Meu filho de 6 anos às vezes não copia do quadro e está virando rotina

Feita por >andrea · 18 out 2017 Dificuldades de aprendizagem

Olá! eu tenho um menino esperto,interigente,aprendeu a ler com 5 anos.Hoje ele está fazendo o primeiro anos do ensino fundamental com 6 anos,mais ele não copia as vezes do quadro e isto está o prejudicando pois sem a materia é dificil de ajudar ele em casa.Para completar sofremos um acidente de ónibus,nada grave ele só ficou assustado ,passou a não dormir direito e dois dias depois do acidente ele tinha prova de matematica e tirou 3,5 sendo que no 1º tirou 7 e no 2º 7.O que devo fazer? conversei com a Professora antes de ele fazer a prova,acho que eu não o deveria ter levado ele pra fazer a prova no dia!! Ma ajude eu ñ queria que ele ficasse com essa media no historico escolar

A melhor resposta 18 OUT 2017

oi Andrea.
Crianças dessa idade só querem ser crianças!!!
Pelo que percebi no seu relato, você tem uma certa ansiedade de que ele dê os resultados que você espera dele e talvez essa cobrança esteja fazendo mal a ele. Não sei se a escola também é exigente, mas no primeiro ano, a educação entra de uma forma ainda lúdica, leve...
Então se você está mais preocupada com a nota que ele tira, do que com o que ele sente, em saber se ele está adquirindo bem o conhecimento que é passado, se ele está feliz na escola, com os amiguinhos, se tem alguma dificuldade em realizar alguma atividade, talvez esteja num bom momento de você buscar orientação profissional para apaziguar suas expectativas e tornar o caminhar escolar do seu filho mais leve.
Desejo boa sorte.
Beijos
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

19 OUT 2017

leve seu filho para uma avaliaçao com uma PSICOPEDAGOGA OK?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

19 OUT 2017

Oi Andrea!

A criança não copiar do quadro pode significar várias coisas. Umas delas pode ser dificuldade de visão. Seria bom procurar um oculista, antes de qualquer outra avaliação, pois ele pode estar com dificuldades de enxergar o que está escrito no quadro. Além disso, ele pode estar ansioso pelo fato de estar na escola; se ele estava em outra escola, pode estar demonstrando que notou a mudança, inclusive a do jardim para o primeiro ano. Por fim, mesmo que o acidente não tenha sido de muita gravidade, perceba que ele se abalou, pois teve dificuldade para dormir e sua nota foi menos do que as demais na prova. Ele pode estar ansioso por diversos motivos e a ajuda de um profissional seria muito benéfica a ele.
Além disso, concordo com os colegas que afirmaram que tu também possa estar ansiosa e está cobrando demais do teu filho. Na psicoterapia infantil, o foco é a criança, mas os pais também recebem auxílio para lidar consigo e com suas angústias em relação ao seu filho e ao modo de cuidar e criá-lo.

Espero ter ajudado.

Anônimo-314250 Psicólogo em Porto Alegre

4 respostas

19 OUT 2017

Olá Andréa, bom dia.
Aconteceu algo de mudança ou importante na vida de vocês que marque o comportamento do seu filho? É importante pensar sobre isso e procurar a ajuda da escola. O acidente que você descreveu é uma situação séria, é esperado que ele não fosse bem nessa prova mesmo. Porém as notas são apenas uma questão da vida escolar do seu filho e ele tem apenas 6 anos, parece que esse assunto desperta ansiedade em você já que demonstra bastante incômodo. Se perceba nesse contexto e se as coisas continuarem difíceis procure ajuda de um psicólogo.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

19 OUT 2017

Andréa, tdo bem amiga, nessa etapa de alfabetização, temos que ajudar o filho juntamente com a professora, mas com o acontecido, ele se atrasou com a matéria e ai as notas estão ruins. Bom vc pode pedir um ajuda de psicologa para orienta-lo sobre os estudo e sobre o acontecido. Assim tenho certeza que ele ira sobressair muito bem.Se puder me procura que ajudo vc e seu filho. Abço Psicologa Maria jose

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

19 OUT 2017

É importante ter cuidado com a pressão colocada nas crianças. A infância é muito importante, é preciso respeitar o tempo da criança, dar espaço para que ela brinque e seja criativa. Seu filho pode estar usando esse comportamento para pedir ajuda. Procure ajuda de um psicólogo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

18 OUT 2017

Olá Andrea! O acidente pode ter assustado de maneira que impactasse no resultado da prova. Tente conversar com ele sobre oque aconteceu, auxiliar que ele se expresse através de desenhos e caso continue afetando o sono ou produção escolar, procure um psicólogo para avaliação e suporte.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 OUT 2017

Olá Andréa. É possível que o seu filho esteja passando por um momento difícil e por isso esteja apresentando esse comportamento na escola. Seria interessante avaliar o que realmente está acontecendo, esse acidente pode ter deixado ele abalado, mas, também podem existir outros fatores. Sugiro que você busque ajuda na escola com a equipe pedagógica e psicológica, e caso sinta necessidade procure a ajuda de um psicologo para acompanhar o seu filho.
Espero ter ajudado, fico à disposição.

Carla Raíssa Silveira

Carla Raíssa Silveira Psicólogo em Fortaleza