O que fazer quando seu namorado mente constantemente para você?

Feita por >Luana Piovani · 5 jun 2023 Terapia de casal

Sofro de desconfiança no meu relacionamento, pois já fui vítima de várias mentiras, mesmo descobrindo e pedindo a mudança. Ontem, meu namorado saiu com os colegas da faculdade, ficaram até tarde bebendo, ele me disse que chegou um horário em casa, mas descobri sem querer pela tia que mora com ele, que ele chegou bem mais tarde que isso e mesmo ela me relatando isso, ele continuou a mentir. Não sei mais o que fazer, sinto que ele usa de jogos comigo, por mais que esteja mentindo não cede.

A melhor resposta 7 JUN 2023

Oi Luana, imagino como você deva se sentir insegura dentro do relacionamento, afinal relacionamentos se sustentam no amor, na confiança e no companheirismo. Me parece que pode ser um pouco de imaturidade por parte do seu namorado. Todavia, tenha uma conversa com ele, fale de como você se sente, de como essas mentiras afetam a relação de vocês. Veja o quanto ele está disposto a dialogar e mudar. Infelizmente você não tem o poder de fazê-lo mudar, melhorar, isso só ele pode fazer, mas você pode decidir sobre você. No momento que você se sentir insatisfeita e achar que o namoro está trazendo prejuízo e sofrimento você pode repensar essa relação, pense sempre no que é melhor pra você. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUN 2023

Olá Luana!
Já se questionou do porque você ainda está com ele? O comportamento do seu namorado depende unicamente das escolhas dele, se ele joga ou mente é uma escolha. Agora se o comportamento dele causa prejuízos a você, é escolha sua se deve ou não continuar, por isso é válido você procurar entender o porque continua investindo na relação. Autocuidado, amor-próprio, ok. Cuide de validar o que vc sente, cuide de seguir com o que é coerente com os seus valores, com o que vc quer para si mesma.
.
Abraço

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

12 JUN 2023

Inconscientemente, aquele que vive desconfiado pede para ter suas desconfianças confirmadas. O que te faz viver num relacionamento assim em que o outro mente constantemente? Todo problema em relacionamento, é 50% para ambos os lados. Vamos trabalhar isso? Por que quer viver uma relação em que falta a verdade? Você descobre e aceita sempre. Estou disponivel para te ajudar a mudar isso.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JUN 2023

Olá Luana!
Em um relacionamento, quando há desconfiança há insegurança e quanto mais insegura a pessoa estiver, mais desconfiada ela estará. Sugerimos que você busque por um processo de Psicoterapia que lhe ajudará no processo de autoconhecimento e te ajudará a sentir-se mais segura para conversar com ele e se reconhecer nesse movimento. Ficamos à sua disposição e aguardamos seu contato. Aurilene Recco Silva

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

6 JUN 2023

Olá, boa tarde! Como vai você?
Existe algo que muitas pessoas esquecem hoje em dia mas o relacionamento, o namoro foi feito para que nós possamos conhecer a pessoa. Este é um modo dele ser no mundo. Muito provavelmente as mentiras não são somente com você. É importante que se pergunte se foi sempre assim. Ele sempre mentiu? O que faz com que você acredite nessa mudança, o que ele está fazendo para mudar?
Nós não mudamos ninguém, se a pessoa quer mudar ela precisa estar aberta e disposta a isso. Portanto ela primeiro precisa ter consciência do que acontece.
Cada um só muda na maior parte das vezes por si mesmo. E como você fica nesta posição, ele está confortável.
Nós não controlamos as pessoas, elas podem fingir, mentir… porém as pessoas só fazem com a gente o que permitimos. Por mais que não pareça, aceitar e continuar em um relacionamento assim é uma escolha que você está fazendo. Tendo consciência disso ou não.
Qual é a consequência de aceitar mentiras dentro de um relacionamento?
Você só pode mudar o que tem controle sobre, e é sob você mesma. Busque trabalhar sua autoestima e perceba o que para você é inegociável em um relacionamento e quais são seus valores.

Um abraço

Karen Fialho Psicólogo em São Paulo

7 respostas

6 JUN 2023

Olá Luana! Obrigado por escrever. Cada relacionamento é único, envolve uma única história, envolve contextos particulares, idades circunstâncias. De outro lado, a maior parte deles devem terminar. Especialmente antes dos vinte e cinco anos de idade ou na falta de maturidade ou experiência, devem ser muito mais treino para melhor conhecimento e maturação do que para definição de evolução.
Desconfiança não permite relacionamento pleno. Será melhor vocês terminarem a amadurecerem formas de namorar, formas de serem recíprocos e confiáveis.
Sei que as direções que aponto, nesse momento, lhe parecem insensíveis, mas é preciso observar as experiências gerais e aprender com elas.
Estarei a disposição para maiores fundamentações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8602 respostas

6 JUN 2023

Oi Luana, sinto muito por isso. Estar numa relação onde não há confiança é muito dificil mesmo.
Eu lhe sugiro iniciar terapia para que consiga avaliar se ainda vale a pena continuar nesta relação e também para que se questione sobre o porque de ainda estar com seu parceiro atual.

Atenciosamente,
Brenda Lima.

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

6 JUN 2023

Se você já enfrentou várias mentiras no relacionamento e seu namorado continua mentindo, é compreensível que você esteja desconfiada. Ter uma conversa honesta e aberta com ele sobre suas preocupações é importante, mas esteja preparada para o fato de que a mudança de comportamento pode levar tempo. Se o padrão de mentiras persistir e ele usar jogos emocionais, é necessário considerar se esse relacionamento é saudável para você a longo prazo. Procure apoio de amigos, familiares ou um profissional para ajudá-la a lidar com suas emoções e tomar decisões que sejam melhores para você.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté

27 respostas

6 JUN 2023

Oi Luana Piovani
A mentira pode ser indício de problemas emocionais.
Nem sempre é falta de caráter. Pode ser insegurança, autoafirmaçao.
A melhor maneira de tratar isso é desenvolvendo o diálogo entre voces dois.
Voces estão namorando, estão se conhecendo e para ver se um se adequa ao outro é falar à verdade sobre si mesmo, expressando sentimentos.
Mas para isso, voce também precisa se desenvolver para perceber dentro de si mesma a mentira e a verdade.
Se voce não for um instrumento exato de leitura de ti e do ambiente onde voce atua, nada perceberá a não ser o que os próprios olhos viram ou os ouvidos ouviram...
Certifique-se, autentique-se de acordo com as coordenadas da Vida.
Faça Psicoterapia de Autenticação
Abraços

5817 respostas

6 JUN 2023

Quando você acredita que ele mente e que você vive em desconfiança, qualquer ação que aconteça você sempre acreditará que seus pensamentos são verdadeiros. Já pensou em olhar para você e se perguntar se tem tanta certeza sobre as mentiras, o que lhe faz desconfiar e querer aceitar o jogo como diz ?

Elaine Bassoli Queiroz Psicólogo em São Paulo