Meu namorado diz que não dou atenção apesar de todos os esforços

Feita por >Franciele · 1 ago 2019 Terapia de casal

Estamos juntos a 7 meses com rotinas bem opostas , eu trabalho e estudo e ele só trabalha .
Geralmente o tempo que eu tenho livre é ele que esta ocupado e vice versa.
Apesar de tudo isso eu tento ser uma pessoa companheira e presente mais ele continua a me criticar.

Eu realmente estou pensando no termino do relacionamento ja que tudo que eu faço não esta bom ,porem me sinto mal.
Atualmente minha rotina é de domingo a domingo e para completar já desenvolvi depressão e ansiedade e durmo menos de 4 horas.

A melhor resposta 2 AGO 2019

Olá Franciele,

Um relacionamento é formado por inúmeras questões, elaboração, abdicações etc., e dois fatores muito importantes são a compreensão e a relação entre expectativas e frustrações. O acúmulo de tensão relacionada à uma rotina sobrecarregada e conflitos no relacionamento pode exacerbar ou provocar sintomas relacionados à ansiedade e depressão. Aconselho a procurar acompanhamento psicológico para trabalhar tais questões, e entender ou elaborar as suas questões relacionadas e este relacionamento. Mas também é necessário aliviar a tensão relacionada a sua rotina, pois acabamos acostumando com uma rotina e vida extremamente corrida e deixamos passar sintomas e manifestações psíquicas relacionadas a esse tema devido o “costume”.

Espero ter auxiliado em sua questão.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

2 AGO 2019

Todo relacionamento a dois deve implicar não somente na dedicação de tempo à outra pessoa, mas também na compreensão, na livre aceitação do outro e no respeito às individualidades de cada um.

Pelo seu relato, Franciele, fica claro que há uma forte cobrança e crítica não apenas da parte de seu parceiro, mas também de sua parte. O seu "se sentir mal" certamente é uma expressão desse conflito interno, em querer conciliar o relacionamento com suas obrigações e responsabilidades rotineiras. Nota-se um elemento emocional que tende a tentar sustentar essa relação, apesar das aparentes incompatibilidades.

Mas as diferenças por si só não são fatores preponderantes na sua tomada de decisão, Franciele. O que preocupa, em seu relato, foi a evolução de seu quadro para a depressão e a ansiedade, que urge serem tratadas o mais breve possível, para que se evite um agravamento. Certamente, com o auxílio de um psicoterapeuta, você terá melhores condições tanto de controlar e reduzir esses sintomas quanto a desenvolver uma melhor compreensão de si e dos próprios desejos, o que também irá colaborar bastante na sua tomada de decisão quanto à manutenção ou não deste relacionamento.

Espero ter ajudado de algum modo. Saudações!

Saulo Cruz Rocha
Psicólogo

Saulo Cruz Rocha Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

2 AGO 2019

Olá Franciele! Obrigado por participar. Você estuda e trabalha porque tem planos, você escreve aqui porque espera encontrar alguma nova possibilidade. Você não nasceu dormindo quatro horas por noite, não nasceu com ansiedade e "depressão". A depressão está entre aspas porque na maior parte das vezes, é possível verificar outras possibilidades, antes da ideia pesada e complexa da "depressão". Claro que quatro horas por noite, de sono, não é um parâmetro saudável. Sendo temporário e "impossível", aceita-se, em nome de uma conquista (geralmente diploma universitário). Depois é preciso retomar as mínimas sete horas noturnas e escuras de sono. De certa forma, todos nós terminamos e começamos nossos relacionamentos todos os dias, pois estamos em constante transformação. A questão importante, nesse aspecto é: há consciência sobre qual direção as transformações estão ocorrendo? É a direção que queremos? Como redirecionar? Com esses dados e questões, cabe a você decidir sobre o seu relacionamento, mas é preciso tomar cuidado, para, após algum tempo, concluir que a questão não é a pessoa, mas a forma de negociar e construir a interação. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.