Afasto as pessoas de mim sem querer

Feita por >Manu · 3 ago 2022 Abordagem psicológica

Eu não saio muito de casa, tenho amigos reais do trabalho e faculdade mas as pessoas que tenho mais proximidade para conversar são amigos virtuais. Tenho 25 anos, nunca tive relacionamentos reais, apenas amizades profundas q não considerava namoro por não acreditar muito em namoro a distância não no geral, mas para mim, que considero muito difícil viajar para ver alguém. O fato é que, eu tenho sentimentos e atitudes ruins as vezes, como ciúmes, e a minha atitude diante disso é me afastar. Eu sempre penso muito antes, não demonstro tanto, não faço escândalo, mas me dói muito quando vejo as coisas acontecendo conversa com a amiga, essas coisas que são comuns e naturais. E eu acabo me afastando, no começo a pessoa vai atrás mas depois não mais, e acaba! Eu consigo superar términos quando a pessoa não gosta de mim, quando eu não gosto da pessoa, mas quando é algo por minha culpa, de eu ver que causei isso, o desinteresse da pessoa, eu demoro muito para superar. Vejo que perdi pessoas boas, sofro muito. E eu sou muito sozinha, não tenho muita gente para conversar sobre essas coisas mais íntimas. Sinto que não tem jeito pra mim sabe? Tenho medo até de o psicólogo não conseguir me ajudar. Pq sou muito de pensar em tudo, imaginar como será as coisas, e me desespera imaginar situações q pra mim não parece ter solução.

A melhor resposta 4 AGO 2022

Oi Manu,
Voce está partindo de um ponto de vista seu, acreditando que tudo é ou que deva ser assim.
Voce pensa muito, não demonstra; isto faz com que voce seja artificial, fica no racional quando precisava agir mais, demonstrar seu amor ou sua decepção, sua raiva, sua docilidade.
Pensamentos e sentimentos como inveja, ciumes, raiva, considerados ruins, podem sinalisar coisas que voce poderia desenvolver ao invés de se afastar.
Na verdade você tem seu ponto de vista e não aceita outros pontos de vista diferentes... precisa se flexibilizar porque seu ponto de vista é uma vista de um ponto diferente de uma mesma realidade.
Se voce termina uma relação é fácil porque voce sai com uma "vantagem", mas quando voce é excluída, voce é excluida, teu ego não aceita porque aprendeu ganhar sempre. Perder sigifica ser derrotada.
Tudo tem jeito, tudo tem solução, tudo voce pode mudar desde queira acessar a sua fonte de inteligência e de sabedoria, aquela parte de ti que voce ainda desconhece, que é responsável por ti mesma, mas que foi forçada a renegar em função de acreditar no que teus pais e a escola nesinaram, do que a sociedade, as crenças, a cultura impôs.
Agora, precisa se autenticar, ser como a inteligência da vida é e não como o sistema te condicionou.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

4 AGO 2022

Olá Manu! Obrigado por escrever. Vínculos são construções, qualidades de vínculos devem envolver uma certa hierarquia. Vínculos virtuais são muito pobres, frágeis, passíveis de grande enganos. A hierarquia de que falei, envolve conhecer, ter turma de esportes coletivos, turma de trabalho, turma de estudos, grupo de teatro, excursão, vizinhos. Ir, aos poucos alimentando cada turma dessa, pesquisar pessoas, paquerar, observar, avaliar, talvez começar namoro, talvez começar noivado, talvez casar, talvez ter propriedade juntos, talvez ter filhos.
A maior parte dos namoros, são experiências de amadurecimento e conhecimento, que terminam, devem terminar, embora tragam algum sofrimento. Amadurecimento sem sofrimento, não acontece com consistência. Certamente você afasta as pessoas de si, porque se sente ameaçada, frágil.
Será importante você se conhecer melhor, se fortalecer através de uma caminhada científica com um psicólogo.
O psicólogo, sem dúvida, irá te ajudar. Mas para o psicólogo te ajudar, você precisará vir a um de nós, com persistência, muita persistência, mente aberta, disciplina e continuidade.
Experimente e verás!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.