Como mudar meu jeito de ser ?

Feita por >Kally · 2 jan 2023 Habilidades sociais

Sou Kally, e esculto muitos das pessoas ao meu redor principalmente colegas de trabalho que aprenderam a gostar de mim , e isso nos últimos anos começou a me encomendar, atualmente comecei a trabalhar em uma empresa que umas das funcionários e psicóloga não tenho muito contato direto mais das poucas vezes que nos falamos já ouvi algumas indireta: sinceridade de mais, menos deboche, perguntas sempre no reservado, nunca me achei uma pessoa insegura ou mal educada, mais não gosto de insinuações e prefiro resposta direta.

A melhor resposta 15 JAN 2023

Boa noite Kally,

Respondendo a sua pergunta, posso te dizer, quando decidimos mudar é uma escolha que, pode ser influenciada por opiniões, situações, necessidade de se adequar ao ambiente em que vive, por vezes as pessoas nem percebem que mudaram um comportamento, agem por impulso movidos pelos fatores externos e/ou internos, mas, esse não é o seu caso, você se sente bem e confortável da maneira que se comporta.

Kally, aqui você relata um comportamento por parte "das funcionárias e psicóloga", "algumas indiretas", você poderia tentar conversar com elas é uma opção, outra opção é parar e pensar "qual o motivo desse comportamento por parte delas" será que, "o seu comportamento de preferi resposta direta, "incomoda?"

Analise todas essas questões, cada frase e o contexto o qual elas são proferidas, se o seu comportamento não afeta de forma negativa o seu desempenho profissional e a comunicação no ambiente de trabalho não há o que mudar, contudo já que você veio até o site com essa pergunta, sugiro que procure a ajuda de uma psicóloga (uma profissional que não trabalhe na empresa que você trabalha), para conversar sobre essas questões. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Kally! Obrigado por escrever. Pelo que você escreveu, não consegui compreender mais detalhadamente quais aspectos do seu jeito de ser, você quer modificar. Muitas vezes, as pessoas querem que sejamos do jeito que elas querem. Isso não é razoável. Outro cuidado importante é ponderar que psicólogos são pessoas com as mesmas coerências e incoerências, mesmas limitações e superações que acontecem com as demais pessoas. O que há de específicos, para os psicólogos solidamente formados, é estudar mais detalhadamente as emoções, sentimentos, comportamentos, fantasias, realidades, expectativas, motivações, inteligências,...
Poderá ser útil você esclarecer mais o que te está incomodando.
Para tanto estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8609 respostas

4 JAN 2023

Olá, Kally!

Já procurou conversar com ela? Como é o relacionamento com ela? você tem interesse de mudar o sei jeito de ser? há algo no seu jeito que te incomoda? Caso positivo, esse já é o primeiro passo para a mudança. Identificar que existe algo em nós que precisa ser melhorado e que é do nosso desejo melhorar. tornar consciente isso para nós. Uma vez identificado, aí você pode ir buscando fazer essas mudancas que deseja, sabendo que não é de um dia para o outro que mudamos um comportamento nosso. precisamos primeiramente de paciência, pois nem tudo é tão fácil mudar.

Em terapia podemos ajudar nesse processo.
Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

4 JAN 2023

Oi, Kally. Como você mesma coloca aí: é seu jeito de ser, sua mente foi moldada para ter o funcionamento que você tem ,com suas fragilidades mas também recursos maravilhosos? Já se perguntou para quê mudar? Quer agradar aos outros e viver de máscaras, sendo infeliz, longe de quem é de verdade, longe da sua essência? Pense sobre isso. Seja quem você nasceu pra ser e se puder, busque mais autoconhecimento ainda , trabalhe autoestima, valorização de si e amor a si própria, respeite seus limites e melhore naquilo que for possível para a convivência com os demais, pois estamos aqui para evoluir. Espero ter ajudado!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 JAN 2023

Olá Kally.
Busque ajuda psicológica se pretende ser uma versão melhorada sua, pois neste espaço você tem a oportunidade de perceber o que está dando certo e o que não está em seus relacionamentos profissionais. Perceba que você também tem muitas qualidades, observe-as e se sentirá melhor, pois todas as pessoas tem seu lado bom e seu lado não tão bom. Não deixe sobressair o lado que não gosta, leia sobre marketing pessoal e ressalte suas qualidades.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

3 JAN 2023

Olá Kally, tudo bem?
Em primeiro lugar você deve observar em você o que pode ser melhorado, nem sempre o que os outros dizem que precisamos mudar é verdade. Se você perceber que realmente pode melhorar em algumas coisas, você vai passar a reparar o que pensa antes de agir da forma que queira mudar. Nossas ações são resultado das nossas crenças, que vem em pensamentos automáticos, e as emoções que esses pensamentos causam. Se tiver dificuldade de perceber e analisar tudo isso procure um profissional da psicologia.

Mariana Barbosa Psicólogo em Santa Luzia

9 respostas

3 JAN 2023

Kelly, não há receita pronta para a mudança do jeito de ser, existe o auto conhecimento. Quando procuramos nos conhecer melhor, aprendemos a lidar com essas questões de forma mais leve e o que os outros pensam não nos afeta. Auto conhecimento lhe ajuda a confiar mais em si é saber onde estão seus limites. O processo terapêutico ajuda muito nesse processo. Espero ter esclarecido. Um abraço

Beatriz Nunes de Miranda Psicólogo em São Bernardo do Campo

1 resposta