Meu jeito de ser afasta as pessoas ?

Feita por >Ly · 14 jun 2023 Habilidades sociais

Olá, tudo bem?

Eu sou uma pessoa tímida e introvertida e tenho dificuldade de manter amizades. Sempre fiz amigos com facilidade, porém eles nunca permanecem na minha vida, e isso me faz pensar que a culpa é toda minha. Eu sou estranha. Não consigo sair muito porque tenho medo de ser julgada pela minha aparência ou jeito de ser. Sempre que me chamam para sair eu imagino os piores cenários possíveis e recuso. Sinto que fujo das pessoas. Não gosto de mandar áudio porque odeio minha voz, não gosto de falar em ligação porque em casa não tenho privacidade e não consigo tirar fotos porque me sinto feia. Tudo isso me torna uma pessoa chata e sem graça. A minha vida sempre está difícil e quase nunca tenho coisas boas pra falar. Quando faço uma amizade, crio um vínculo muito grande e a pessoa super gosta de mim. Mas logo sou substituída por talvez não corresponder as expectativas daquela pessoa. Sinto que não sou marcante na vida de ninguém e facilmente sou esquecida. Será que por conta dos meus hábitos ? Por eu não querer sair ou falar no telefone ? Sempre fui a amiga conselheira, apesar dos meus problemas eu sempre tentei ajudar os meus amigos ao máximo e demonstrar afeto do meu jeito. Mas parece não ser o bastente. O que posso fazer para melhorar ?

Obrigada pela atenção.

A melhor resposta 15 JUN 2023

Ly
Os problemas só estão na tua mente! Eles não existem! Voce os cria na sua mente.
Vacê cria uma imagem de si mesma, julga a si mesma, e fica na defensiva.
Voce está agindo pelo referencial mental de acordo como aprendeu, se adaptou em sempre ficar disponível aos outros.
Precisa resolver estes conflitos, estes problemas emocionais, precisa resgatar a tua inteligência votal, a mesma que voce renunciou para se adaptar ao que os outros queriam.
Resumindo, voce precisa fazer Psicoterapia para se curar
Enquanto se esforçar para compreender e viver a tua vida permanecendo baseada onde foi adaptada só haverá processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5822 respostas

15 JUN 2023

Oi Ly! Obrigado por escrever. Será muito enriquecedor te conhecer muito mais profundamente. Pelo até aqui, descrito, tem-se a impressão de que as coisas vão rapidamente de um extremo a outro, sem poder ser experimentadas com dosagens gradativas e adequadas para cada situação, qualidade ou estágio de vínculo.
Certamente você precisa melhorar tua autoestima. Muitas vezes o que entendemos que precisa de vinte insistências, pode necessitar de vinte e três. Não se esqueça de que cada pessoa é única, rica, rara, cheia de possibilidades e potencialidades. Todos somos carentes de pertença, companhia, compreensão, apoio. Você também é fonte de tudo isso. Para tanto basta harmonizar a autoestima, ficar harmônica consigo mesma.
Conte conosco para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

15 JUN 2023

Olá minha querida, Obrigada por escrever, pessoas com personalidade introvertida tendem a ter dificuldade natural nas relações externas, eu lhe oriento a procurar Psicoterapia, trabalhar Auto Estima, Auto aceitação, se conhecer e saber seu lugar no mundo, ao nos relacionarmos criamos expectativas e projetamos nas pessoas e muitas vezes é normal elas não atenderem a tudo que depositamos nelas, percebo que você é uma pessoa que se doa muito em suas relações e muitas vezes infelizmente não é compreendida e retribuída da mesma maneira, procuro um profissional da abordagem da Psicologia Analítica ou Junguiana, você vai compreender melhor seu tipo de personalidade e aprender a lidar consigo mesma e com o mundo, melhorar suas relações e Aceitação de si mesma.

Abraços minha querida.

Fabiele C. Psicólogo em São João da Boa Vista