Filho de 6 anos e frustrações exageradas

Feita por >Viviane · 11 ago 2017 Psicologia infantil

Meu filho tem 6 anos e não lida bem com as frustração de uma criança de sua idade, tais como, perder em um jogo, não poder escolher o desenho animado, não poder jogar eletrônicos. Carência da mãe, diz ser incapaz de tomar banho sozinho ou dormir, dificuldade de fazer amizade a princípio e chora com facilidade. Não consideremos ser pais omissos, pois nosso filho de 9 anos é tratado da mesma forma e não apresenta tais comportamentos. Será preciso um acompanhamento mais profissional, pois na família existem casos de depressão e melancolia. Considero meu filho melancólico.

A melhor resposta 22 AGO 2017

Viviane, boa tarde.
Procure um psicanalista em tua região, pois é necessário um tratamento específico para lidar com esse tipo de transtorno que se inicia na infância. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

13 AGO 2020

Cara Viviane
A princípio, é preciso investigar mais a fundo essa frustração. É em todos os lugares e em que situações? Crianças nesta idade estão em pleno desenvolvimento cognitivo e estão começando a estruturar a sua personalidade. Algumas crianças, na faixa de 6 anos de idade, não tem maturidade suficiente para tolerar frustações, como perder no jogo, serem contrariados, não assistir o desenho que já são acostumados a assistir. Algumas crianças conseguem amadurecer mais rapidamente, outras não, algumas são mais apegadas, dependentes e inseguras que outras. Crianças pequenas na primeira infância, internalizam uma rotina muito rígida que gostam de seguir a risca, pois lhe trazem segurança e conforto, qualquer coisa que ameasse essa segurança, qualquer mudança, lhe traz medo, insegurança, retração e isolamento. Sugiro procurar atendimento psicológico para sanar suas dúvidas e lhe tranquilizar, pois caso seu filho, esteja com algum sofrimento, o profissional habilitado irá identificar e lhe propor a melhor opção para o acompanhamento e qual a abordagem ou metódo mais eficaz para a sua criança. Espero ter ajudado.
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

16 AGO 2017

Olá Viviane. Sim, precisa de tratamento. Procure um psicólogo infantil de preferência da abordagem cognitivo comportamental e com certeza ele sairá desta roda viva que está atrapalhando a ele e a família. Bj

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

12 AGO 2017

Oi Viviane
Considerando que cada criança é diferente, a percepção dele sobre as coisas também é. Antes de dar um diagnóstico é importante consultar um profissional.
Algumas coisas podem estar acontecendo na rotina dele que escapem a vocês, mesmo sendo atenciosos.
Espero ter colaborado.
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

12 AGO 2017

Bom ddmia Viviane,

Busque ajuda de um terapeuta infantil para uma melhor avaliação do seu filho. Mas devemos lembrar que uma criança é diferente da outra e que podem ter fatores externos que podem estar causando estes sintomas na criança.

Espero te ajudado

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis