Estou casada a 6 anos, temos dois filhos e somos evangélicos.

Feita por >Viih · 4 ago 2023 Terapia de casal

Desde quando começamos nosso relacionamento sempre foi muito conturbado por culpa dele, ja o perdoei varias vezes de traição e perdoei por amar ele muito. Os anos foram se passando e eu sempre tentando, ele tbm ja fez muito por nós mas sinto que eu fiz mais por ter tentado mesmo ferida. Nos últimos 3 meses estamos vivendo mais uma crise e dessa vez nao tem traição mas tem muito desgaste e falta de cuidado e agora me vejo exausta pra tentar de novo, ele disse que deveriamos tentar quantas vezes forem precisas por sermos evangélicos mas nao sinto que o amo tanto quanto antes, mas to com muito medo de arrepender em ambas as decisões, se for pra eu ficar sem ter amor e vontade de estar aqui eu nao quero, mas estou confusa.

A melhor resposta 5 AGO 2023

Olá, Viih
Sinto por sua situação.

Estar neste "impasse" entre sentimento e religiosidade é algo bem doloroso para qualquer pessoa que tenha fé.
Ao mesmo tempo que há a necessidade de se "livrar" de um relacionamento que te faz mal e a necessidade de manter o relacionamento por causa da fé.
Aparentemente, o discurso que seu marido usa pode estar se valendo da premissa de que não se pode separar, para não estar em pecado, mas continua agindo de forma inadequada para com os termos do relacionamento de vocês.

Este cansaço para continuar é o resultado de anos de tentativa sem sucesso e, o excesso de falhas em qualquer área da nossa vida nos desanima profundamente a querer continuar.

As decisões que tomamos sempre terão consequências e deixaremos de viver aquilo que não escolhemos. Portanto, seja qual for sua decisão, considere que foi a melhor possível, segundo seu nível de experiência, com a melhor das intenções.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

8 AGO 2023

Olá Vih! Obrigado por escrever. Desculpe-me a demora por responder. Cuidado com as certezas. Quando assinalamos enfaticamente a partir de nossa religião, necessariamente estamos agindo com preconceito em relação a religião dos outros, até mesmo a falta de religião de outras pessoas. O ponto comum entre todos nós, é que somos humanos. Humanos erram, traem, vivenciam inseguranças, medos, dúvidas. As decisões da vida, sempre implicam em alguma renúncia. Não há como ver os dois lados das possibilidades e viver os dois de forma igual. É preciso escolher, se esforçar, persistir e fazer dar certo o que foi escolhido.
Pelo relatado, o que você precisam é amadurecer, assumir plena responsabilidade, não colocando responsabilidades e explicações na religião ou em Deus. Deus deu sabedoria, experiência, sensibilidade, discernimento, para que assumam as responsabilidades de suas escolhas.
A questão principal não está na escolha, está na preparação profunda para ela, está na luta por fazê-la dar certo.
Não há milagres. A responsabilidade será de vocês.
Estarei a disposição para contribuir com o amadurecimento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

6 AGO 2023

Voce está casada, é evangélica, vive no julgamento, se justifica, tem maus resultados por estas escolhas feitas, mas continua sendo fiel a estes programas e doutrinações.
A vida te deu a liberdade e a possibilidade de sempre fazer novas escolhas; sempre que não estiver satisfeita com os resultados, podes fazer novas escolhas e ter outros resultados.
A escolha é sempre sua, porém cada escolha gera suas consequências pelas quais é responsável.
Quem você é? Onde estás?
Precisa aprender viver a vida e saber usar o sistema em seu benefício.
Faça Psicoterapia, ou de casal ou individualmente.
Abraços

5830 respostas

5 AGO 2023

O primeiro ponto que temos que analisar é: o que realmente está acontecendo? Você está feliz nesse relacionamento ou você quer mudar de vida ?
Esse marido cometeu erros e até quando ele vai continuar cometendo ?
Sugiro terapia de casal .

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

5 AGO 2023

Oi Viih, como vai?

Numa relação é preciso haver troca, confiança, e entrega. Sempre há 3 pontos a levar em conta: Você, ele, e a identidade do casal, que é construída abrindo-se mão um pouco das suas coisas individuais, outras dele. Mas se esta balança não se forma, se um dos dois não deixa nada pra lá para construir a vida a dois, será sempre uma relação fraca.
O primeiro passo será sempre entender o que você sente, primeiro por você, depois pela relação. Só a partir daí, estará bem para estar num relacionamento, ou seguir com a sua vida. Mas é preciso entender como as coisas chegaram onde chegaram, sem buscar culpados, apenas entender como estão HOJE os sentimentos de vocês.
Sou especialista em terapia de casais e relacionamentos, e se quiser conversar melhor, será um prazer ajudar a se reconectar com seus sentimentos..

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

5 AGO 2023

Olá Viih.
A terapia de Casal serve para esclarecer sentimentos e rever objetivos de vida.
O processo terapêutico ajudará na comunicação de vocês e nas decisões que venham a ser tomadas.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

5 AGO 2023

Olá Viih, percebo que está em sofrimento para tomada de decisão importante em sua vida. Pense em iniciar um processo terapêutico individual para entender como se sente em relação ao casamento, quais os sentimentos que tem hoje pelo marido e o que a separação significa para você. Conforme for descobrindo essas respostas, diminuindo essa confusão aí sim, pode se pensar em terapia de casal se fizer sentido no momento.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia