uma forma de controle que deseja obter sobre o outro. Pensamos que o controle real não existe, pois não é possível controlar nem os nossos pensamentos, imagine o controle do outro que vai além de nossa pele? É interessante manter este diálogo com ele para que seja um relacionamento saudável, mas porque ele obrigatoriamente deveria te avisar que estava arrumando o carro? Pense na hipótese dele estar sendo sincero e ocupado no momento, pois assim que ele pode estava com você a noite. Me pergunto o porque deveria ficar magoada, entendendo que ele foi até você e sua fala diz que ele não quer te ver. Para poder aprofundar a conversa, sugiro que procure um processo de psicoterapia, assim é possível compreender a relação e produzir um autoconhecimento valioso. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

30 MAR 2016

Ola Katia, penso que você deve centrar mais em você do que nele, porque quando não nos valorizamos o outro também vai neste mesmo caminho.
Tenha uma conversa franca e mude sua reação, quem tem que perceber que está errando é ele em não lhe dar o respeito, pense em você, se respeite e se ame acima de tudo!
Abraços Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

30 MAR 2016

Satisfação...!!! Bem me parece que nesse relacionamento não há espaço para comunicação, programação, liberdade, por que não procura psicoterapia de casal?
Algo tem que ser averiguado. Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

30 MAR 2016

Oi Katia, fiquei me perguntando sobre a questão da satisfação, para além dele te dar satisfações sobre o que fará, encontros e desencontros, mas também na tua satisfação quanto à esta relação: como esta sendo para ti, o que você espera de uma relação, o que espera dele ou de um companheiro possível. Que outras coisas te magoam? Pensar sobre tudo isto pode te ajudar neste relacionamento e se conhecer melhor, o que desejas, o que suportas, etc. Acho que uma escuta profissional pode te ajudar a se conhecer melhor e viver mais leve e feliz.

Consultório Olga Facciolla Psicólogo em São Paulo