Minha filha tem 11 anos, nem entrou na puberdade e me falou que gosta de menina

Feita por >Antônia · 27 mai 2020 Psicologia infantil

Minha filha tem apenas 11 anos, nem entrou na puberdade ainda.
Sempre vejo com quem fala no WhatsApp, tenho muito cuidado.
Recente descobri que ela fala com uma garota. Questionei sobre, ela me falou que é sua namorada. Estou em choque porque não conheço a menina o DDD e de outro estado. Eu não sei como agir se a coloco de castigo e tomo o telefone dela, se apoio para q sinta-se segura, minha cabeça está a mil. Ou simplesmente espero passar, que isso pode ser uma fase, acho que ela está fazendo isso para ser aceita pelas colegas da escola. Ela falou q tem outras meninas na sala, não é só ela.

A melhor resposta 28 MAI 2020

Olá Antônia! Grato por participar. Há um contexto maior a ser pensado. Como foram os anos de sua filha? Quais tipos de vinculações ela foi estabelecendo? Quais imagens de mulher e homem ela construiu? Como ela se concebe? Essas são algumas questões para compreender a dinâmica da construção da identidade dela. De outro lado, nós passamos a vida nos construindo, aprimorando nosso posicionamento afetivo, amoroso. Uma pessoa de onze anos está iniciando essa construção. Será prudente ter diálogo com ela, conversar sempre a partir do conteúdo que ela apresentar, isto é, uma menina de onze anos apresenta conceitos de sexualidade e amor próprios de uma pessoa dessa idade, não se deve apresentar-lhes reflexões do mundo adulto. A sociedade lida mais facilmente com as pessoas que vivem o crescimento heterossexual. Pessoas de onze anos, precisam priorizar estudos e rotina saudável de vida. Pessoas de outros Estados, sem conhecimento real, precisam ser melhor verificadas. Será muito prudente você poder detalhar essa questão com a ajuda técnica de um psicólogo. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

28 MAI 2020

Antônia,
Não se desespere, tua filha precisa de uma amiga, seja amiga dela e não uma mãe castigadora. Ela precisa ser compreendida.
Que bom que ela confiou em ti e te falou sobre ela.
Pouco importa a idade que tem, se gosta de menina ou menino... o coração dela é que vai direcioná-la.
Isto é uma decisão dela, não decisão racional, mas decisão emocional.
Não tenha medo, pois o que tiver que ser, será!
Seja amiga carinhosa com ela, compreende-a. Voce ficou assustada porque vai contra seus princípios.
A vida não tem princípios bons ou ruins, a vida só quer que a pessoa seja feliz.
O sistema, a sociedade sim é cheia de princípios, morais, proibições e dogmas que impedem a vida a se realizar.
Saiba diferenciar estas duas realidades.