Me sinto inseguro em minha profissao

Feita por >Fabio · 31 jan 2021 Orientação profissional

Antes da faculdade eu já trabalhava na área, meus cliente elogiam muito meu trabalho e tu costumava ficar muito seguro do que fazia. Na faculdade eu sempre tive boas notas e meu trabalho melhorou muito. Vários colegas queriam começar um negócio comigo, mas eu sinto que não sou tão bom e tenho medo. O que aconteceu?

A melhor resposta 2 FEV 2021

Bom dia,Fabio.A vida tem te dado rerornos de que você é inteligente e capaz. Porém, você tenha que analisar o teu nível de exigência. Talvez o fato de você perceber que consegue e as pessoas em torno de você também perceberem isso,faz com que você se torne mais e mais exigente consigo e isso acaba atrapalhando o teu emocional.É muito bacana poder crescer mas sempre é interessante pensar no equilíbrio das coisas.Procura ajuda para poder conversar com um profissional e aprofundar melhor esse tema. O teu medo pode estar aparecendo no trabalho mas estar relacionado a algum outro ponto da tua vida que você ainda desconhece.
Fico à disposição.
Abraço
Mara Dias
Psicóloga

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

3 FEV 2021

Oi, Fabio. Será que você não está passando por algumas outras questões que estão te deixando inseguro, refletindo também na área profissional? Ou talvez, mesmo tendo bom desempenho nessa área, esteja faltando desenvolver alguma outra, e você sente que falta algo? Seria preciso verificar tudo isso, antes de determinar que o trabalho seja o motivo dessa insegurança. Ainda mais considerando que colegas o tem procurado, validando seu trabalho como muito bom.
Busque ajuda de um profissional, que vai te ajudar a se entender melhor, a compreender esse momento que você está passando.
Um abraço.

Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

1 FEV 2021

Olá Fábio, não sei há quanto tempo está na sua area, mas as coisas mudaram muito, estamos vivendo em uma fase de se reinventar, o tradicional não faz mais parte do mercado, a pandemia levou muitos negocios para a internet e quem não se reinventou nessa quarentena teve dificuldades de manter seu negócio.
Não só por conta da pandemia, o mundo mudou muito o consumidor também, isso é apenas uma suposição ok? O ideal seria que você iniciasse uma terapia para entender a fundo se a sua insegurança está condizendo com seu relato ou se tem algo a mais por trás, que esteja influenciando diretamente na sua insegurança como profissional.

Estou a sua disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

1 FEV 2021

Bom dia Fabio.
Os tempos mudaram Fabio, hoje em dia o leque de profissões e ocupações foi ampliado. É normal sentir que pode mais, tentar ir além da profissão escolhida e bem sucedida.
Vc está sentindo o que muitos sentem há anos, depois dos avanços da internet.
Procure diversificar suas atividades, procure fazer coisas novas, vai se sentir melhor e menos exigente contigo. Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

1 FEV 2021

Olá Fábio! Grato por citar. Precisaremos compreender mais profundamente o contexto. Pelo relato, parece haver uma confluência de fatores envolvendo amadurecimento e caminhada profissional.
Será importante analisar mais detalhadamente.
Aconselho-o a procurar por um psicólogo especialista em orientação de ocupações, e integrar esse aspecto com componentes de personalidade, evolução pessoal e realidade do mundo do trabalho.
Estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8602 respostas

1 FEV 2021

Oi Fabio!

Será que essa insegurança está relacionada apenas a questão profissional ou é algo que se aplica nas outras áreas da sua vida também?

Quais são os fatores que tem te levado a não confiar tanto em você? Consegue identificar em que momento essa insegurança começou a ficar mais forte?

Talvez não seja algo que tenha especificamente a ver apenas com trabalho, mas com a forma com a qual você tem se visto. E isso pode estar se refletindo na sua imagem profissional!

Nathalia Guerardt Psicólogo em Rio das Ostras