Como lidar com a criança que rejeita a avó?

Feita por >Maria · 2 jun 2019 Ludoterapia

Meu filho de 2 anos e 7 meses está rejeitando a avó paterna, no qual tem convívio todos os dias e sempre foi muito carinhosa com ele. Ela está sofrendo muito com isso, não consegue entender. Ela tenta pega-lo no colo, dar beijos e abraços mas ele a empurra, reluta e chora, pede para ela largar ele. Eu e o pai estamos bastante tristes com essa situação e não sabemos como proceder.

A melhor resposta 3 JUN 2019

Olá Maria! Grato pela participação. Com dois anos e sete meses, pode ser que ele esteja representando o jeito da avó de demonstrar carinho, como invasivo, como símbolo de desconforto. Possivelmente ela e vocês terão que ter tolerância, por um tempo com ele, diversificando a forma de mesma interagir com ele, talvez com menos contato corporal e mais contato verbal, de interesse pelas descobertas dele. Verifique esse comportamento com outras pessoas, talvez, se for o caso, na escola, veja particularidades da avó. Pode ser que algum jeito ou comportamento específico dela desencadeie esse comportamento. Tenham calma. Caso essas estratégias não ajudem, procure um psicólogo. Espero ter contribuído. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - Psicólogo Clínico.