Criança manipuladora

Feita por >Keli cristina silva macedo · 15 jun 2020 Psicologia infantil

Minha filha tem 5 anos e como trabalho fora ela fica com a avo e com a tia ,percebo que comigo ela e uma pessoa e com eles ela e outra ,ela avança neles faz o que quer ,eles fazem tudo o que ela quer,ela sapateia grita isso e o que me relatam e comigo nao da um pio nada de errado ..
Ontem fui levar ela na avo como seu chinelo nao tva em casa levei ela de sapatilha ela me relatou que tva desconfortavel mas disse a ela q na casa da avo tinha chinelo e que chegando la era so tirar ,deixei ela na tia e quando virei as costas ela falou:
Tia minha mae olha so ,me fez vir com essa sapatilha apertada e suja eu tinha explicado em casa q era so ate chegar na avo ,fiquei chocada com esse carater dela criando discordia,ai fui la busca la hoje como de costume e ela nao queria vir embora disse que deixo ela sozinha chorou gritou e ai ja sabe começou o bate boca entre eu e os demais da casa ,o pai dela e eu somos separados e como ele tva la me defendeu e mandou ela me obedecer ,como eu lido com isso

A melhor resposta 17 JUN 2020

Keli,
Tua filha vive junto com pessoas imaturas que não sabem ensinar, bem como disse acima, fazem tudo por ela.
A criança é uma energia que se adapta ao meio, se dão liberdade, ela toam conta, mas isto não é problema dela criança. É problema dos adultos. A criança é consequência da forma como os adultos que lidam com ela são..
Se jogar um balde água num piso, a água vai escorrer para o lado em que tiver mais caimento.
A criança também se adapta à forma como as pessoas a tratam: se torna ditadora porque os adultos permitem ela ser.

5858 respostas

16 JUN 2020

Olá Keli! Grato por participar. Podemos dizer de forma razoável: toda criança pode ser manipuladora. A questão é haver espaço para isso. Com a separação, é um pouco mais difícil administrar a transição nos ambientes, de forma mais leve e tranquila entre os espaços e culturas das duas famílias, mas com sabedoria e sensibilidade, para o bem dela, você e o pai, devem dar autonomia e convicção para que os próximos, inclusive professores e babás, possam ser firmes com ela. Ela não pode sentir que ganha ao manipular as pessoas. Ao contrário, ela precisa perceber que os adultos são mais experientes, que ela perde, ao tentar manipulá-los. Com o adequado direcionamento, no futuro, ela terá vida mais harmônica e será melhor compreendida e aceita pelas pessoas com as quais conviverá. Quanto mais tempo demorar para cortar esse comportamento indevido, mais difícil ficará. Hajam sempre, com ternura, mas com firmeza. Espero ter ajudado. Estou à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8680 respostas

16 JUN 2020

Em algum momento existiu um elo fraco para haver esse comportamento, há chances de haver sintomas por conta da separação.
.
O que consigo te indicar é buscar uma ajuda psicológica para ela, para entender esses comportamentos e se há relação com a separação.

Psicóloga Gabriela Roweder Psicólogo em Jaraguá do Sul