Como explicar de um jeito que a pessoa entenda?

Feita por >md23 · 20 mar 2022 Terapia de casal

eu queria tentar explicar para meu namorado,que para sair nao precisa ser sempre os dois,e que tudo bem ele sair sozinho com os amigos e tals,e eu sair sozinha com minhas amigas ,sabe as vezes um precisa de um espaço sabe ,um tempo cada um precisa ,porque ate entao fica sempre junto as vezes sufoca ,mas se eu chegar e fala isso ele nao vai entender e nem querer entender e vai fica com raiva .ele fica com raiva porque minha amiga chama so eu para sair

A melhor resposta 30 MAR 2022

Olá MD23,
Toda pessoa precisa de um espaço, senão, realmente sufoca o relacionamento.
Você precisa se estruturar para colocar limites na relação, mas de uma forma sem ser agressiva ou que deixe com raiva.
A psicoterapia pode te ajudar com essa organização.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 MAR 2022

Olá! Você pode trabalhar a sua assertividade, mas isso não quer dizer que o outro vai gostar ou concordar mas você vai se sentir melhor em falar o que quer e assim mostrar para o outro a sua necessidade.
Diga para ele que gosta dele e que gosta de sair com ele, mas que gosta também de sair com as suas amigas e que pra você é importante ter um tempo só com elas. Vocês namoram, mas cada um precisa ter a sua individualidade.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

26 MAR 2022

Md vc tem muitas dúvidas e falta de assertividade. Faça terapia
Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

23 MAR 2022

Olá md23! Grato por perguntar. A explicação de cada um de nós, somente precisa ser verdadeira para a gente mesmo. O outro entender depende de ele poder entender. Quando ele está com a mente fechada por inseguranças, raivas, medos, não poderá captar a essência da minha explicação. Aliás, o prefixo ex, envolve fator externo. Para internalizar é preciso haver clima emocional para lidar com a importação desse pensamento que diverge dos pensamentos anteriores. É preciso tempo de assimilação e tempo para acomodar isso na vinculação entre emoções e comportamentos. Namoro é experiência que na maior parte das vezes, dada a melhor aproximação e análise de posturas, deve terminar. Geralmente as pessoas precisam amadurecer namorando, experimentando diversas sequências de namorados, para amadurecer. Antes de namorar é preciso conhecer um pouco, pesquisar, verificar fatos, paquerar. Isso somente é possível após as pessoas construirem vínculos de certa qualidade com conhecidos e colegas. Podem terminar namoro, mas não podem terminar vínculos de conhecidos e colegas. Qual será a idade de vocês?
Estarei a disposição para melhorar fundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Ainda é preciso precaução. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8757 respostas

23 MAR 2022

Boa noite md23
Mesmo estando em um relacionamento cada um precisa da sua liberdade , liberdade com respeito.
Quando uma das partes não consegue ter seus propios momentos acaba o relacionamento ficando sufocado e com o aumento de brigas e discussões.
Tu podes tentar expor para ele que cada um pode e deve ter liberdade mas com respeito ao outro e caso não consigam esse relacionamento tende a não ter continuidade.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

22 MAR 2022

Olá!
No relacionamento o casal de namorados precisa fazer acordos em certas situações, isso preciso ser combinado entre vcs, tirar um dia para sair com os amigos, foi o que vc disse às vezes precisa de um espaço, para não sufocar. Vc precisa verbalizar as coisas que vc gosta e o que não gosta ,ele também fazer a mesma coisa.
Quando suas amigas te chamam pra sair e não convida o seu namorado, é muito chato pra ele, deve se sentir excluído. Sugiro terapia individual para os dois.
Espero ter ajudado.
Um abraço! Madalena Fonseca.

Madalena Fonseca Psicólogo em Vitória

11 respostas

21 MAR 2022

Olá
Acho que um processo de terapia pode ser muito benéfico a ele, assim podemos entender como é pra ele a ideia de ficar sozinho. Talvez uma forma legal de comunicar seja dando a sua percepção sobre a situação: "você que pra você é difícil a ideia de ficar sozinho, acho que um processo de terapia pode te ajudar nisso".
Muitas vezes não podemos fazer muito pelas pessoas que amamos porque temos limitações. Assim, a melhor forma de ajudar é encontrando ajuda especializada para a pessoa.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha