Meu filho autista de 6 anos só toma leite

Feita por >Warner · 16 out 2019 Autismo

Boa noite, meu filho é autista, 6 anos só vive no Neo Advance e Neo Forte, recusa qualquer outro alimento e da o nome carinhoso de memedio ao leite...ele não mastiga, faz fono e T.O. chega a colocar biscoito nas sessões mas não coloca pra dentro...detalhe, depois da mamadeira aos 4 anos e uma série de problemas de saúde, pneumonia, amigdalites frequentes éramos obrigados a dar antibiótico a força ele acabou criando um trauma e só aceita o leite através de seringa e num copo de estimação...me ajudem, ele precisa comer, atualmente depois da endoscopia foi identificado uma gastrite leve do antro

A melhor resposta 17 OUT 2019

Penso que neste caso, o melhor profissional que pode ajudar seja um Pediatra. Mas alguma coisa identifico: ele tem 6 anos e não pode ser tratado como nenê, como criança de menor idade. O autista tem uma grande sensibilidade e percebe quando os pais o tratam como bebê, como coitadinho, como incapaz. Ele então usa a grande afetividade dele para exigir que vocês o considere menos capaz. Lidem com ele normalmente, ele já deve fazer esforço para se satisfazer. deixem frutas ao alcance dele para que ele possa comer. Ele é uma criança normal, com um plus a mais que é a afetividade, a amorosidade, a sensibilidade. Ele se mostra muito carente. Os pais podem e devem demonstrar afeto e cuidados com ele, mas não exagerar.

5817 respostas

17 OUT 2019

Boa tarde! O caminho para o tratamento está adequado, precisa ser inserido a técnica ABA e a Terapia Cognitiva Comportamental, ambos realizados por psicólogos infantis, procure um especialista na sua região, caso ainda ele não tenha estes acompanhamentos.

Psicóloga Tamires Alencar Psicólogo em Juazeiro do Norte

4 respostas

17 OUT 2019

Bom dia.
A Seletividade alimentar realmente é um dos traços de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, mas tem formas de aprender lhe dar com essas situações. O autista precisa de ainda mais: amor, paciência e cuidado, inclusive na alimentação.
A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza de algumas técnicas que podem colaborar nessas questões.
Exemplo: Reversão do hábito: a aplicação de intervenções comportamentais surgem como uma forma efetiva que consiste em estimular o pequeno a praticar as ações “reversas” a sua rotina diária.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo