Minha filha tem 7 anos, desde os 6 descobri que ela se masturba.

Feita por >Cassi · 19 fev 2021 Psicologia infantil

Aos 6 anos peguei minha filha se masturbando, fiquei sem saber o que fazer, assustada fui chorando na psicóloga que me explicou que era apenas uma fase e que não era para eu repreende-la apenas explicar para não fazer em público, de nada adiantou, ela continua fazendo, inclusive em lugares inadequados como casa dos avós etc, já cansei de conversar e explicar que não é legal, apesar de conversar com meu esposo que não há conotação sexual ele não compreende e minha sogra também não, já aconteceu de ela falar para minha filha que criaria bicho... absurdo! Mas preciso realmente de ajuda, agora na pandemia aumentou e eu não sei como lidar com esta situação, tento distrai-la, mas é ficar 1 min sozinha lá está fazendo. Por favor preciso de ajuda! Outra questão que tem ocorrido é na frustração ela dizer que quer morrer, estou muito preocupada com isso também.

A melhor resposta 20 FEV 2021

Olá Cassi! Grato por escrever. Cuidado, muito cuidado! A sexualidade de crianças é muito diferente da sexualidade de adultos. Não é raro as crianças, nessa idade, se masturbarem. Estão descobrindo o corpo, mas não ponderam com a visão do adulto, do encontro sexual, da maternidade-paternidade, dos "perigos sexuais", dos tabus sexuais. A imensa maioria deles, com a passagem do tempo, desenvolvem vergonha e senso de intimidade, interrompendo esse ato, de formas inadequadas (ambientes compartilhados, públicos). O que se deve fazer é ocupar a criança com ações incompatíveis com esse ato, alertar para que evitem fazer, mas ouçam muito a criança. Não podemos e não devemos adiantar nossos aprendizados sexuais de adultos para a criança.
Uma frente importante é verificar possíveis modificações nos convívios da criança, na concentração, humor, alegria, espontaneidade.
Os professores lidam rotineiramente com essas situações e conseguem contribuir muito para que as crianças façam esse enquadre social quanto a seus comportamentos rudimentares e parciais quanto a encontro da sexualidade biológica com a sexualidade cultural.
Poderá se situar de forma mais específica a questão, através da conduta científica dirigida por um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

22 FEV 2021

Cassi...
Que esta masturbação não seja motivo de castração, de culpa e de outros impedimentos.
Ela pode estar manifestando o grau de sensura e de rigidez da família com relação à sexualidade.
As reações tuas, quando descobriu isso, e do teu marido e avó, demonstram isso: rigidez e sensurra.
Convido voces, pais, a FAZEREM PSICOTERAPIA . O que a filha expressa é a ressonância da dinâmica familiar.
Quando voces mudarem, compreenderem a sexualidade de voces, a filha deixará de se masturbar.
O que a filha faz, não tem nada de errado, mas a sensurra de voces pode ser um enorme problema para a filha, da adolescência em diante.

5817 respostas

20 FEV 2021

Cassi., Entendo sua frustração e seu medo, mas penso que quanto mais vc fala p não fazer é que ela faz. Ela deve ter descoberto prazer em se tocar e está difícil convencê-la do contrário. Leve ao psicólogo infantil p conversar, deve ajudar.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 FEV 2021

Olá Cassi, imagino o tamanho da sua angústia, aconselho não só a você buscar ajuda terapêutica mas também buscar ajuda para sua filha, a curiosidade com o corpo é uma fase sim, mas quando isso se torna uma compulsão, passa do normal para o disfuncional, além dela dizer que quer morrer, algo está por trás disso.

Busque ajuda

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo