Meu filho é disperso e não consegue lidar com as frustrações. Como ajudá-lo?

Feita por >Cristina · 23 jun 2016 Agressividade

Meu filho é muito disperso e se distrai com facilidade. Na escola não tem dificuldades de aprendizagem, mas se distrai com o que as outras crianças fazem e acaba não terminando as atividades. Tem dificuldade em se relacionar, pois quando não é aceito em alguns grupos de crianças, chora muito e acaba se desentendendo com as mesmas demonstrando agressividade. Não entende brincadeiras, levando tudo no sentido literal do que lhe é dito. Está tendo problemas na escola por sua agressividade e brincadeiras de mau gosto talvez para ter atenção. Apesar de tudo, ele não tem dificuldade de aprendizagem, pois os conteúdos escolares são de seu domínio. Como posso ajudá-lo na sua socialização? Obrigada.

A melhor resposta 23 JUN 2016

A criança com dificuldades de socialização acaba sofrendo de grande ansiedade ao pensar ou agir em situações que envolvam outras pessoas em ambientes extra-escolares se uma avaliação minuciosa não for realizada. Baseado nos indicativos de sofrimento e ansiedade que você relatou sobre seu filho, as dificuldades parecem ser no momento de ordem afetiva e não necessariamente apenas de aprendizagem, mas se não forem cuidadas desde já elas podem começar a afetar o desempenho escolar de seu filho.

Consulte um psicólogo infantil e peça por uma avaliação das dificuldades de socialização enfrentadas por ele. A psicoterapia infantil será um ótimo recurso para inclusive lhe ajudar no processo de acompanhar seu filho na relação com as frustrações dele e na busca por comportamentos mais adaptativos às dificuldades que passa.

Tudo de bom pra você!

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

24 JUN 2016

Olá Cristina!
É sempre muito importante percebemos alguma dificuldade da criança precocemente.
A melhor maneira de ajudá-lo com suas habilidades sociais e reações de agressividade mediante situações de frustração é buscar a ajuda de um Psicólogo.
Através da Ludoterapia seu filho poderá trabalhar estas questões trazendo inúmeros benefícios para o momento atual e para vida adulta.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo