Menti para minha namorada e isso esta me atormentando

Feita por >Rafaela · 19 abr 2023 Abordagem psicológica

Estou há 7 meses no meu primeiro relacionamento com uma mulher, tenho 23 anos e ela 38. Nos conhecemos pelo tinder e desde do começo eu me encantei por ela, mas quando começamos a nos conhecer ela me informou que não procurava por nada serio. Com isso, antes de começar a namorar e quando ainda nao sabiamos se iriamos continuar nos encontrando, eu acabei saindo com outra pessoa do tinder, mas nao cheguei a ficar com essa pessoa e foi apenas um encontro. Alguns meses depois, já namorando, ela me perguntou se ela tinha sido a unica com quem eu sai no tinder e eu falei que nao ( a verdade) mas nesse momento ela ficou espantada e brava. Nesse momento entrei em panico e acabei mentindo dizendo que tinha sido antes de começarmos a sair. Alem disso, tambem menti quando ela me perguntou se eu ja tinha experimentado maconha, pois fiquei com medo dela me julgar por erro do passado e pensar que sou uma "drogada", mesmo que tenha sido apenas uma experiencia e atualmente sequer consumo alcool, pensei que, principalmente por causa da diferença de idade, ela nao iria entender, mas ela se revelou bastante mente aberta quanto a isso.

Essas mentiras têm me atormentado incansavelmente, tenho duvidado da minha integridade e me pergunto se sou uma boa pessoa. Tenho pensado e chama-la para conversar e falar tudo, mas tenho certeza que ela ira termimar comigo, porque ela possui traumas de relacionamento passados em que uma pessoa foi muito abusiva e mentia muito para ela e isso me deixa ainda mais culpada. Realmente nao sei o que fazer, ter que lidar com a culpa e parar de sentir orgulho de mim ou revelar tudo e vê-la magoada, decepcionada e provavelmente me deixando.

A melhor resposta 20 ABR 2023

Ei, Rafa, tudo bem?
Quando cometemos algum erro precisamos encontrar a linha entre "se responsabilizar por aquele erro que cometemos" e "compreender e se perdoar pelo que houve". Fico com a impressão de que um dos dois lados dessa balança esteja pesando mais para ti. Da mesma mesma como sua namorada tem um passado sensível a mentiras, fiquei curiosa se não há um passado difícil com a culpa para ti, se isso te desperta alguma memória, etc.
De qualquer forma, acredito que seria interessante explorar esse auto perdão em um processo de terapia que te ajuda a conhecer melhor a si mesma, permitindo uma melhora na comunicação do relacionamento como consequência, ok?
boa sorte no seu caminho
qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

16 JUL 2023

Olá, Rafaela.
Se sentir culpada em um relacionamento e ignorar esse sentimento esperando que com o tempo passe é ilusão, você precisa tomar uma decisão, ou corre o risco conversando e contando para sua namorada ou continua sofrendo com esse sentimento de medo e culpa… Sua namorada faz terapia ? Com tantos traumas é importante que ela faça, esses fantasmas do passado acaba afetando o presente.
Vocês suas precisam lidar com suas questões, e procurar ajuda de um profissional é imprescindível. Espero que fiquem bem

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa

26 respostas

20 ABR 2023

Olá Rafaela, é comum tentarmos nos firmar em uma pessoa, buscando um porto seguro, achando que ela vai nos ajudar a no livrar de nossos medos e traumas . Mas isso será mesmo justo? Esse fenômeno tem a ver com projetar em outra pessoa a responsabilidade por nos fazer feliz e, com isso nos isentamos de tentar resolver nossos próprios problemas. Claro que uma relação para ser duradoura deve estar pautada também na sinceridade, mas contar tudo de você e "se orgulhar" como falou, está mais ligado com você do que com ela. É a sua forma de se sentir melhor, revelar tudo. Se ela tem trauma com relação a mentiras, embora tenha sido em uma situação muito específica do passado e com pessoas diferentes, ela sempre terá a tendência de generalizar e reagir da mesma forma que reagiu. Tanto você quanto ela se beneficiariam de uma psicoterapia, onde pudessem, individualmente, procurar compreender seus próprios medos e traumas. Assim, seguramente, poderiam estar mais abertas para uma relação mais franca e duradoura.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

20 ABR 2023

Olá Rafaela! Obrigado por escrever. Certamente você é uma pessoa boa, mas encontra-se, segundo o que escreveu, frágil, significativamente imatura. A procura de companhia pelo tinder é uma forma cômoda, prática, mas inadequada no que se refere a pesquisa, qualidade e profundidade, a repetição disso indica algo mais abrangente nesse sentido. Verdades e mentiras são outra questão. O essencial é a verdade interna. Nas interações e relacionamentos, sermos super sinceros, não é tão bom quanto parece. Considerando que você tem vinte e três anos de idade, ela trinta e oito, há mais elementos para indicar que você está vivendo um relacionamento ainda não estando amadurecida para ele. Não é pelo fato da diferença de idade, é pela tua idade. Aos vinte e três anos, precisa ser prioritária a questão da turma de colegas e conhecidos de convivência real, precisa ser principal a prática de esportes coletivos de contato, grupos de estudos, estudos sérios, trabalho sério ou preparação para o mesmo, contato com as artes, cultura e demais manifestações éticas e elaboradas da sociedade.
As questões culpabilizadoras, o conteúdo descrito indicam que você ainda não está tendo a si como namorada principal de si mesma. É preciso amadurecer.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.