Meu namorado teria motivo para mentir?

Feita por >Stephanie · 25 ago 2022 Abordagem psicológica

Namoro um rapaz que quando era mais jovem era muito timido . Quando uma menina queria ficar com ele elas que mandavam recado e tals ele nunca tomava iniciativa. Quando começamos namorar sou sua primeira namorada no comecinho ele disse ser virgem e que nunca tinha visto ao vivo uma mulher nua e nem uma mulher tinha visto ele nu . mas quando comecei contar minhas aventurinhas do passado ficadas porque perdi a virgindade com ele , certa vez brinquei que ja tinha rolado com outro e ele contou que também ja tinha tido 2 relações e que nao havia gostado e tal,mas certo tempo depois quando perguntava ele dizia que nao tinha experiencia nenhuma e quando ficava beijos ele nao agarrava e nem sentia reações ereções e que só uma vez sentiu muito pouco . Problema é que nao sei se acredito se é verdade ou nao ele realmente nao tinha experiencia e para chegar la realmente comigo foram apos 2 anos de namoro pois ficávamos so nos acariciavámos . Nao me importo com o passado dele pois nao mudaria nada o que sinto só que ele nao gosta rejeito nenhum de tocar nesse assunto e cada vez ele fala ia coisa diferente e me dá um nó na cabeça,ele nao gosta de mentiras nao é um cara mentiroso e é muito fechado tabém ,entao fico pensando se ele teria mentido pra mim? Obs quando contava minhas coisas ele sentia muito ciume. se puderem me ajudar com uma opinião agradeço

A melhor resposta 14 SET 2022

Oi Stephanie,
Me parece que ele tem muita dificuldade em se abrir nas questões sexuais. Pode ser que ele tenha dito a verdade, quando falou que era virgem. Pode ser que ele se sentiu mal quando você contou suas aventuras e não quis ficar para trás, então falou que já tinha tido 2 relações. Pode ser várias coisas... é preciso você observar o relacionamento, mas sem cobranças, sem histórias para provocá-lo... com certeza você terá essas respostas.
Tenho a sensação que vocês ainda precisam amadurecer muito. Fazer psicoterapia pode ser muito enriquecedor. Pense nisso!
Rute Martins- Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

26 AGO 2022

Oi Stephanie,
Cada um tem as suas experiências com os seus resultados; porém, também cada um tem uma mente (resultado das experiências e do que aprendeu)... e a mente, "mente".
Não fique alimentando a história passada até porque ele pode estar mentindo para "se dar bem" agora, tem vergonha dos resultados que teve... não insista nisso.
Prefira exercitar a verdade aqui e agora, compartilhem os sentimentos que voce têm aui e agora.
Assim adquirem confiança um no outro.
Bom voces irem descobrindo e compartilhando sentimentos, juntos!
Abraços

5826 respostas

26 AGO 2022

Olá Stephanie! Que bom que você escreveu. A relação entre mentira, sexo, profunda intimidade e timidez, não pode ter explicação centrada na mentira ou na verdade. Uma pessoa muito tímida nesse aspecto, estão tão tensa em suas vivências que o fato vivido, do ponto de vista físico, fica tão menor do que a tensão emocional, que o físico não é vivido com atenção, sensação foco, ao mesmo tempo em que é vivenciado com a distorção da emoção. Mentiras precisam ser ponderadas, antes de serem postas no banco dos réus. Há mentiras de sobrevivência (quando o ladrão quer saber se você tem dinheiro), há mentira diplomática (quando uma pessoa pouco conhecida pergunta se está bonita), há a mentira necessária (quando o cardíaco precisa ser poupado do impacto da verdade)
Quando uma pessoa insegura e/ou tímida, direcionada pelas fortes pressões emocionais, quer se fazer amada e compreendida, acaba por construir versões das coisas, movida pelos sentidos e emoções de tal forma a provisoriamente e, talvez, ilusoriamente, preservar certa honra.
Faça mais empatia com seu namorado.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.