É errado eu pedir satisfação da minha namorada?

Feita por >Edward Francisco · 25 out 2022 Abordagem psicológica

Actualmente minha namorada, não me dá satisfação e ela alega que mesmo os pais dela não exigem ... Exemplo eu logo para ela e ela rejeita chamadas e depois de passar 3 a 4 horas como se nada aconteceu, e eu digo para ela que esperava que ela se justificasse da tal atitude e ela simplesmente diz que eu só devo saber o que ela achar conveniente, pois para o estágio em que estamos eu não mereço lhe exigir satisfação, pois não somos casados.
Ela quer sair para beber com amigos, e curtir sem me avisar, última saída dela foi com amigos dela, não me avisou e voltou a casa muito tarde e eu esperava que ela me avisasse antes de ir pois eu estou distante dela agora ( o namoro é a distância) , ela disse para mim que o final do ano quer passar sozinha sem mim, quer se sentir livre , se divertir, beber e tudo mais ... E caso eu cruze com ela devo somente lhe saudar e seguir meu rumo ... Será que é exigir muito que ela me dê satisfação? Será que isso é saudável?
Ela não exige nada de mim, diz que eu posso fazer o que quiser desde que não lhe falte com respeito e nao lhe traia, mas para mim eu me sinto no dever de lhe dar justificação, e espero que ela seja assim . Mas ela não é.
Estamos juntos a 1 ano e 10 meses.

A melhor resposta 26 OUT 2022

Olá Edward, primeiramente sinto muito pelo que está passando.
O que me parece é que vocês mantém uma relação onde ela se beneficia enquanto você se sente angustiado e confuso…
Ela parece invalidar seus sentimentos…
Você já se perguntou o que está te prendendo a essa relação?
“Aceitar” que ela aja dessa maneira com você é compactuar com a forma que ela te trata. É dizer sem palavras: sim, eu estou aceitando isso.
Porque quando não há comunicação no relacionamento, não existe a possibilidade de reparar os danos.
Você parece estar em sofrimento e aceita por essas migalhas afetivas em busca de uma mudança do pensamento e comportamento dela…
Busque entender melhor sobre o que pode estar te prendendo a essa relação. O amor não machuca.

Psicóloga Isabella Bergamo
Especialista em Neuropsicologia
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

26 OUT 2022

Olá Edward! Obrigado por escrever. Namoro é experiência para se conhecer, namoro com distância é algo muito frágil, difícil de permitir maior conhecimento. Quem precisa esconder algo semelhante a cem anos de sigilo não pode merecer a confiança das pessoas. Pelo relatado vocês já se conheceram um pouco, e viram que nos tempos atuais, pensam e agem de formas muito diferentes. A principal e mais frequente função do namoro é conhecer e amadurecer. Pelo descrito, essa experiência não deu certo. A questão não é de certo ou errado, é combinação recíproca, respeitosa, com base no diálogo. Vocês não estão vivendo isso.
Certamente há aspectos muito ricos, detalhados e profundos, que não foram relatados no texto.
Se desejar, estou a disposição para conhecê-los.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

8609 respostas

26 OUT 2022

Edward Francisco,
Voce parte do seu ponto de vista enquanto que ela parte do ponto de vista dela... ambos, tem apenas um ponto de vista... é a visão a partir de um ponto. Isso traduz a verdade? O que é a verdade? Tal como o Ideal, a verdade está sempre para além do horizonte.
Precisa clarificar para si mesmo o que é a vida e o que é o sistema... também tem seus pontos de vista diferentes.
Enquanto a Vida te dá a liberdade, o sistema te dá o limite, o dever, a regra... precisa compreender ambos.
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade? Como voce se enxerga?
O que para voce parece ser o certo, pode não ser para o outro... e vice-versa.
Tudo é possível construir, desde que dialoguem e conversem e combinem...
O que é certo e o que é errado? Certo e errado a partir de qual ponto de vista?
Bom proveita!
Reflita!

5817 respostas

26 OUT 2022

Olá, Edward! Num relacionamento são poucas as coisas que podemos colocar como certas e erradas para todo mundo. Exemplo: agredir fisicamente e emocionalmente é e sempre será errado, é um consenso. Agora coisas como: é certo ou errado não atender uma ligação e não dar satisfação? Tudo bem ir a uma festa sem o parceiro(a)? - são questões que cabem a cada casal acordar entre si, entendo o que faz sentido para ambos. O que me parece é que você não se sente bem com essa forma dela de levar a relação e, sendo assim, essas regras não servem para vocês dois enquanto casal. Se ela não estiver disposta a ceder, a negociar algum acordo que seja um meio do caminho entre as suas necessidades emocionais e as dela, provavelmente esse namoro não será satisfatório e um vínculo saudável para você. Não cabe a mim dar uma opinião pessoal, ok? Mas como aqui não é uma sessão de terapia, me sinto a vontade para compartilhar como eu me sentiria no seu lugar. Eu me sentiria mal de cruzar com alguém com quem estou namorando em uma festa e não poder falar com a pessoa, não poder curtir aquele momento com ele. Uma situação dessas me geraria desconfiança, insegurança, tristeza... Perceba, não estou dizendo que essa forma dela de se relacionar seja errada, pode ser que para ela funcione bem, mas para mim é inconcebível. Te sugiro buscar terapia para elaborar o seu certo e errado e entender o que você quer em um relacionamento.

Fernanda Koba Psicólogo em Rio de Janeiro