Meu filho falou que gosta de homem, o que devo fazer?

Feita por >Marcielma · 6 set 2017 Orientação sexual

Meu filho tem 9 anos ele na escola já sofre com os colega dele chamando ele de viado a professora falou que disse na sala que gostava de homem não sei o que fazer nessa situação.

A melhor resposta 10 SET 2017

Olá Marcielma, boa tarde!
Infelizmente vivemos em uma sociedade ainda com ideias pré concebidas ao que nos é diferente. São muitas gerações propagando a ideia de um único modelo aceitável que é a relação de um homem com uma mulher e uma mulher com um homem; o que não se encaixa nisso provoca a ideia de 'errado'. Fato é que não se trata de certo ou errado, se trata apenas e tão somente de uma descoberta de interesse, e no caso de uma criança, ainda é cedo para se ter definido uma opção sexual; ainda que quando adulto o interesse infantil se confirme, mas a criança está se relacionando de um outro lugar, de um universo diferente do adulto.
Sobre o problema que ele vem enfrentando na escola, é importante que a escola (direção, coordenação, psicopedagoga - se houver - e professores) possa lidar com essa situação orientando os pais e os próprios alunos sobre ser mais uma forma de demonstração de afeto e de amor homens que amam homens, mulheres que amam mulheres e homens que amam mulheres e mulheres que amam homens. Tudo isso numa linguagem adequada, claro, pois as crianças não tem ainda os mesmos recursos que os adultos.
Quanto ao seu filho, se puder conversar com ele sobre o que ele sente, como se sente em relação à escola, será bom para que se sinta compreendido e acolhido frente aos seus sentimentos (de maneira geral). E se puder contar com a ajuda de um profissional (psicólogo(a)), pode facilitar tanto para ele quanto para você lidar com essa situação.

Espero ter ajudado de alguma maneira.
Estou à disposição!

Um abraço.
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

11 SET 2017

Boa noite Marcielma,
realmente não e uma questão fácil, pois envolvem muitas mudanças e fatores que influenciam em uma esclarecimento dos acontecimentos!
Em primeiro lugar, não se pode exatamente dizer que ele seja homossexual porque diz ser! Em seguida é necessário ver quais fatores em questão são o problema para os conflitos que envolvem a situação! Com casos mais graves, é necessário que você procure uma orientação presencial, pois é melhor do que uma orientação online!
Caso resolva procurar uma orientação leve a sério as questões apresentadas, se comprometendo com o trabalho! Desejo a você uma boa sorte e que você possa ter um norte do que anda acontecendo!
Att
Thalita Ribeiro
CRP10/02676

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

11 SET 2017

Oi Marcielma,
O desenvolvimento da sexualidade é algo dinâmico e isso vai se estender durante toda a vida.
Converse com seu filho e seja aberta com ele sobre esse processo e se tiver dificuldades, procure um psicólogo para acompanhá-los nesse processo.

Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

9 SET 2017

Já havia respondido a sua pergunta e não foi registrado!
Bem, repetirei a resposta!
Não fique exatamente preocupada antes de entrar em contato com um psicólogo e esclarecer alguns pontos!
Existem muitos fatores que podem influenciar as questões e conflitos que acontecem na vida de uma pessoa! Seu filho é muito novo, existem componentes que podem estar influenciando o seu comportamento, incluindo os níveis de sofrimento que pode estar sendo exposto quanto a bullyng na escola!
Por enquanto não se precipite, se você achar que deve entre em contato com alguém em sua cidade ou faça orientação online!
Estou a disposição para realizá-la caso seja do seu interesse!
Att
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

8 SET 2017

Ola Marcielma!
É fundamental que você proporcione ao seu filho acompanhamento psicológico para que organize suas emoções diante as dúvidas sobre sua orientação sexual e preconceito.
É indicado que você também procure para lidar com seus conflitos em relação ao assunto se fortalecendo e preservando o vínculo com o seu filho.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 SET 2017

Boa noite Marcielma. Procure ajuda de um psicólogo par orientá-la a como agir com seu filho e conversar com ele para orientá-la melhor. Provavelmente seu filho ouviu alguém falar isso por isso repetiu, uma criança de 9 anos não sabe o que quer e não tem noção de sexo, a menos que assista programas que não deve para sua idade. Mas o psicólogo poderá ajudá-la a entender o que está se passando com seu filho e ajudar vocês. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

7 SET 2017

Olha ele é uma criança e ainda não sabe o que é ou não ser homossexual.
Procure orientação profissional para seu filho.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 SET 2017

Boa noite Maricelma,

Assim como a colega colocou há uma descoberta da sexualidade por parte das crianças e isso se estende até a adolescência. É importante que os pais conversem com os filhos a esse respeito e se houver dificuldade, procurar acompanhamento terapêutico.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

7 SET 2017

Boa noite.
As crianças estão descobrindo e explorando o mundo. É importante que você converse com seu filho sobre o que seria esse gostar pra ele, de uma forma clara e objetiva. Caso tenha dificuldade em conversar ou lidar com essas questões sugiro buscar um psicólogo infantil em sua cidade.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville